Pai e Filho | O Equilibrista

busca | avançada
56463 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
>>> Teatro Nova Iguaçu Petrobras celebra três anos com show gratuito de Sandra Sá
>>> Mona Canta Dalva: Mona Vilardo homenageia a Rainha do Rádio Dalva de Oliveira no Teatro Clara Nunes
>>> 93 anos dedicados à música: Maurício Einhorn desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Arte de Odiar
>>> A Bienal do Livro ― diário de bordo
>>> Rumos [do] Jornalismo Cultural
>>> Zeca Pagodinho ― Samba, Alegria e Amigos
>>> Auto-ajuda e auto-engano
>>> Animismo
>>> Entrevista com Ricardo Freire
>>> A valente e polivalente batata
>>> Libertinos Líricos
>>> A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Brasileira Acredite de Eliane Quintella pela Scortecci (2021)
>>> Galicia: El Pais Sonado de Gonzalo Torrente Ballester pela Galicia
>>> Livro Diário de Uma Garota Nada Popular Histórias de Uma Babá de Cachorros Nem Um Pouco Habilidosa Volume 10 de Rachel Renee Russell, traduzido por Carolina Caires Coelho pela Verus (2016)
>>> Livro No Caminho De Swann Volume 25 de Marcel Proust pela Folha
>>> Na pior em Paris e Londres de George Orwell pela Camelot (2021)
>>> Livro Literatura Estrangeira Don Quijote de La Mancha I Lecturas Clássicas Graduadas Nivel III de M. de Cervantes pela Edelsa (1995)
>>> A Flor da Inglaterra de George Orwell pela Camelot (2021)
>>> O Visconde Partido Ao Meio de Italo Calvino pela Grupo Companhia Das (1996)
>>> Livro Fazenda Mais de 500 Coisas Para Encontrar de Joelle Dreidemy pela Ciranda Cultural (2016)
>>> Livro O Fio Da Navalha Volume 28 de W. Somerset Maugham pela Folha
>>> Livro Sprint O Método Usado No Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias Em Apenas Cinco Dias de Jake Knapp, traduzido por Andrea Gottlieb pela Intrínseca (2017)
>>> O Caminho Para Wigan Pier de George Orwell pela Camelot (2021)
>>> Livro Literatura Brasileira Guerreiros Da Vida Coleção Realidade de Marcia Kupstas pela Melhoramentos (2007)
>>> Toda Luz Que Nao Podemos Ver de Anthony Doerr pela Intrínseca (2015)
>>> A Casa do Empresário : Trajetória da Associação Comercial do Rio de Janeiro de Regina da Luz Moreira pela Fgv (2009)
>>> Livro Nada Easy O Passo A Passo De Como Combinei Gestão, Inovação E Criatividade Para Levar Minha Empresa A 35 Países Em 4 Anos de Tallis Gomes pela Editora Gente (2017)
>>> Livro O Tubarão de 12 Milhões de Dólares A Curiosa Economia da Arte Contemporânea de Don Thompson, traduzido por Denise Bottmann pela Bei (2012)
>>> Livro Regulamentação E Criminalização Das Drogas No Brasil A Comissão Nacional De Fiscalização De Entorpecentes 1936 1946 de Jonatas Carvalho pela Multifoco (2013)
>>> Antes de Nascer o Mundo de Mia Couto pela Companhia Das Letras (2009)
>>> Livro Nada Te Turbe de Susana Pérez -Alonso pela Grijalbo Mondadori (2002)
>>> Livro O Orçamento Público E Suas Emergências Programadas de Rafael Campos Soares Da Fonseca pela D'plácido (2017)
>>> Gramática Objetiva da Língua Portuguesa de José Renato Bueno e Outros pela Rio (1978)
>>> Livro Infanto Juvenis Guerra Civil de Stuart Moore pela Novo Século (2014)
>>> Livro A Farewell To Arms de Ernest Hemingway pela Scribner Paperback Fiction (1995)
>>> Livro Majestoso de Gabriel Cardoso Pereira Gama pela Kotter (2022)
BLOGS >>> Posts

Quinta-feira, 15/12/2016
Pai e Filho
Heberti Rodrigo
+ de 7500 Acessos



Hoje é o primeiro dia em que eu e meu filho ficamos longe um do outro. Ele acompanha a mãe ao trabalho. Quando Theo nasceu, eu e a Namorada tomamos a decisão de que eu ficaria com ele ao invés de colocá-lo numa creche ou entregá-lo aos cuidados de uma babá ou qualquer outra pessoa que fosse. Creche, só depois que ele se comunicasse bem conosco. Passados quase três anos posso dizer que foi uma das decisões mais difíceis que tomei na vida. Cuidar de um filho envolve muito tempo e energia de modo que tive de deixar em segundo plano o que entendo ser minha vocação. Escrever e ler se tornaram um luxo do qual eu apenas consigo desfrutar com calma nas férias de minha esposa. Em fins de semana, até consigo ler, e a escrita fica restrita a alguns poucos posts, pois tenho que conciliar ambas atividades com outros afazeres cotidianos. Quem vivenciou ou vivencia semelhante experiência sabe do que estou falando, sabe que não é trivial ser pai, mesmo quando não se passa o dia com os filhos. Havia momentos, ou melhor, há momentos em que sinto muita falta de não ter tempo para escrever. Entretanto, não me arrependo da escolha que fiz pois hoje tenho uma relação muito especial com meu filho, além de saber que ele teve carinho, atenção e condições de se desenvolver que não sei se teria se estivesse sob os cuidados de outra pessoa – conheço poucas pessoas tão sensíveis como eu no que diz respeito à alimentação e outras necessidades de uma criança como as de simplesmente brincar, fantasiar e se movimentar, seja em casa seja nos parques.

Uma coisa que ameniza os momentos em que sinto falta de escrever é a ideia de que em breve tornarei a ter mais tempo, afinal meu filho está crescendo e logo irá para a escola, começará a ter uma vida além do pai e da mãe. Antes disso e partir do ano que vem minha esposa entrará em licença e passará mais tempo com ele. Será o último ano antes de ir para a escola e ter um contato maior com outras crianças além do que tem pelas manhãs nos parquinhos. Os limites do mundo dele começarão a se alargar fora da esfera familiar. Sinto que fiz o que estava ao meu alcance para que Theo tivesse a companhia de um bom pai em seus primeiros anos. Sinto que agora é hora de eu voltar a escrever até mesmo para que continue sendo capaz de ser o pai que tenho sido, alguém que ao longo de sua vida contribua para que ele encontre sua vocação, aquilo que o faça sentir-se vivo. Sinto que não poderei ajudá-lo se eu mesmo não voltar a me dedicar a minha. Foi difícil mas gratificante ter acompanhado de perto o dia a dia de meu filho até aqui, mas de agora em diante penso que tornar a ler e a escrever, a passar algumas horas do dia sozinho, será tão importante para mim como para o ele. Na verdade, acredito que será importante para nós três enquanto família.

Para terminar, deixo, abaixo, umas palavras da escritora Natalia Ginzburg, com as quais tenho grande afinidade, sobre a educação de nossos filhos:

Uma vocação, a paixão ardente e exclusiva por algo que não tenha nada a ver com dinheiro, a consciência de ser capaz de fazer uma coisa melhor que os outros, e amar essa coisa acima de tudo, é a única possibilidade de um garoto rico não ser minimamente condicionado pelo dinheiro, de ser livre diante do dinheiro: de não sentir em meio aos demais nem orgulho pela riqueza, nem vergonha por ela. Ele nem se dará conta das roupas que usa, dos costumes que o circundam, e amanha poderá passar por qualquer privação, porque a única fome e a única sede serão, nele, sua própria paixão, que devorará tudo o que é fútil e provisório, despojando-o de todo hábito ou atitude contraído na infância, reinando sozinha em seu espírito. Uma vocação é a única saúde e riqueza verdadeiras do homem...

E, se nós mesmos, pais, tivermos uma vocação, se não a traímos, se continuarmos a amá-la no decurso dos anos, a servi-la com paixão, podemos manter longe do coração, no amor que sentimos por nossos filhos, o sentimento de posse. Porém, se não tivermos uma vocação, ou se a tivermos abandonado e traído por cinismo, ou medo de viver, ou um amor paterno mal compreendido, ou por uma pequena virtude que se instala em nós, então nos agarramos aos nossos filhos como um naufrago ao tronco da arvore, pretendemos vigorosamente que nos devolvam tudo o que lhe demos, que sejam absoluta e implacavelmente tal como nós os queremos, que obtenham da vida tudo o nos faltou terminamos pedindo a eles tudo o que somente uma vocação pode nos dar: queremos que sejam nossa obra em tudo, como se fossem não seres humanos, mas obra de espírito. Porem, se tivermos em nós uma vocação, se não a renegamos ou traímos, então podemos deixá-los germinar tranquilamente fora de nos, circundados da sombra e do silencio que o brotar de uma vocação e de um ser requer. Esta talvez seja a única oportunidade real que temos de ajudá-los em alguma medida na busca de uma vocação, conhecê-la, amá-la e servi-la com paixão, porque o amor à vida gera amor à vida.


Natalia Ginzburg

Contato: escritor.equilibrista@gmail.com


Postado por Heberti Rodrigo
Em 15/12/2016 às 11h00

Mais O Equilibrista
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Geração Alpha Historia 6 Ed 2019 - Bncc
Débora Yumi Motooka
Sm
(2019)



Water For Elephants
Sara Gruen
Two Roads
(2007)



Outro Como Eu So Daqui A Mil Anos
Ziraldo Alves Pinto
Melhoramentos
(1999)



Esquerda e Direita - Perspectivas para a Liberdade
Murray Rothbard
Vide
(2016)



As aventuras de um coração humano
William Boyd
Rocco
(2008)



Na Porta da Frente
Júlia Matta
Hakai
(2017)



Dano Moral na Dispensa do Empregado
Enoque Ribeiro dos Santos
Ltr
(2015)



Histórias Sem Importância - Volume 1 - Autografado
Julio Niskier
Edição do Autor
(1991)



A Revolta de Atlas Box 3 Livros
Ayn Rand
Sextante
(2010)



Aromaterapia Para Doenças Comuns
Shirley Price
Manole
(1999)





busca | avançada
56463 visitas/dia
2,5 milhões/mês