BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
9/7/2015
A doença como um convite para crescer
Sonia Regina Rocha Rodrigues
+ de 1500 Acessos
Uma visâo da medicina psicossomática
Cada pessoa, cada um de nós, é um conjunto mente-corpo. A medicina psicossomática é uma maneiro de ver as pessoas em sua totalidade. O nome psicossomática vem de psiche=alma e soma=corpo.
Cada coisa que pensamos, nossas atitudes perante a vida, reflete-se em nossas emoções, em nosso comportamento, em nosso corpo. Pensamentos corretos e emoções boas trazem saúde. Pensamento errados e emoções ruins provocam sintomas que, com o tempo, transformam-se em doença.
O período de luto, cerca de um ano após a morte de um ente querido, é um período especialmente vulnerável. Os médicos observam que neste período acontecem com muito mais frequência infarto, câncer e depressão, além de outras doenças menos graves. É grande o número de viúvos que falecem no primeiro ano de viuvez.
Por exemplo, uma pessoa muito ambiciosa e exigente, com mania de perfeição, desenvolve uma atitude mental que a mantém ocupada, tensa, crítica a lerta por tempo prolongado. Esta atitude promove ansiedade e desenvolve sintomas a princípio emocionais. A pessoa pode sentir dores no estômago, vai ao médico e descobre que 'os examos estão normais' e o que ela apresenta são apenas 'sintomas emocionais'. Se persistir em sua ansiedade, ambição e exigência exageradas, com o tempo apresentará uma úlcera, esta sim, uma doença física, concreta, necessitando dieta, remédios ou até cirugia. Ora, é mais simples tratar uma doença quando ela ainda não se manifesta na parte física, estando ainda no plano mental ou emocional. É desta forma que a medicina psicossomática nos apresenta a doença como um caminho para o crescimento pessoal, pois a doença mostra-nos nossas fraquezas e indica, de forma simbólica, qual é a atitude que devemos buscar para permanecer saudáveis.
Assim, cada um de nós é a causa de sua doença, mas também é a origem de sua própria cura. Jesus, no Evangelho, repete seguidamente aos doentes que o procuram: Seja feita a tua vontade.
Estar no mundo é encontrar desafios. No plano espiritual o desafio promove nosso crescimento quando encarado com coragem e determinação. A pessoa que se recusa a enfrentar seus desafios no plano espiritual vê-se obrigada a enfrentá-los no plano corporal sob a forma muito mais dolorosa e limitante de doença e morte. A doença tem, assim, um significado simbólico: é a manifestação física do conflito que a pessoa não quer enfrentar.
Toda experiência é um reflexo do pensamento.
Na saúde, também, nossa experiência é o reflexo de nosso pensamento.
A experiência é mantida por hábitos.
Preste atenção aos hábitos que você já possui e que pensamentos e sentimentos você vem reforçando.
A vida é feita de escolhas.
As escolhas que você faz.
A atitude de uma pessoa em relação a si mesma se reflete em seu comportamento e gera consequências.
Como você se cuida?
Reserve alguns momentos AGORA para perceber como os seus hábitos influenciam a sua saúde.
Se você identificou bons hábitos... PARABÉNS.
Se você identificou maus hábitos... pode escolher AGORA mudar seu comportamento.
Para mudar conscientemente um hábito, primeiro você precisa saber que comportamentos você tem, onde, quando e com quem este hábito acontece.
A melhor maneira de mudar um hábito é substituí-lo por outro.
Quando você resolve mudar, um mundo de possibilidades abre-se para você.
A saúde tem muitos verbos:
RIR
DANÇAR
CANTAR
AMAR
ABRAÇAR
COMPARTILHAR
MEDITAR
Ter saúde é viver em equilíbrio.
A saúde começa com pensamentos saudáveis.
PENSE SAÚDE.
Postado por Sonia Regina Rocha Rodrigues
Em
9/7/2015 às 08h31
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|