|
BLOGS
>>> Posts
Domingo,
13/11/2016
Previsões sobre o governo Trump 4: internacional
Felipe Pait
+ de 1200 Acessos
Daí devemos nos preparar para o maior descaminho. Não por ações de grande porte, mas por omissão, safadeza, e incompetência. Não há motivo para apostar que Trump invente deliberadamente alguma ação belicosa - embora o apoio que ele recebeu de alguns grupos de veteranos e generais aposentados sugiram que ele esperam justamente alguma aventura divertida para assistir na TV. Em contraste com as questões domésticas e econômicas, governadas por processos legislativos transparentes e demorados, política externa exige cautela e precisão - qualidades em falta no partido Republicano e absolutamente inexistentes no presidente eleito.
As regiões mais mencionadas nos discursos de campanha, América Latina e Oriente Médio, talvez sejam as menos afetadas. Suponho que a ditadura russa vai se beneficiar da simpatia e da venalidade do gabinete escolhido pelo presidente eleito. Será que isso vai ser suficiente para salvar um regime à beira da falência? A China certamente vai expandir suas ambições regionais. O melhor exemplo é das Filipinas, onde um precursor do Trump deve apressar seus movimentos em favor da ditadura chinesa (quem vê contradição nisso, não entendeu o movimento direito). Mais difícil ainda é prever efeitos sobre países menores. Só dá para garantir que os Estados Unidos, as democracias, e a causa da liberdade em geral, vão sair bastante enfraquecidos.
O risco mais preocupante é que, por inação, distração, incompetência, ou corrupção, algum inimigo dos Estados Unidos e da liberdade obtenha armas nucleares e seja tentado a usá-las. A região de conflito mais arriscada pode ser a divisão entre Pérsia e Arábia no Oriente Médio. Outros estados falidos ou a beira da falência talvez sejam riscos maiores embora mais remotos: o Paquistão e a própria Rússia. A Coreia do Norte está dentro do império chinês; do ponto de vista deles a diferença entre um presidente americano e outro, mesmo que entre o mais intelectual e o mais irracional da história, é pequena. Mas pode sobrar problema em toda parte do mundo.
Recomendação: viva uma vida honrada. Só temos esse planeta, não há para onde fugir.
Post anteriores: Previsões sobre o governo Trump, parte 1: economia
Previsões, parte 2: questões internas e sociais
Previsões sobre o governo Trump, parte 3: ambiente
Postado por Felipe Pait
Em
13/11/2016 às 11h52
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|