| Últimos Posts >>> Steven Tyler, 76, e Joe Perry, 74 anos >>> René Girard, o documentário >>> John Battelle sobre os primórdios da Wired (2014) >>> Astra, o assistente do Google DeepMind >>> FSC entrevista EC, de novo, sobre a MOS (2024) >>> Berthier Ribeiro-Neto, que vendeu para o Google >>> Rodrigo Barros, da Boali >>> Rafael Stark, do Stark Bank >>> Flávia e Pedro Garrafa >>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
|
|
BLOGS
>>> Posts
Sábado,
23/1/2016
Sinceramente, foi de graça.
Felipe Pait
+ de 1100 Acessos
No final dos anos 1950, a renda anual das 2 Koreas era semelhante. Hoje, o Sul tem renda de $35 mil dólares por ano, e o Norte de $1500. Podemos dizer que o socialismo durante essas 2 gerações custa hoje aos 24 milhões de Norte-Koreanos uns $800 bilhões por ano.
A Áustria e a Hungria tinham rendas semelhantes ao final da 2a guerra. Hoje a Áustria tem uma renda per capita de $45 mil dólares contra $25 mil da Hungria. Duas gerações de socialismo custam anualmente $200 bilhões aos 10 milhões de húngaros.
A renda nacional de Cuba era de $64 bilhões por ano em 1959, a do Chile de $43 bilhões. Hoje são $240 bilhões e $400 bilhões, para quem acreditar nos números oficiais da economia cubana. A diferença se deve principalmente ao crescimento demográfico, sobre o qual é mais difícil mentir. Um dia vamos saber qual o prejuízo após 2 gerações de socialismo.
A Venezuela e a Colômbia têm populações de 30 e 50 milhões de pessoas. Só que a Venezuela era 2 ou 3 vezes mais rica. Hoje depois de 15 anos de socialismo são quase iguais.
Taiwan, em 1950, era 3 vezes mais rica do que a China continental. Em 1977, ano do fim do socialismo, a diferença era de 10 vezes. Durante o socialismo do Mao, morreu de fome na China um número de pessoas igual à metade da população do Brasil na época.
A Malásia historicamente era um país mais próspero que o Cambodia, com populações semelhantes. O Cambodia perdeu quase metade de sua população durante o regime socialista. Sua renda per capita só voltou aos valores anteriores após uma geração, quando a Malásia já era 10 vezes mais rica. Burma, que continua socialista, é mais pobre ainda. As províncias do sul do Vietnam, que perderam a guerra, são mais prósperas que as do norte, que venceram e foram socialistas por mais tempo.
Quando caiu o Muro de Berlin, a Alemanha Oriental era um país pobre, embora nas contas dos economistas tivesse uma produção industrial considerável. Suas fábricas transformavam matérias primas caras em produtos invendáveis. A reunificação da Alemanha já custou mais de 2 trilhões de euros aos alemães ocidentais, que continuam pagando um imposto de solidariedade para a reconstrução do leste.
No Brasil, tivemos 13 anos de PT, com um custo total de $1 trilhão de dólares entre roubalheira, desperdício, e oportunidades não aproveitadas. Sinceramente, foi de graça.
Se aprendemos bem a lição. Eu disse SE. Daí você vai dizer que PT não é socialismo de verdade. Mas por esse preço você queria o quê?
Postado por Felipe Pait
Em
23/1/2016 às 12h13
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|