|
BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
16/1/2025
PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
Githo Martim
|
|
|
Atriz e produtora cultural Lara Oliver.
O Polo Artes Cênicas (PoloAC) lançou nesta segunda-feira (13) uma campanha em suas redes sociais contra a transfobia. A iniciativa, realizada em conjunto com o blog BravaGente, foi instituída em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans – celebrado em 29 de janeiro. Esta atividade foi coordenada pela atriz trans Lara Oliver e pelo produtor cultural Anselmo Dequero.
A campanha conta com materiais gráficos para internet com o objetivo de ressaltar a data e divulgar os canais institucionais para denúncias e dar visibilidade ao fluxo após o registro. “Esta foi a forma que encontramos de apoiar essa data tão importante, criada há 21anos no Brasil”, disse Lara Oliver.
Segundo a atriz, o 29 de janeiro é uma data que marca a luta por direitos das pessoas travestis, transexuais e transgêneros que enfrentam desafios persistentes, como a violência e a discriminação. “Afinal, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans, conforme a Transgender Europe (TGEU). Não podemos aceitar caladas esta triste estatística que não para de crescer”, acrescentou.
Para Lara Oliver, a campanha é fundamental para conscientizar e informar as pessoas na comunidade. “A informação traz o conhecimento e ajuda no combate ao preconceito e às violências. Temos que lutar a fim de construir um ambiente mais acolhedor e seguro para todas as pessoas”, completou.
Para ter acesso aos vídeos da campanha, clique aqui.
Para ter acesso à entrevista, clique aqui.
Visibilidade Trans
O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi criado em 2004. A data, escolhida em homenagem ao lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, ocorrida em 29 de janeiro, no Congresso Nacional, em Brasília/DF, visa dar mais visibilidade e promover reflexões sobre as questões enfrentadas pela população trans – essa campanha foi considerada marco na luta contra a transfobia no país.
Entre os problemas enfrentados pela população trans estão a falta de atendimento especializado na rede pública de saúde, a exclusão do mercado de trabalho e a violência. O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma oportunidade para lembrar a luta e a resistência da população travesti e transexual.
Postado por Githo Martim
Em
16/1/2025 às 11h28
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|