Pequenas editoras e bundalelê cultural | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
Mais Recentes
>>> Matemática Financeira Objetiva E Aplicada de Abelardo De Lima Puccini pela Campus (2011)
>>> Morri Para Viver - Meu Submundo De Fama, Drogas e Prostituição de Andressa Urach pela Planeta do Brasil (2015)
>>> Barriga De Trigo de William Davis pela Wmf Martins Fontes (2013)
>>> Responsabilidade Civil Dos Provedores De Servicos de Marcel Leonardi pela Juarez De Oliveira (2005)
>>> Quem Vai Salvar A Vida? de Ruth Machado Lousada Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes - O Amor Nunca Morre. . . de Emily Bronte pela Lua de Papel (2009)
>>> Nao Confunda de Eva Furnari pela Moderna (2015)
>>> O Filho Do Grufalo de Julia Donaldson pela Brinque-book (2013)
>>> Fome de poesia de Jonas Ribeiro pela Suinara (2023)
>>> As Sutis Camadas Dos Pensamentos De Nestor de Jonas Ribeiro pela Ciranda Cultural (2020)
>>> A megera domada de Hildegard feist pela Scipione (2009)
>>> Princípios Constitucionais Tributários de Americo L. M. Lacombe pela Malheiros (2000)
>>> Video e educação de Joan ferres pela Artes medicas (1996)
>>> Toda A Historia - Historia Geral E Historia Do Brasil - Ensino Medio de Piletti/ Arruda pela Atica (didaticos) (2015)
>>> Os Bichos Que Tive de Orthof pela Salamandra (2020)
>>> Mandalas de Rudiger Dahlke pela Pensamento (2011)
>>> O Sumiço Da Noite - Coleção Crônicas Indígenas de Daniel munduruku pela Caramelo (2015)
>>> Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne pela Escala Educacional (2009)
>>> A Arca De Noé de Vinicius De Moraes pela Companhia Das Letrinhas (2016)
>>> A chave da virada de Marcello Niek; Bruno Raso pela Casa Publicadora Brasileira (2024)
>>> Defect Prevention: Use Of Simple Statistical Tools de Victor E Kane pela Dekker (1989)
>>> Jamais Ceder: Os Melhores Discursos De Winston Chu de Winston S Churchill pela Zahar (2005)
>>> Auto Da Barca Do Inferno - Adaptação De Luiz Galdino de Gil Vicente pela Escala Educacional (2010)
>>> Forca Delta - por dentro da tropa antiterrorista americana de Eric L. Haney pela Landscape (2003)
>>> A dor que dói na juventude de Padre Zezinho pela Paulus (2008)
COLUNAS

Quarta-feira, 20/10/2004
Pequenas editoras e bundalelê cultural
Ana Elisa Ribeiro
+ de 3200 Acessos

Escreva um texto, meta-se a escritor, pense que é literatura e envie para uma editora conhecida, dessas de que você ouve falar há anos. Faça uma carta de apresentação para enviar junto com o original de sua obra e aguarde um tempo para obter resposta.

Enquanto isso, curta seus pais, trabalhe muito, forme-se na faculdade, compre um carro, troque por outro mais novo, compre um apartamento, case-se, tenha dois filhos e faça bilubilu nos seus netinhos lindos. A carta da editora poderosa ainda não terá chegado.

Essa é uma possibilidade. Mas há outras: você pode receber uma gentilíssima carta pedindo mil desculpas, mas sua obra, maravilhosa, por sinal, não pode ser publicada porque... não há mais vagas na grade de lançamentos até o ano que vem ou está fora do tema e da linha de publicação atual ou precisa de modificações importantes, que você não dará conta de fazer.

Também é possível chegar uma carta generosa, dizendo que você não deve desistir jamais, que tem futuro e que deve tentar os concursos literários.

Sei de tudo isso porque sou editora, trabalho em editora e vivo enviando cartas com esse teor, só que minhas vítimas são os advogados, e não os escritores. Quando eu era editora de fanzine (impresso ou digital), me dedicava, de fato, a ler o que me chegava às mãos, e foi assim que conheci gente muito interessante. Alguns publicaram livros, outros...

Quando alguém me pergunta sobre publicação eu digo que não sei, desconverso e pronto. Não há modo ideal. As editoras grandes querem lançar livros que considerem "seguros", ou seja, que vendam bem, que ganhem páginas de jornal, que sejam escritos por nomes batidos e rebatidos.

Com quem fica, então, o trabalho de edição "investigativa"? Com os pequenos selos, que, em sua maioria, não têm nada de precário mais. São as pequenas, micro e nanoeditoras que vêm garimpando bons escritores, seja fazendo-os migrar da Internet ou de suas gavetas, publicando obras que podem concorrer a um lugar nas listas de livros admiráveis e/ou de cabeceira. É preciso frisar que essas editoras trabalham, em sua maioria, com capital do próprio autor. Pensou que fosse fácil? Faça aí uma poupancinha de uns 3000 reais.

Prefiro não citar nomes, mas em São Paulo, no Rio, em Curitiba, em Porto Alegre, na Bahia e em Belo Horizonte, pra citar apenas as capitais, com alguma frequencia alguém é abduzido da condição de escritor embrionário a candidato a canônico.

Os pequenos selos têm furado o bloqueio das grandes editoras, têm alcançado páginas de grandes jornais (com resenhas e matérias), além de estarem renovando, aos poucos, a mesmice da literatura nacional.

São esses pequenos selos que animam o deserto da produção recente e jogam de grila os autores novos, para quem quiser pegar. No entanto, quem manda na permanência deles são dois fatores randômicos: o leitor e a política.

Ao leitor cabe ler. E se não lê e nunca ouviu falar em João Filho ou em Sérgio Fantini é porque a distribuição dessas editoras pequenas é sofrível, como quase toda a distribuição de livros no Brasil. Esse perrengue tem sido diminuído com a Internet, que oferece uma janelinha por onde escoar o traseiro e dar a cara a tapa, sem ter que passar pelos senhores mediadores.

Não digo que essa literatura vasta e pululante, tão profusa, seja toda ela boa. De forma alguma. Há os talentos perceptíveis, há os duvidosos e há os corajosos de publicar aquela tranqueira horrorosa. Há os que serão neobeats e os que serão moda por uns dias. Mas, em todo caso, eles estão aí, seja porque saíram da Internet, seja porque surgiram de gavetas ocultas.

Também ocorre que esse movimento de guerrilha parece funcionar como "olheiro" das grandes editoras. Quando alguém aparece, ganha jornais e é elogiado mais de meia dúzia de vezes... nhac, a editora compra o passe. Essa compra envolve uma grana que o autor nunca tinha visto e a famigerada distribuição. Também ocorre de o felizardo entrar num catálogo interessante e de virar celebridade, mas isso é coisa pra quem já está há mais tempo na roda.

Então, nesse sistema complexo, as pequenas editoras agem num esforço de garimpagem e as grandes dão a lapidada final. Mas nada que garanta quem vai ficar no Who's Who.


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 20/10/2004

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 'Noé' e 'Êxodo': Bíblia, Especismo e Terrorismo de Duanne Ribeiro
02. O Velho e Bom Complexo de Inferioridade de Marilia Mota Silva
03. James Bond na nova ordem mundial de Marcelo Miranda


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2004
01. Ler muito e as posições do Kama Sutra - 2/6/2004
02. Autor não é narrador, poeta não é eu lírico - 24/3/2004
03. Em defesa dos cursos de Letras - 6/10/2004
04. Para gostar de ler - 11/8/2004
05. Mulheres de cérebro leve - 13/2/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Pai-nosso computador
John Updike
Rocco
(1987)



Poemas para a amiga e outros dizeres
Helena Parente Cunha
Mulheres
(2014)



Retrato Da Arte Moderna 298
Katia Canton
Martins Fontes
(2010)



Portugues - Contexto, Interlocuçao e Sentido 3
Maria Luiza Abaurre
Moderna
(2008)



A Força do Entusiasmo
Prof. Gretz
Florianópolis
(2003)



Pais e Filhos Novas Soluções para Velhos Problemas
Haim Ginott
Block
(1989)



O dobro de cinco
Lourenço Mutarelli
Devir Livraria
(1999)



Psicologia Moderna
Antônio Xavier Teles
Ática
(1974)



A Psicologia do Intercâmbio de Comportamento
Gergen
Edgard Blücher
(1973)



How to Develop Emotional Health
Oliver James
MacMillan
(2014)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês