|
BLOGS
>>> Posts
Sexta-feira,
17/6/2016
Raízes da corrupção
Felipe Pait
+ de 1100 Acessos
A corrupção e o desperdício atingiram no Brasil durante os últimos 13 anos proporções enormes, mobutescas; senão inéditas, certamente inafiançáveis. Parece haver consenso em relação a esse #fato, mesmo que no Fla-Flu do Grenal político cada um tenha seu corrupto de estimação que seria menos safado do que o corrupto dos outros. Mais fundamentalmente, deixando a fulanização de lado por um momento, há divergência em relação a 3 interpretações.
A explicação mais banal é a da assim-chamada direita: o partido no poder era composto por elementos criminosos, intrínseca e invariavelmente corruptos. Talvez até simplória na repetição de acusações pré-existentes à divulgação de quaisquer denúncias concretas contra integrantes da Orcrim, e passadista no conceito do criminoso inato, não deixa de ter um poder interpretativo razoável em vista do bem conhecido viés liberal dos fatos.
O centro por sua vez atribui a malversação à incompetência: o partido no poder não tinha quadros qualificados e experientes no bom trato da coisa pública. É uma explicação tecnicista, parcial, mas não desprovida de mérito: de fato no momento de governar os sindicalistas recorreram a assessores da mesma laia que os piores governos anteriores.
Finalmente a esquerda explica tudo pela ideologia. Conforme as teses do Congresso do Partido dos Trabalhadores, o partido para se manter no poder teria que estabelecer o controle estatal da imprensa, o controle partidário das eleições, o controle ideológico das Forças Armadas, e o controle dos poderes da República pelo executivo, além do aparelhamento de organizações sociais e de ensino. Esses controles se mostraram inatingíveis, e a único caminho para colocar em ação o programa do PT foi a corrupção.
Vou exercer minhas prerrogativas de isentão e dizer que vejo mérito nas 3 explicações complementares. A safadeza, a incompetência, e a ideologia conduziram o País à pior recessão em 3 gerações.
Postado por Felipe Pait
Em
17/6/2016 às 19h35
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|