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CÂMERA NA MÃO
PRÉ-PRODUÇÃO
Tendo escrito o argumento e/ou roteiro e obtido as autorizações necessárias, é o momento de se dedicar à pré-produção. Nesta etapa, você analisa o roteiro e organiza como se dará a filmagem das cenas; raramente o que vemos na tela corresponde à ordem em que realmente as cenas foram filmadas. O mais comum é ordenar as cenas em função da disponibilidade de locação - digamos que parte da história se passe num hotel; dificilmente há como manter uma equipe de filmagem por semanas a fio em um estabelecimento comercial que esteja funcionando, isso atrapalharia o dia-a-dia do hotel e atrasaria bastante as filmagens. Num caso assim, o hotel, ou a parte dele necessária para o filme, fica à disposição da equipe durante um período X de tempo (horas, ou dias, ou semanas, enfim, o que for combinado) e nesse período todas as cenas que tenham o hotel como locação deverão estar filmadas. Outras variáveis a considerar é a agenda dos profissionais envolvidos - os atores, por exemplo, podem estar participando na mesma época de outro filme, ou de peça teatral, ou ainda de alguma novela ou série. Enfim, é durante a pré-produção que se procura esquematizar o plano de filmagem, ou seja, um cronograma elaborado de modo que se possa fazer a filmagem otimizando ao máximo os profissionais envolvidos e os recursos necessários, levando em conta os recursos disponíveis.
No caso de documentários, o plano de filmagem tem mais a ver com o agendamento das entrevistas; de todo modo, o plano é menos rígido do que o de um filme de ficção, porque nem sempre ao início da produção de um documentário o diretor sabe exatamente quantas pessoas serão entrevistadas, e onde as gravações irão ocorrer. Mesmo no caso de um doc como Edifício Master, de Eduardo Coutinho, que se passa todo dentro de um prédio de Copacabana. A equipe alugou um apartamento no edifício, permanecendo lá durante um mês, e a filmagem aconteceu em apenas 7 dias, ouvindo 37 moradores.
FILMAGEM
Muitas vezes o projeto do filme já está roteirizado e pré-produzido, porém não começa a ser filmado de imediato em função da busca de recursos para a produção do filme. Talvez aqui esteja a maior diferença entre filmes realizados com o apoio de grandes companhias e o cinema independente. Cineastas independentes costumam financiar seus filmes das mais diversas formas: ou com suas próprias economias, ou recorrendo a empréstimos de parentes, ou através de campanhas de financiamento coletivo (também conhecidas pelo nome em inglês crowdfunding), ou ainda inscrevendo o projeto em editais (falaremos mais detalhadamente sobre editais no capítulo 5). Em função disso, pode acontecer de um filme independente ter sua produção iniciada sem que se tenha em mãos todo o valor necessário para sua conclusão.
No cinema independente é comum que a equipe utilize os equipamentos que cada um tem à disposição, como câmeras digitais, tablets e mesmo celulares (já até festivais dos quais só podem participar filmes gravados em celulares e tablets). Havendo dinheiro em caixa, é possível alugar equipamentos, com ou sem os respectivos técnicos, para a realização das filmagens.