Uma pérola poética nas animações brasileiras | Blog do Carvalhal

busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Magia da Pixar, de David A. Price
>>> De Lobisomens e Faróis
>>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
>>> Tabus do Orkut
>>> O criado e o mordomo: homens do patrão
>>> Discos de MPB essenciais
>>> Traição em cem atos
>>> Referências
>>> Hatoum e os novos autores
>>> 10º Búzios Jazz & Blues III
Mais Recentes
>>> Livro A Família Pântano Aparências de Colin Thompson pela Brinque-book
>>> Mistérios do Desconhecido - Mistérios Orientais de Abril Cultural pela Abril Cultural (1996)
>>> Livro Vale Do Encantamento de Amy Tan pela Planeta (2014)
>>> Guia Quatro Rodas - Brasil de Vários Autores pela Abril (2001)
>>> Livro O Que A Igreja Ensina Sobre de Pe. Mário Marcelo Coelho, Scj pela Canção Nova (2008)
>>> Gerenciando Pela Qualidade Total Na Saúde de Luiz Nogueira pela Falconi (2014)
>>> A Montanha de Duas Cabeças de Francisco Marins pela Atica (1988)
>>> Livro As Minas Do Rei Salomão de Eça de Queiroz pela Cdl (1971)
>>> Cálculo de Torres para Linhas de Transmissão de Carlos Roberto Gontijo pela Iea (1994)
>>> Livro A Dama do Lago de Raymond Chandler pela Objetiva (2014)
>>> Gerenciando Pela Qualidade Total Na Saúde de Luiz Nogueira pela Falconi (2014)
>>> Gerenciamento De Projetos Para Executivos de Darci Prado pela Indg (2011)
>>> Seleta Em Prosa e Verso dos Melhores Autores Brasileiros e Portugueses de Alfredo Clemente Pinto pela Martins Livreiro (2001)
>>> O Menino Que Queria Ser Celular de Marcelo Pires pela Melhoramentos (2008)
>>> Gerenciamento De Projetos Para Executivos de Darci Prado pela Indg (2011)
>>> Box China: Arte dos Imperadores/ Arte Contemporânea/ Arte do Cotidian de Museu Arte Brasileira pela Mab Faap (2002)
>>> Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento - Um Processo Sócio-histórico de Marta Kohl de Oliveira pela Scipione (1993)
>>> Livro O Menino da Mala de Lene Kaaberbol, Agnete Friis pela Arqueiro (2013)
>>> Gerenciamento De Portfolios, Programas E Projetos Nas Organizacoes de Darci Prado pela Indg (2009)
>>> Paladar Brasileiro de Antonio Bellini pela Aori Comunicação (2004)
>>> Livro Mitologia Grega Volume III de Junito De Souza Brandão pela Vozes (1998)
>>> Livro Serenata Ao Passado de Ramous Osvaldo pela Cdl (1975)
>>> Gerenciamento De Portfolios, Programas E Projetos Nas Organizacoes de Darci Prado pela Indg (2009)
>>> Shiatsu Facial - A Arte do Rejuvenescimento de Aridinéa Vacchiano pela Ground (2000)
>>> Na Terra Da Nuvem Branca de Sarah Lark pela Europa Editora (2012)
BLOGS >>> Posts

Segunda-feira, 23/11/2015
Uma pérola poética nas animações brasileiras
Guilherme Carvalhal
+ de 3300 Acessos



A produção nacional de animações tem crescido em qualidade e relevância de maneira significativa nos últimos anos. O filme Rio deu o choque de modernidade ao abordar dentro da visão estética predominante atualmente uma história e uma caracterização plenamente brasileira. Já Uma História de Amor e Fúria é uma animação mais adulta que pega a história do país como fonte de sua história e dá uma brecha para um Brasil ciberfuturista aos moldes de Akira, de Katsuhiro Otomo.

Em O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, temos uma história que não brilha tanto pelo impacto técnico desses dois filmes citados anteriormente. Aqui, o que chama a atenção é o estilo singelo com o qual se apresenta a história, utilizando uma forte carga emocional em traços muitas vezes simples, outras vezes de maneira mais complexa. O filme é mudo, então é uma narrativa que atrai o espectador por todo seu impacto visual, deixando algumas brechas sobre o que ocorre na história.

O enredo mostra uma família que reside em uma propriedade rural. Um dia o pai parte de trem, sugerindo que está indo para a cidade em busca de emprego. O garoto então o segue para tentar encontrá-lo, deixando sua casa e sua mãe, em um choque de realidade que vai levá-lo da infância à maturidade. Nessa jornada atrás do pai ele vai conhecendo realidades diversas. Assiste ao trabalho dos catadores de algodão, entra em uma fábrica de tecidos, vê seus funcionários sendo mandados embora quando o dono automatiza a produção, chega à cidade, vê o trânsito, a praia, a favela, a construção civil.

O estilo com o qual a obra é feita vai mostrando o impacto. No começo, quando no conforto da família, o clima é mais onírico, quando ele consegue escalar árvores até se deitar nas nuvens. À medida em que ele se afasta desse recinto seguro, o clima de fantasia vai se perdendo. Na zona rural os traços são muito coloridos e simples. Na cidade tudo é monocromático e complexo. As atividades profissionais são mostradas como repetitivas, mostrando uma automação dos movimentos do corpo. É o choque entre o rural e o urbano, entre o simples e o complexo, entre o belo e o funcional que vão levando o menino a essa viagem pelo mundo, não o mundo inteiro, mas particularmente um mundo brasileiro.

Tudo no filme remete ao país, como as desigualdades sociais, as vestimentas, a favela, a migração rural. Além de ser uma obra de inovação artística de alto lirismo e de mostrar um mergulhar no processo de amadurecimento de uma criança, ele também tem seu lado político. Os funcionários demitidos quando são substituídos pelas máquinas, o desmatamento, as pessoas morando no lixão, tudo isso soa como uma crítica, em caráter de conflito com a beleza inicial do ambiente rural, fruto de qualidade de vida e tranquilidade para o garoto. A presença dos militares é apresentada conjuntamente à esse processo de modernização, trocando as cores vivas pelas frias do metal e do cimento.

Em contraponto a esse processo maquinal, o filme utiliza muito das expressões dos personagens, das cores e da música para mostrar um contraponto popular a essa opressão. Por todos os locais onde o garoto percorre surge alguma sonoridade, algum tipo de festejo, sendo a vivacidade popular uma oposição à mecanização. Os rostos das pessoas pobres sempre expressam algo, seja alegria, consolo ou tristeza, enquanto os rostos dos militares ou dos empresários tem expressões mais frias, tão mecânicas quanto aquilo que representam na obra. As cores, como já dito, são a expressão desse mesmo conflito. E a música tem caráter especial na obra.

Do começo ao fim o garoto possui uma relação delicada com os sons. Desde quando pega a música tocada pelo seu pai e guarda em uma caixa (uma excelente metáfora à memória do pai que um dia partirá) até a todas as manifestações musicais, ele se envolve afetivamente com as pessoas através da música, sendo que ela está em todos os estilos: no carnaval, na banda de um homem só do artista de rua, na flauta do pai. A expressão musical é ricamente trabalhada para participar da estrutura desse filme mudo.

É difícil dizer qual o impacto que esse filme pode causar. Apesar de ser uma das mais belas obras cinematográficas do Brasil, ela é triste, mostrando a fantasia infantil que se perde ao contato com a realidade e que, de uma criança sonhadora, o mundo fará um adulto mecanizado e igual a todos os outros. Por outro lado, por trás dessa tristeza há certa esperança, como se dessas agruras que exibe pudesse surgir algo. É isso que o filme parece sugerir: uma constante mudança de cores e formas, como se isso fosse uma alusão a toda a vida.


Postado por Guilherme Carvalhal
Em 23/11/2015 às 12h40

Mais Blog do Carvalhal
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Cem Erros Que um Executivo Comete ao Redigir Mas Não Poderia Cometer
Laurinda Grion
Dfc Consultoria e Treinamento



A Menina Que Fez A America
Ilka Brunhilde Laurito
Ftd



Esperando O Fim De Semana
Witold Rybczynski
Record
(2000)



Matematica bonjorno 6 ano - LIVRO DO MESTRE
Jose roberto
Do Brasil
(2021)



Bullying
André Fortunato e Andréia Roma
Leader
(2014)



Bernarda
Rose Guazelli Skarchi
Letra e Vida
(2013)



Aprender e Colorir
La Fonte
La Fonte
(2018)



O Livro de Ouro do Yoga
André de Rose
Ediouro
(2007)



Teoria e Prática - Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita
Walter Oliveira Alves
Ide
(2023)



Sob a Face Neutra
Marco Catalão
Funarte





busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês