|
BLOGS
>>> Posts
Sábado,
19/11/2016
Governo Trump, parte 5: as instituições
Felipe Pait
+ de 1100 Acessos
Esse ponto não é uma previsão: é uma advertência. Trump já mostrou não ter qualquer respeito pelas instituições da república. Suas 1as escolhas para cargos de importância já mostram que o governo vai tentar subverter o estado de direito em todos os casos onde achar isso conveniente para seus propósitos imediatos, para o enriquecimento pessoal ilícito, e para a obtenção de vantagens eleitorais. Não conto isso como previsão, porque já é #fato confirmado.
Talvez seja o maior perigo. As instituições americanas são fortes, mas não infinitamente fortes. Há alguns anos eu teria descontado o risco, mas a crescente venalidade do Partido Republicano e de instituições a ele conectadas aponta para fraquezas perigosas. Muitas instituições se dobraram ao populismo liberticida: o partido Republicano claramente, setores da imprensa que foram lenientes e até parciais em favor da candidatura, e partes do FBI. Talvez a maior falha moral tenha sido das igrejas, que deixaram a religião se converter em meio para a tomada do poder. Subordinaram todas as considerações morais e éticas ao objetivo de indicar juízes do Supremo favoráveis aos setores que representam.
Não é necessária bola de cristal para enxergar que a corrupção terá um crescimento explosivo. Os "moralistas" de plantão, que não se impressionaram com a absoluta falta de escândalos durante os 8 anos do governo Obama, não vão se sensibilizar para a corrupção e incompetência desenfreadas, desde que siga a ideologia de sua preferência. A questão é se o efeito sobre as instituições americanas será destrutivo. Infelizmente há motivos para temer que sim.
Recomendação: apoiar investigações sobre altos crimes e contravenções, preparando para o indispensável processo de impeachment.
Postado por Felipe Pait
Em
19/11/2016 às 09h39
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|