|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
28/9/2016
O que está acontecendo com elas ?
sonia maria de araujo sobrinho
+ de 3400 Acessos
O Brasil iniciou sua participação no concurso Miss universo em 1954, e a nossa primeira representante Miss Brasil, a baiana Martha Rocha, logo na estréia, foi envolvida numa polêmica que causou indignação nacional devido às lendárias duas polegadas a mais nos quadris que a deixaram em segundo lugar no concurso. A revanche só veio nove anos depois com a conquista do título pela gaúcha Ieda Maria Vargas em 1963.
De lá pra cá muita coisa mudou e nos perguntamos o que está acontecendo com elas. As mulheres mais bonitas do Brasil, acostumadas a elevar a imagem do país lá fora, desfilam agora em concursos de misses que estão perdendo a audiência e também o glamour. Espaços antes reservados às passarelas estão agora mais para ringue de batalha.
Em 2015 fatos inusitados aconteceram em reinados relâmpagos que quase fizeram as candidatas perderem a cabeça por causa da coroa.
Durante o concurso estadual para escolha da candidata amazonense na disputa ao título de Miss Brasil, a vice eleita não aceitou a derrota e arrancou a coroa da vencedora, sob a alegação de que o resultado final fora comprado.
Nos Estados Unidos, na cidade de Las Vegas, durante o concurso Miss Universo, um erro do apresentador deu o título de vencedora a uma candidata que chegou a desfilar e passado o constrangimento teve que devolver a coroa porque a eleita tinha sido outra.
Hoje, as mulheres querem mesmo modificar uma geração. Não se calam diante de injustiças e nem aceitam rótulos, não querem mais ser mostradas como objeto de consumo. Lutam por igualdade de direitos e contra qualquer tipo de assédio ou discriminação. Fogem dos padrões de imagem que costumam refletir corpos muitas vezes fora de alcance para grande número delas.
Sempre é tempo de fazer reparação e mudanças estão acontecendo. Pela primeira vez em 57 anos de Miss Mundo Brasil, em 2015 as jovens não desfilaram em traje de banho. A organização mundial do concurso considerou "retrógrado" que pessoas vestidas julguem o corpo de meninas de biquíni.
No próximo dia 01 de outubro as atenções estarão voltadas, ou não, para a 62ª edição do Concurso Miss Brasil que já foi uma das maiores festas de confraternização nacional.
Postado por sonia maria de araujo sobrinho
Em
28/9/2016 às 20h46
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|