|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
26/8/2015
Quinta Sinfonia de Sibelius
Guilherme Carvalhal
+ de 1800 Acessos
A Quinta Sinfonia de Sibelius é considerada a maior obra desse compositor finlandês e é um clássico da música de câmara do século XX. Encomendada como parte da comemoração pelo aniversário de 50 anos do governo da Finlâdia, essa peça é um marco do modernismo musical.
Jean Sibelius teve uma travessia um tanto quando demorada para o modernismo. Nascido em 1865, produziu quatro sinfonias até 1911. Recebeu muitas críticas pelo seu estilo conservador (ou arcaico, se quisermos sermos mais claros), tendo em vista a revolução musical provocada por nomes como Igor Stravinski e Arnold Schoenberg.
Passando por um período de crise por causa dessas críticas, ele produziu sua Quinta Sinfonia, que teve um cunho mais modernista e obteve grande fama, garantindo seu espaço no rol dos grandes compositores.
Nessa obra, Sibelius conseguiu combinar elementos diversos em uma única obra. Ele consegue mesclar suavidade com tensão, em um estilo modernista em que elementos diferentes fluem ao mesmo momento. Além disso, sendo uma composição de certo cunho patriota, ela possui seus momentos de grandiosidade. Isso sem falar na beleza auditiva e na originalidade apresentada, sendo uma composição marcante.
Postado por Guilherme Carvalhal
Em
26/8/2015 às 13h25
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|