HTML Editor - Full Version
Calma! É somente uma analogia. Mas seria um pensamento coerente pela forma como as coisas estão aqui e no restante do mundo.
No Brasil existe uma histeria e uma, cada vez maior, unidade de pensamento sobre acusar o governo como causa de todos os males e efeitos da crise que passamos.
Primeiro acho essa crise é muito mais cantada do que consistente. Depois fica meio chato lembrar que essa camada da população atribuiu seu sucesso e sua prosperidade a proteção de Deus e seu trabalho. Agora que tudo está mais difícil comodamente coloca toda a responsabilidade de seus problemas e infortúnios unicamente no governo.
Estamos todos sendo afetados por um processo mundial, mas culpar o governo é um caminho muito fácil.Na proporção entre Avanços e Erros o saldo do governo é fortemente positivo. Mas esse não é o ponto principal.
Estou convencido, esse governo foi longe demais no plano social, agora os setores retrógrados, como é obvio dizer, detentores dos privilégios estão tentando mover o eixo direcional a seu favor.
Enquanto os projetos sociais colocavam multidões na sociedade de consumo e a casta superior se aproveitava disso tudo estava ótimo. Os avanços na saúde e na educação permitiam que a população permanecesse mais tempo consumindo e preferindo coisas mais sofisticadas. Mas agora que os recursos estão racionados estão querendo uma revisão.
Querer imputar a criação da corrupção e dos desmandos do país ao partido político que está governando é ridículo mas é um recurso que funciona e acaba atraindo multidões. Todos aqueles que estão sendo afetados por um processo mundial, por miopia, acabam assumindo que culpar o governo é um caminho fácil.
Esse é o governo mais inconveniente para os esquemas de corrupção. Perguntam os interessados. - E se começar algum trabalho contra a sonegação? Como ficaremos?
E no plano internacional temos uma Europa rica e desenvolvida sendo invadida por refugiados da África e do Oriente Médio. A culpa desse caos não é do Talibã, do Estado Islâmico, do Boko Haram, da Al Qaeda. Pensar dessa forma é ver o efeito e não a causa.
O surgimento desses extremistas ficou previsível pela determinação do Capitalismo em deixar tanto a África como o Oriente Médio desarticulados politicamente e por consequência regiões sub desenvolvidas. Nessa situação fica bem mais fácil manipular as riquezas naturais existentes.
Ai...aparece um latino americano, assume um dos postos mais importantes do mundo e no lugar de manter a Igreja Católica na sua condição "encimamurista" e conservadora resolve desde o primeiro dia de papado pregar a favor de uma sociedade tão justa quanto era pregado pelo sujeito em quem ela foi inspirada.
Esse argentino que já no nome adotado deixou claro sua opção pelos pobres. Que prega a necessária igualdade social. Que critica os políticos e o Capital, que defende a Ecologia, será apontado no futuro como um dos maiores nomes do século XXI, mas nesse atual momento está e será cada vez mais criticado por tantos. Afinal a quantos interessa um papa socialista?
Leiam Evangelii Gaudium , ou em português Alegria do Evangelho.