|
BLOGS
>>> Posts
Terça-feira,
4/7/2017
Petista atacando o fim do Ciência sem Fronteira
Felipe Pait
+ de 1000 Acessos
Petista defendendo o ciência sem fronteiras. Minhas respostas.
As quantias foram enormes, e o programa não atendia a nenhuma necessidade bem especificada do país. Os estudantes foram enviados a esmo, pelos acasos da burocra da Capes, sem consideração nem aos interesses dos estudantes e às capacidades das universidades estrangeiras e nacionais. As verbas foram gastas sem nenhum critério: o exemplo mais óbvio é que as universidades americanas foram pagas pelo valor "cheio" das taxas de matricula, que poucos estudantes pagam, sem nenhuma negociação, que certamente teria sido possível considerando o volume de recursos.
Alguns alunos se beneficiaram - bom para eles, mas não justifica o mau emprego de recursos. Sempre vai ter algum argumento imbecil dizendo que se uma pessoal ganhou vale a pena ter gasto dinheiro de centenas de milhões - mas o total geral foi um festival de incompetência promovido pelas autoridades.
Clareza total já há. 15 anos de orçamento do CNPq gastos sem nenhum critério. Agora o CNPq está sem $, comprometendo a continuidade da pesquisa futura no país. Faria mais sentido colocar as verbas no banco como precaução contra dias futuros nebulosos.
Beneficiados houve, mas foi um desperdício monumental.
Não é unanimidade - tipo "tem um gajo que não acredita em mudanças climáticas mas acredita em homeopatia, então ele está certo e os 99.9% dos cientistas que têm opinião contrária a ele estão errados".
Não é opinião - as bolsas eram dadas sem atenção para as demandas da comunidade científica, sem cuidado em relacionar as ofertas das universidades estrangeiras com os interesses dos bolsistas. Os dispêndios foram exorbitantes - o programa pagava taxas de matrícula muito superiores àquelas pagas pelo estudante americano em média. As instituições de destina não eram sempre as mais adequadas ou de qualidade superior às instituições de origem.
O CNPq sustenta a pesquisa no Brasil fora do estado de S Paulo, que tem também a Fapesp. É indispensável. Informe-se com qq cientista.
15 anos de orçamento do CNPq gastos sem nenhum critério. Indefensável.
As agências de financiamento são indispensáveis para a ciência nacional. O orçamento total é finito.
Não há justificativa para gastar 15 anos de orçamento das agências num programa sem critérios bem definidos, que não atende a necessidades da comunidade científica nacional, e com estrutura administrativa mal concebida e ineficaz.
Postado por Felipe Pait
Em
4/7/2017 às 08h42
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|