O novo sempre vem | Cinema Independente na Estrada

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
>>> A arte da ficção de David Lodge
>>> Do maior e do melhor
>>> O livro digital Toy Story para iPad: revolução?
>>> Cognição Estética contra o Logos (Parte I)
Mais Recentes
>>> Dicionário Kazar - Edição Masculina de Milorad Pavitch pela Marco Zero (1961)
>>> Familias De Criancas E Adolescentes Abrigados Quem So de Eunice T. Fávero pela Paulus
>>> Verdade Tropical de Caetano Veloso pela Companhia Das Letras (1997)
>>> Cornélius - O Centuriao Que Viu Jesus! de J. W. Rochester e Maria Gertrudes Coelho Maluf pela Lírio (2000)
>>> Tantas Histórias No Escurinho Da Escola de Edson Gabriel Garcia pela Ftd
>>> A Revolução Sul-africana de Analucia Danilevicz Pereira pela Unesp (2012)
>>> Teoria Do Injusto Penal de Juarez Tavares pela Del Rey (2000)
>>> Livro Textos Anarquistas Coleção Idéias L&PM Pocket Volume 157 de Mikhail Alexandrovich Bakunin pela L&pm Pocket (1999)
>>> Mestre Sala e Porta Bandeira de Bruno Chateaubriand pela Ace Digital (2025)
>>> Administração Hoteleira de Geraldo Castelli pela Educs
>>> Les Lois Naturelles De L'enfant - La Revolution De L'educatoin A L'ecole Et Pour Les Parents [ The Natural Laws Of The Child - The Education ... The School And For Parents ] (french Edition) de Celine Alvarez pela French And European Publications Inc (2016)
>>> Cristo Sacramento Do Encontro Com Deus de Chillebeeckx pela Vozes (1968)
>>> 15 Vidas Passadas de Amalia Domingo Soler pela Boa Nova (2015)
>>> Livro Os Seis e o Teco-Teco Misterioso de Irani de Castro pela Ediouro (1976)
>>> O Passado Ainda Vive de Psicografia de Sônia Tozzi pela Lúmen (2010)
>>> O pomar das mexericas de Sergio luiz pela Atual (1991)
>>> Navigating Life: Things I Wish My Mother Had Told Me de Margaux Bergen pela Penguin Press (2016)
>>> A troca justa de Marina Pechivanis pela Umbigo do mundo
>>> EspaçoNumerática - Uma Linguagem Científica e Simbólica de Lucília pela CHI - Centro Histórico Internacional (2005)
>>> A Crise Da Consciência Europeia 1680-1715 de Paul Hazard pela Ufrj (2015)
>>> A pequena sereia de Sabida pela Sabida
>>> Livro Guia Prático da Revelação de Películas a Cores de Derek Watkins pela Presença, Martins Fontes
>>> Os Leigos Nas Origens Da Igreja de Alexandre Faivre pela Vozes (1992)
>>> Melancia de Marian Keyes pela Bertrand Brasil (2005)
>>> Ética Do Trabalho: A Vida Familiar Na Construção Da Identidade Profissional de Antonia L. Colbari pela Letras & Letras (1995)
BLOGS >>> Posts

Sábado, 11/2/2017
O novo sempre vem
Fabio Gomes
+ de 4000 Acessos

Inicialmente, quero me desculpar com quem me honra com o acesso a esse blog que ficou meio abandonado nos últimos meses. Em parte porque (reconheço) tenho me dedicado mais a outro blog com tema semelhante - o Fabio Gomes Foto & Cinema. Pretendo, a partir deste post, voltar a manter uma regularidade de publicações aqui também.

No post anterior, 10.049 km pelo Brasil, fiz um balanço da minha mais recente viagem pelo Brasil, que acabou em setembro do ano passado. A ideia, então, é fazer uma rápida atualização desses cinco meses.

Em setembro, tive um convite para exibir um dos meus curtas da série As Tias do Marabaixo, Tia Chiquinha, num evento no Rio de Janeiro. Porém houve contratempos técnicos que impediram a exibição, de modo que minha estreia como cineasta no Sudeste teve que esperar um pouco mais - foi em 11 de novembro. O curta Tia Biló, também da série d'As Tias, foi selecionado via edital para fazer parte da Mostra Cine Redemoinho, realizada no Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense, durante o 2º Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis (RJ). Mais que ser selecionado, meu curta teve a honra de abrir a mostra, sendo o primeiro a ser apresentado no primeiro dia, dedicado aos temas "Gênero, Sexualidades e Afrodescendência". Foi o único filme da Região Norte no evento, e também foi a primeira vez que um filme meu foi selecionado para exibição em uma mostra! Já em dezembro tive aprovada pela Casa de Cultura Mario Quintana a inclusão da exibição de todos os cinco filmes da série em sua programação de 2017 (datas serão anunciadas oportunamente).

Isto me prova que é preciso acreditar sempre e mandar o trabalho para todos os canais possíveis - o que não faltam são festivais no Brasil e no exterior. Nem cinema nem fotografia têm enfrentado a diminuição do volume de editais abertos, como tem acontecido com outras linguagens artísticas a partir da posse do atual governo federal.

Bueno, mas é evidente que não basta apenas se preocupar em exibir ou inscrever os filmes que você faça. É necessário estar sempre produzindo material novo. E por quê? Por causa da chamada "janela" dos festivais. Quando comecei a me inscrever regularmente em editais de cinema, no final de 2015, a maioria dos festivais aceitava produções feitas a partir de 2012 ou 13 (ou seja, filmes produzidos nos últimos dois ou três anos). Ao retomar essa prática, no final do ano passado, constatei que agora os festivais pedem filmes produzidos no próprio ano, quando muito no ano anterior! Ou seja, a "janela" diminuiu. Cheguei a comentar isso com um colega do curso de Introdução à Montagem Cinematográfica, ministrado por Renato Vallone no SESC Araxá (Macapá) em novembro; o colega falou que os festivais têm diminuído a janela devido ao aumento da produção independente, em especial de curtas. Se continuassem recebendo filmes de até três anos, o volume de material a ser analisado agora seria absurdo. Enfim, é compreensível, mas acaba de algum modo... eu não queria usar a palavra "prejudicando", mas enfim... acaba nos tirando da zona de conforto. Nós, cineastas independentes, precisamos ter em mente que, tão logo concluamos um filme, devemos inscrevê-lo logo em todos os festivais possíveis e imagináveis, porque muito possivelmente no ano seguinte ele já não será aceito.

Pensando nisso, tenho remexido meus arquivos em busca de material filmado que ainda esteja inédito (e acredite, tem muuuita coisa). Não importa se você filmou em 2014, se editar e lançar o material em 2017 ele será considerado um filme de 2017. Os primeiros frutos dessas remexidas nos arquivos viram a luz em outubro. São dois vídeos em que a Poeta Amadio declama dois poemas seus que fazem parte do CD Bem que Podia: Vê se Vê e Nuvem, filmados durante apresentação do grupo de que ela faz parte, o 3DNós, em novembro de 2015 em Porto Velho. A ideia é seguir editando novos curtas & vídeos ao longo do ano, seja para veicular na internet, seja para inscrever diretamente em festivais (alguns exigem ineditismo total para a inscrição).


Postado por Fabio Gomes
Em 11/2/2017 à 00h50

Mais Cinema Independente na Estrada
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Lebre Com Olhos de âmbar
Edmund de Waal; Alexandre Barbosa
Intrinseca
(2011)



Galeria Brito Cimino - 4
Rafael Vogt Maia Rosa
Galeria Brito Cimino
(2002)



Básico de Segurança Em Plataforma 4ª Edição
Icn - Instituto de Ciências Náuticas
Icn
(2016)



Geração Alpha Historia 9 Ed 2019 - Bncc
Various
Edições Sm
(2019)



A ciência em ação
Max Freedom Long
Feeu
(1992)



Pequena Viagem pelo Mundo da Arquitetura
Hildegard Feist
Moderna
(2006)



Livro Primeiro Dia
Marc Levy
Suma De Letras
(2012)



A Nova York de Carrie Samantha Charlotte e Miranda
Teté Ribeiro
Arx
(2004)



Meu Depoimento Sobre o Esquedrão da Morte
Helio Moro Mariante
Pontificia Comissão de Justiça
(1977)



Estudos Linguísticos
J. G. Herculano de Carvalho
Atlântida
(1973)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês