Poesia marginal do Brasil vai à Colômbia | Blog de Valdeck Almeida de Jesus

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Canto Infantil Nº 2: A Hora do Amor
>>> Osesp, 01/06 - Bruckner
>>> Eu quero é rosetar
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
Mais Recentes
>>> Heroinas Negras Brasileiras - Em 15 Cordeis de Jarid Arraes pela Seguinte (2020)
>>> Diário De Um Zumbi Do Minecraft - Parceiros E Rivais de Ana Ban pela Sextante (2015)
>>> Comunicação Entre Pais E Filhos de Maria Tereza Maldonado pela Integrare (2008)
>>> Memorias De Um Sargento De Milicias de Manuel Antônio De Almeida pela Ateliê Editorial (2006)
>>> Mercado de Opções - Conceitos e Estratégias de Luiz Mauricio da Silva pela Halip (2008)
>>> O Príncipe Medroso E Outros Contos Africanos de Anna Soler-pont pela Companhia Das Letras (2009)
>>> French Liberalism From Montesquieu To The Present Day (hardcover) de Raf Geenens - Helena Rosenblatt pela Cambridge University Press (2012)
>>> Naruto Gold - Vol.8 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> Naruto Gold - Vol 7 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> Naruto Gold - Vol.9 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> O Apanhador No Campo De Centeio de J. D. Salinger pela Editora Do Autor (2012)
>>> Os Ratos de Dyonelio Machado pela Planeta (2010)
>>> Venha Ver o por do Sol e Outros Contos (edição escolar - suplemento de leitura) de Lygia Fagundes Telles pela Atica (2018)
>>> Claro Enigma de Carlos Drummond De Andrade pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Tudo Depende De Como Você Vê As Coisas de Norton Juster pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Adeus, China: O Ultimo Bailarino De Mao de Li Cunxin pela Fundamento (2010)
>>> Escravidão de Laurentino Gomes pela Globo Livros (2019)
>>> Gerenciamento De Ativos E De Passivos de Jean Dermine e Yousset F. Bissada pela Atlas (2005)
>>> Enquanto O Dia Não Chega de Ana María Machado pela Alfaguara (2013)
>>> Vivendo Perigosamente de Osho pela Alaúde (2015)
>>> Raízes: Os Princípios Da Fé de Marcos Paulo Ferreira e Igor Storck Da Silva pela A. D. Santos (2009)
>>> Onde Foi Que Eu Acertei de Francisco Daudt Da Veiga pela Casa Da Palavra (2009)
>>> Bagagem Para Mães De Primeira Viagem de Laura Florence e Ana Paula Guerra pela Jaboticaba (2004)
>>> Persépolis de Marjane Satrapi pela Quadrinhos Na Cia (2007)
>>> Ensina-me A Rezar de Padre Juarez De Castro pela Petra (2015)
BLOGS >>> Posts

Segunda-feira, 29/6/2015
Poesia marginal do Brasil vai à Colômbia
Valdeck Almeida de Jesus
+ de 2600 Acessos

Sarau da Onça, Fala Escritor, Grupo Ágape e Filósofa estarão no XIII Parlamento

Os baianos Maria Prado de Oliveira, Luiz Menezes de Miranda e Valdeck Almeida de Jesus (foto) estão entre os convidados do mundo inteiro para o encontro que vai debater literatura, cultura e políticas culturais.

O evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Cartagena das Indias, com participação de autores de várias partes do mundo. Os brasileiros apresentarão um panorama da poesia contemporânea, da poesia marginal e da filosofia. Valdeck Almeida de Jesus, jornalista e poeta, fará leitura de textos do livro "Poesias ao vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada", de sua autoria, ilustrado por Zezé Olukemi. A obra tem edição bilíngue, português e espanhol e registra impressões de um amor que dura uma eternidade. Na condição de Cônsul do parlamento, Valdeck Almeida representa neste palco de debates a União Baiana de Escritores - Ubesc, o Projeto Fala Escritor, Sarau da Onça e Grupo Ágape, bem como demais entidades a que pertence. Maria Prado de Oliveira, escritora, atriz, filósofa, produtora e gestora cultural, apresentará o conto "Umas acadêmicas", de seu livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...". O terceiro convidado, Luiz Menezes de Miranda vai apresentar um resumo da história do Sarau da Onça, coletivo de escritores, poetas, rappers e outras artes de Sussuarana, periferia de Salvador-BA.

Para Maria Prado, "eventos que promovem encontros entre escritores são muito bem-vindos, sempre! Quando esses encontros acontecem na América Latina, região do planeta que trouxe para o mundo referências literárias superlativas a exemplo de Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Octavio Paz, Eduardo Galeano e tantos outros, é sempre uma oportunidade de trocas culturais saborosas em empatias e pertencimentos". E não é só o acontecimento em si, que encanta a filósofa, "a expectativa é exatamente aproveitar bastante essas possibilidades de intercâmbio, conhecendo novos escritores e apresentando o meu trabalho para outros colegas, não só da América Latina mas também de outras regiões do mundo, além de conhecer a linda Cartagena das Índias, Patrimônio da Humanidade, que ainda não conheço". E completa: "A minha participação será através da leitura do conto "As Acadêmicas", do meu primeiro livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...", lançado em papel em 2011 e com a primeira edição esgotada, agora disponível em e-book (português e inglês) num lançamento pela e-galáxia. Gratidão ao poeta, escritor e editor baiano Valdeck Almeida de Jesus, um dos embaixadores do Parlamento, que me avisou sobre o evento gerando o convite da organização para a minha ida".

Luiz Menezes de Miranda está contando os dias para a partida internacional. Ele afirma "Sempre digo que a Literatura é o caminho mais curto para unir e intercambiar Nações, esse encontro não poderia ser diferente. Eu como poeta e escritor, tenho verdadeiro fascínio pelas raízes da escrita e da fala, mas o ver, o sentir, e a possibilidade de trocas em outros idiomas, faz com que cresça a cada momento a minha busca pelo conhecimento literário. Vejo em toda ótica a grande possibilidade nesse encontro, pois o conhecimento de novos letramentos, vão me possibilitando grande troca de informações, não só enriquecendo o meu currículo mas, acima de tudo, me proporcionando um aprendizado do que há de melhor na divisa literária internacional". Ele vai fazer um resumo histórico do grupo Sarau da Onça, que atua em Sussuarana (Novo Horizonte, periferia de Salvador) há quatro anos, nas dependências do Espaço CENPAH - Centro de Pastoral Afro, pertencente à Paróquia São Daniel Comboni. A cada quinze dias são realizados saraus, apresentações musicais, leituras poéticas e canjas de hip hop e outras atividades culturais. Por se localizar numa região periférica de Salvador, os moradores do bairro têm pouco acesso aos bens culturais devido à distância dos principais centros culturais da cidade. O sarau, nesse sentido, ocupa um lugar de importância ímpar, atraindo rapazes e moças para atividades de cultura e afirmação cidadã, fortalece os laços afetivos, une a comunidade em prol de objetivos comuns e abre novas perspectivas aos jovens e adolescentes da localidade. Além da questão cultural, o coletivo tem um amplo leque de lutas contra o racismo, discriminação social, genocídio da população negra, apoio à ressocialização de jovens infratores, dentre outras frentes políticas e sociais.

O XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia ocorre paralelamente ao Parlamento Jovem, organizados pela Associação de Escritores da Costa. O encontro acontece em Cartagena das Índias, de11 a 15 de agosto de 2015, com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegría, poesia e literatura. Na edição 2015 a presidência honorária do parlamento está sob os cuidados da escritoraGuiomar Cuesta Escobar.

O Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia atualmente tem delegados em 18 estados e doze países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo. Declarado como de "Interesse Cultural" pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária (CECAR), Clube União de Cartagena, Almacén La Finca de Magangue e apoio da Universidade de Cartagena, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Collage Editores, Universidade UNICOLOMBO, Instituição Universitária de Artes e Ciências de Bolívar (UNIBAC), Instituição Tecnológica "Colégio Mayor de Bolívar", Casa Museo "Rafael Nuñez", Casa de Cultura de Cartagena e Restaurante Las Indias.

Serviço O quê: XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia Quando: 12 a 15 de agosto de 2015 Onde: Cartagena das Indias, Colômbia, em diversos espaços Quanto: Grátis

Fonte: Galinha Pulando


Postado por Valdeck Almeida de Jesus
Em 29/6/2015 às 12h27

Mais Blog de Valdeck Almeida de Jesus
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Amor sem igual
Danielle Steel
Círculo do Livro



Faça A Diferença
Bernie Brilstein; David Rensin
Futura
(2006)



Os Pensadores: Voltaire e Diderot Volume I - VIDA E OBRA
Voltaire (1694-1778) e Denis Diderot (1713-1784)
Nova Cultural
(1988)



Erich Von Daniken Em Jugamento
Erich Von Daniken
Melhoramentos
(1979)



Il Tramonto Del Liberale - Sartre e la Crise Della Teoria Política
Massimo Barale
Guida Editori
(1981)



A Filosofia da Medicina Oriental
Georges Ohsawa
Associação Macrobiótica
(1981)



Simone de Beauvoir ou o malôgro de uma cristandade
A.M. Henry
Dominus
(1963)



Crônicas para Jovens
Ignácio de Loyola Brandão
Global
(2013)



51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira
Carlos Hilsdorf
Clio
(2010)



Piracicaba novos tempos, novos caminhos III
Barjas Negri
Grafica Riopedrense
(2016)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês