BLOGS
>>> Posts
Domingo,
30/8/2015
Por que o Lula Inflado incomoda tanto
Julio Daio Borges
+ de 24800 Acessos
Em primeiro lugar, eu gostaria de dar os parabéns ao "artista desconhecido" que desenhou esse boneco.
O Lula Inflado não é nenhuma obra de arte, mas, para o que se propõe, é perfeito. Contém os principais elementos: provoca o reconhecimento imediato do ex-presidente; associa-o, indubitavelmente, aos escândalos de corrupção (revelados pela Lava Jato); e é uma demonstração, inequívoca, dos anseios dos manifestantes.
Porque, até então, o governo insistia na ideia de que as manifestações "não tinham foco", para tentar desqualificá-las. Como se dissessem: "esses manifestantes não sabem o que querem" - então devem ser ignorados.
E pegar alguns lunáticos no meio de uma manifestação qualquer, fazia parte da estratégia para ridicularizá-la. Como se dissessem: "Só tem gente esquisita contra o governo - eles não merecem respeito". (E parte da mídia, e alguns "jornalistas", trabalharam sistematicamente para fixar essa imagem...)
Só que, com o Lula Inflado, não tem como dizer que "não há foco", por exemplo. Os manifestantes representam Lula com uniforme de presidiário - portanto, querem ele preso!
Fora que não dá mais para dizer que é o desejo reprimido de "nostálgicos da ditadura"... O Lula Inflado surgiu no seio do povo, foi acolhido pelas massas e teve sua consagração nas redes...
Se antes o governo podia dizer que os manifestantes não queriam necessariamente a sua saída, não eram necessariamente contra o PT e não inviabilizavam, obrigatoriamente, um retorno do partido - e do ex-presidente -, agora isso não é mais possível!
O Lula Inflado tem o "13" estampado no peito. O Lula Inflado mostra que os manifestantes associam, sim, a corrupção ao governo (e ao PT). E o Lula Inflado mata qualquer esperança do "Volta, Lula". Se tem um lugar onde os entusiastas do Lula Inflado querem o ex-presidente... é na cadeia! Fora do convívio da sociedade e, não, ditando os rumos dela...
Mas acho que o que mais incomoda Dilma, Lula e os petistas todos é a imagem que se consolida *fora* do Brasil. Porque todas essas ditaduras - "bolivarianas" - vivem de abafar os protestos, de perseguir os opositores e de forjar uma imagem de "normalidade" - como tantas outras antes delas...
E o governo, e o PT e seus militantes achavam que poderiam fazer o mesmo. Por mais que houvesse gente na rua, por mais que houvesse gritos de "Fora, Dilma", por mais que as manifestações se repetissem, o governo poderia tentar contar sua versão:
"Ah, são uns malucos. Ah, não sabem o que querem. Ah, só querem fazer Carnaval fora de época. Ah, não são significativos. Ah, não representam os reais anseios da população. Ah, podemos fingir que eles não existem - e podemos continuar tocando a nossa vida...!"
Com o Lula Inflado, acabou tudo isso. Os manifestantes sabem *muito bem* de quem é a culpa - de qual partido, de qual governo e de qual governante. E os manifestantes não aceitam menos do que o encarceramento do ex-presidente. Para quem tem alguma dúvida, eis o que significa o "171" (igualmente estampado no peito do boneco, ao lado do "13"):
"Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento." (Artigo 171, do nosso Código Penal.)
O Lula Inflado brilha como a luz do dia. Furá-lo, como a um balão, não vai "resolver" o problema. Outros bonecos vão surgir. Outros políticos podem surgir - em forma de boneco... O Movimento Brasil Livre - responsável pela confecção do Lula Inflado - promete uma "surpresa" para o dia 7 de Setembro...
E o problema não é mais o boneco! Mesmo que ele fosse destruído; mesmo que ele fosse "interditado"; mesmo que seus registros desaparecessem (o que, depois da internet, é impossível)... Mesmo assim, não importaria.
O que importa não é o boneco, em si. O que importa é o que ele representa! O Lula Inflado é só um símbolo...
E os petistas podem até destruir esse símbolo. Mas nunca o que ele simboliza...
Para ir além
Compartilhar
Postado por Julio Daio Borges
Em
30/8/2015 às 11h35
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|