Veja 5 coisas que todo escritor iniciante precisa saber.
Escrever é a paixão de muita gente e não deixa de ser uma arte, pois tem a magia não só de transmitir a palavra, mas de transportar-nos para cenários que desconhecemos no mundo real. Há quem use a escrita como forma de expressar-se ou aqueles que dependem da escrita profissionalmente. Seja qual for seu perfil de escritor, assim como em qualquer outra profissão, existem coisas que são do conhecimento da grande maioria dos escritores profissionais e que quem está dando os primeiros passos nessa carreira deve aprender.
Se você começou a escrever há pouco tempo, identificou-se com a área e quer começar a dedicar-se profissionalmente à ela, ou quer desenvolver essa habilidade para si mesmo, os 5 pontos listados neste artigo irão ajuda-lo a tornar-se um escritor qualificado e de sucesso.
Quer aprender inglês sem precisar sair de casa? Com a Preply você tem a oportunidade de aprender inglês por Skype com professores nativos, através de aulas dadas de qualquer lugar e a preços muito mais em conta. Acesse nosso site e comece com as aulas!
1. Se deseja tornar-se um escritor, é preciso escrever.
A frase parece um tanto redundante, mas é basicamente essa a mensagem que todo aspirante da escrita precisa entender. É surpreendente o número de pessoas que não fazem isso porque acham que precisam aprender todas as teorias antes de começar com a prática. Contudo, o que acontece na escrita é exatamente o contrário. Se você não está satisfeito com os resultados, deve buscar por técnicas que possam ajuda-lo com sua performance.
2. Resistir faz parte da criação
Todo escritor tem como desafio uma folha em branco, mesmo para aqueles mais experientes. É perfeitamente natural que, no início, o escritor invente centenas de desculpas para não escrever, mas é exatamente a resistência que aguçará sua habilidade de criação. Aos poucos, será possível aprender a lidar com a ansiedade, que, de fato, é inerente a todo processo de criação.
3. Leia sobre o que gosta de escrever
Ler comprovadamente ajuda na escrita, não só por tudo o que você absorve durante a leitura, mas pelo próprio processo de mentalização. Se você gosta de um tema em específico, leia sobre ele e tente construir um texto baseando-se nele, mas usando suas próprias palavras. Se sabe que gosta de fantasias, compre livros do gênero e aprofunde-se sobre o tema. É também muito válido separar os temas que você não gosta e entender os motivos. Dessa forma, você vai começar a conhecer seu estilo e linguagem de escrita.
4. Originalidade requer constância
Se você começou a se aventurar no universo da escrita é necessário que você se concentre em dominar primeiro as habilidades básicas. Aprenda e expressar-se de forma original, estruturando histórias e expressando seus reais pensamentos, com coerência e exatidão. Quanto ao estilo, você irá desenvolvê-lo intuitivamente através da prática constante.
5. Fazer é diferente de vender
Escrever históricas puramente artísticas é muito diferente de escrever histórias com o objetivo de que elas atinjam o público alvo. Isso acontece não só com escritores de livros, mas com qualquer tipo de escritor. Vale ler livros best-sellers para entender porque eles atraem tanto o interesse do público. Lembre-se de que é preciso conhecer a linguagem do público para que a escrita não fique muito particular. Portanto, se você deseja levar isso como trabalho, é necessário aprender a diferenciar a abordagem de seus textos.