|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
5/8/2015
Uma Obra-Prima Sertaneja
Guilherme Carvalhal
+ de 5000 Acessos
A música sertaneja brasileira tem como base o instrumental da viola caipira juntamente à cantoria, muitas vezes exercida por mais de um cantor. A temática de suas letras é a realidade camponesa, o dia a dia do trabalho, o distanciamento da cidade e toda a lógica rural do país.
Muitos nomes construíram esse estilo musical, como Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis. No meio dessa estilo surgiu todo tipo de dupla, algumas com nomes sugestivos como Conde e Drácula ou Redator e Jornalista.
Essa tradição da música caipira conta com uma verdadeira obra de arte musical que é o disco Instrumental, de Almir Sater. Esse disco de 1985, que é um dos maiores do Brasil, eleva o estilo a um patamar bem mais alto, em direção oposta a duplas da época como Chitãozinho e Xororó que davam os primeiros passos rumo à sua decadência artística.
Em Instrumental, Almir Sater apresenta composições suas e de outros músicos, todas em um patamar muito elevado. O ritmo é inconfundível, composto basicamente para viola, apesar de conter instrumentos que não estão inseridos na tradição da música sertaneja, como o berimbau e a cítara. O mais interessante desse disco é a capacidade de Almir Sater em contar uma história através do violão, apresentando composições envolventes e criativas.
Todas as faixas são de muito virtuosismo, com três violões, um formando a base e os outros dois mais solos, além de percussões e outros instrumentos. As músicas vão do intimista ao ritmado, sendo a mais conhecida a faixa Luzeiro, tema do programa Globo Rural. Luzeiro é a que mais se afasta do estilo caipira, contando com elementos mais modernos.
Em um disco plenamente instrumental, Almir Sater conseguiu apresentar toda a grandeza do sertanejo do Brasil. Em tempos em que esse estilo se desconstrói continuamente e nada de bom surge, ouvir essa obra é um alento sobre a boa música brasileira.
Postado por Guilherme Carvalhal
Em
5/8/2015 às 20h23
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|