HTML Editor - Full Version
As abelhas africanas e a corrupção brasileira
Em 1956, um bem intencionado cientista, preocupado em elevar a produção de mel, trouxe da África um lote de Abelhas Rainhas da espécie africana. As abelhas dessa espécie são produtoras de mel num volume muito maior que as espécies Brasileiras, ou Européias.
Além da produtividade as Abelhas Africanas são conhecidas por serem extremamente agressivas. Identificam vibrações de ameaça a mais de 15 metros da colméia, atacam ferozmente e injetam 8 vezes mais toxinas do que suas primas européias.
Calma! O artigo não é sobre zoologia. E fiquem atentos, essa analogia com as Abelhas Africanas foi muito feliz. Temos muito a aprender com elas.
Outra informação vinda da ciência. Vou repetir. Vinda da ciência. A causa da agressividade dessas abelhas, é atribuída aos métodos também violentos usados pelos africanos. As colméias eram incendiadas para retirada do mel. Sobreviviam poucos elementos que não estivessem na colméia no momento do cerco de fogo.
Um dos pesquisadores, lá em 1956, deixou escapar 5 Rainhas. Isso mesmo somente 5 Rainhas, foram suficientes para em pouco tempo impor sua superioridade genética e transformar 90% da população de abelhas brasileiras. Essa nova espécie foi chamada de Africanizada e herdou uma ótima capacidade de produção de mel, mas a mesma agressividade.
Temos hoje no Brasil gente que trabalha tanto pela sobrevivência das abelhas, como na multiplicação de espécies genuinamente brasileiras. Temos mais de 300 espécies sem ferrão. Essas espécies não são protagonistas na produção de mel, mas hoje o grande problema é a polinização. O volume absurdo de agrotóxicos usado no país, está exterminando as abelhas.
Não é possível afirmar que algum outro desastrado tenha deixado escapar alguns poderosos espécimes da família dos Active Corrupt Persuasum (Corruptos Convictos e Ativos).
Mas nossa sociedade está Corruptalizada (denominação coerente com Africanizada).
Essa afetação é comportamental e não genética. Genética você carrega, comportamento você altera. Altera se tiver determinação, claro.
Em ocorrência de epidemias alguns usam máscara. Proteção a si e aos outros. Sem entrar no mérito técnico, a máscara é emblemática. Significa a sua disposição de não se contaminar.
Sair por ai exterminando as abelhas Africanizadas seria um erro ecológico medonho e irreversível. Mais que mel o trabalho de polinização cruzada é contribuição incomensurável.
Submeter os corruptos a passem pela máquina DCI (Descontaminação da Corrupção Inercial) do Dr. Silvana (quem é tão experimentado quanto eu, conhece o personagem), é impossível, toda população precisaria de alguma dose do super raio.
A corrupção brasileira não é Jabuticaba (já disse isso), incide em todo o planeta. O grau varia, e varia muito.
Oremos!...Pelo sucesso de tantos que trabalham para dotar o Brasil de uma população recomposta de abelhas mais sociais e até mesmo sem ferrão.
Atitude!...Muita atitude na identificação de fontes re-alimentadoras dessa corrupção inercial.
Não digo que nunca fiz, mas hoje estou determinado a....
- Não dar passagem para aqueles incógnitos motoristas que aparecem na marginal, somente nos horários de rush dirigindo automóveis equipados com piscas de carros de emergência querendo se passar por "ortoridades"
- Não compro facilidades.
- Não pago nada a "guardadores" de veículos.
- Não aceito pegar panfleto no trânsito.
- Exijo nota fiscal.
- Fotografo veículos estacionados em vagas exclusivas, quando conduzidos por deficientes (somente) mentais.
- Bato ponto em reunião de condomínio.
- Nunca deixei de votar e nunca voto nulo.
- Não sujo e não deixo sujar as ruas.
- Faço questão de cumprimentar todo funcionário público da Limpeza Pública, por exemplo.
- Torno público toda boa idéia sobre alteração de comportamento.
- E principalmente, escrevo o quanto posso sobre alterações positivas em nossa realidade.
Esses tópicos são quase excentricidades mas a idéia é mostrar que nos menores gesto pode-se marcar posição.
Está existindo um combate aos desmandos, aos privilégios, a corrupção. Quem está sendo atingido está se "Africanalizando" no quesito violência. Pensem......