Face às condições socioeconómicas registadas no Brasil, com taxa de desemprego elevada e muita incerteza na obtenção de rendimentos, bem como num mercado imobiliário extremamente volátil, torna-se importante selecionar localizações e modos de aquisição de imóvel que sejam adequados ao seu orçamento.
Como o mercado de compra e venda tem sido muito condicionado devido ao aumento das taxas de juro, o que torna o dinheiro mais caro para as populações. Tal fato possibilitou a subida do mercado de aluguel em duas vertentes; quem não tem dinheiro disponível para a compra terá de recorrer ao modo de aluguel. Consequentemente a procura diminui no mercado de compra e venda, o que obriga os agentes imobiliários a deslocar o seu produto do mercado de compra e venda para o mercado de aluguel.
Como preocupação pelo cliente, o loja ideias decidiu produzir este artigo que irá informar sobre as cidades que têm os valores de aluguel mais caros, de acordo com o índice FipeZap, bem como as informações de preços que pode recolher.
Rio de Janeiro
As praias de sonho, a areia, o Cristo Redentor, todos estes pontos criaram uma imagem de marca em torno do Rio, que a torna no local mais caro para viver de aluguel. O metro quadrado é de 38,58 reais, sendo que o aluguel de um imóvel de, por exemplo, 50 m2 pode custar, em média, quase 2 000 reais por mês.
São Paulo
São Paulo é a cidade economicamente mais dinâmica de todo o hemisfério Sul, e continua num crescimento elevado a nível de população. O aluguel de um apartamento de 50 m2 em São Paulo pode ficar em média em cerca de 1 800 reais mensais, sendo que o valor do metro quadrado correspondente é de 36,51 reais.
Brasília
A capital do Brasil continua a ser responsável por ser a terceira cidade mais cara do País a nível de aluguel, já num patamar inferior a Rio de Janeiro e São Paulo, os valores por metro quadrado rondam os 30 reais, tendo um valor médio de aluguel mensal de um apartamento de 50 m2 de cerca de 1 500 reais.
Santos
A cidade do litoral continua a ser muito atrativa para quem deseja o aluguel de uma casa para estar junto ao mar, ou então para uma 2ª habitação para poder desfrutar. O preço por metro quadrado é de 28 reais, sendo que o aluguel de um apartamento de 50 m2 pode ficar em média por 1 400 reais.
Porto Alegre
A Capital dos Gaúchos é a quinta cidade mais cara no que respeita ao aluguel de imóveis. O valor do metro quadrado é cerca de 22 reais, sendo que o aluguel de um apartamento de 50 m2 pode ter um valor médio mensal de cerca de 1 100 reais. Estes valores são mais apelativos em relação às quatro primeiras alternativas, encontrando-se num patamar mais acessível para a população.
Conclusão
Apresentou-se as cinco cidades mais caras do Brasil no que respeita a aluguel, no entanto, indicaram-se valores médios, se pesquisar bem, pode sempre ter a sorte de encontrar valores fora da média. Mas independentemente do valor do imóvel, lembre-se que a média também lhe dá uma indicação do nível de vida da localidade, portanto, mesmo sendo um imóvel acessível para si, talvez o custo de vida possa não o ser. Se está à procura de mobiliário para a sua casa confira https://www.lojaideias.pt/pt/885-mobiliario.