BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
22/10/2015
Dicas para escrever melhor
Sonia Regina Rocha Rodrigues
+ de 5900 Acessos
Como é maravilhoso viver no século XXI! Centenas, milhares de livros, vídeos e notícias para garimpar no mundo virtual.
Atenção. eu disse garimpar. Não surfar. Surfando você se diverte mas fica na superfície. Nas profundezas há pérolas raras, a maioria em outro idioma.
Uma dessas pérolas é o site Write to Done
que oferece entre outras coisas, gratuitamente, um ebook de Mary Jaksch para baixar (ou seja, é domínio público)
Faço aqui uma sinopse do conteúdo, útil para quem quer melhorar sua redação para ENEM, vestibular, ou mesmo trabalhos acadêmicos e textos literários.
1 - Distancie-se de seu texto.
Imagine que você está a ler um texto de outra pessoa. Se você se sentir esquisito, saiba que muitos autores de sucesso também odeiam seus primeiros rascunhos.
2 - Deixe o texto dormir.
Enfie o texto em uma gaveta e olhe para ele somente 24 hotas depois. Principalmente se você escreveu no calor da emoção, evita situações constrangedoras, como aquela carta enfurecida para o chefe ... que poderia acabar com sua carreira.
3 - Mude a forma.
Coloque o texto em outro formato, Mude a fonte, o tamanho, a cor. Isso ajuda a corrigir falhas cimples de digitação, pois noss océrebro automaticamente "preenc e lac nas e corrige pequennos erross. Persebeu?"
4 - Mude o local de leitura.
Editar um texto pode toranr-se aborrecido. Ir para outro aposento, cadeira ou até movimentar-se durante o trabalho ajuda a melhorar a atençao.
5 - Eliminar distrações.
Atenção plena - foco - é esencial. Ao revisar seu texto, desligue telefone, feche todas as janelas de seu computador, fique sozinha e concentre-se.
6 - Pense em seu leitor.
Visualizar o leitor lendo seu texto afeta sua escolha de expressões, palavras e estilo. Escrever para o blog lido por seus amigos, para uma coluna de jornal ou pra uma banca acadeêmica requer linguagens distintas.
7 - Comece com uma visão geral.
Procure clareza, consistência e fluxo narrativo. Pergunte-se de que maneira cada parágrafo contribrui para a ideia central. Faça as modificações estruturais necessárias peguntando "qual é o ponto relevante?"
8 - Corte o supérfluo.
Seja brutal. elimine redundãncias e informações desnecessárias.
Em outras palavras, se você repete uma ideia, deixa a mesma coisa de maneira parecida, coloca adjetivos sinonimos para reforçar o que já disse antes...bem, leitor, você já entendeu e este parágrafo é totalmente inútil, certo?
9 - GPS gramatical.
Conheça seus maneirismos de linguagem. Todos temos expressões preferidas:
Pensando melhor...Realmente...O que eu quero dizer é...
Procure por palavras repetidas e enriqueça seu texto com sinônimos. Quanto à pontuação e gramática, eu, pessoalmente, não abro mão de consultar um professor de português, já que os senhores gramáticos insistem em judiar com reformas e mais reformas a coitadinha da língua portuguesa.
10 - Leia o texto de trás para diante.
Uma excelente maneira de verificar se aconclusão está tão carpichada como a introdução.
Seguir essas instruçòes simples vai poupar o redator de cometer enganos óbvios e deixar o texto agradável de ler.
Mãos ao teclado!
Postado por Sonia Regina Rocha Rodrigues
Em
22/10/2015 às 17h39
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|