BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
29/10/2015
Justiça Social
Dinah dos Santos Monteiro
+ de 2900 Acessos
Já faz algum tempo que estamos acompanhando, com certo desalento, as notícias com denúncias a respeito da corrupção reinante em nosso país. São desvios de verbas, enriquecimentos ilícitos, disputa pelo poder etc. Até sobre "impeachment" já se fala, atingindo a pessoa do próprio Presidente da República, que deveria ser preservada. A certeza da impunidade em nossa terra leva muita gente a acreditar que nunca terão que comparecer diante da justiça para prestação de contas.
O Brasil em que vivemos hoje se depara com muitos problemas sociais, os meninos de rua, violência, "os sem terra", fome, miséria, violência, fraudes e assim por diante. O que podemos fazer? De quem é a culpa? Que critérios observar em nossas escolhas políticas: Simpatia pessoal? Simpatia ideológica? Justiça? A nossa preocupação ao votar deve ser a de colocar no poder um governo justo, capaz de criar uma estrutura de poder que não esteja baseada em conchavos e tramas.
De que forma devemos avaliar os governos e a classe política? Devemos avalia-los segundo os critérios de integridade pessoal e vida limpa. A nossa luta por Justiça Social deve ser vigorosa. Um político decente não pode esperar suborno. Onde está a estabilidade de uma nação, não é na Justiça Social? Um governo íntegro deve respeitar os valores morais que, através dos séculos, têm mantido a sociedade de pé e coesa. A ausência de perspectivas futuras, as dificuldades materiais, a descrença nos valores que alimentam a nossa existência, a ineficácia dos projetos humanos e muitos outros fatores geram desespero crescente e fazem com que os jovens não vislumbrem possibilidades no porvir.
Todos nós necessitamos de disciplina, todos nós precisamos nos reger por padrões sérios e por valores elevados. Deve haver também disciplina para a nação. Um país sem orientação é um país sem ordem. O poder em mãos insensatas é um perigo.
Mente-se a propósito de tudo e até sem propósito. Mente-se falando e deixando de falar. A mentira, sob qualquer de suas múltiplas roupagens, merece toda a repulsa. Vivemos num mundo onde o mal influência o ser humano e as consequências dessa má influência podem ser sentida nos relacionamentos, na sociedade em geral. A moralidade procede do íntimo do homem, um coração corrompido cria e inventa mil modos de ser desonesto.
Abandonamos muito a nossa responsabilidade e esperamos que outros a cumpram. Observar a situação de maneira pacífica, sem nos fazermos presentes de maneira enérgica e corajosa é um desafio com o qual nos deparamos. A Justiça Social é um desafio para todos nós. Avante povo brasileiro, eu creio que para todos esses problemas existe solução, e ela está em Deus.
"Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor."
Lemos na Bíblia Sagrada, no livro de Jeremias, capítulo 17, versículos 9 e 10: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações".
A justiça do homem é falha, mas a de Deus é perfeita, justa e completa. E foi para nos lembrar disto que esses versículos bíblicos foram trazidos à memória.
Postado por Dinah dos Santos Monteiro
Em
29/10/2015 às 23h49
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|