O início da TV foi parecido com o Napster | Vicente Tardin | Digestivo Cultural

busca | avançada
55741 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival de Teatro de Caixa apresenta peças teatrais em miniatura
>>> Instalação DE VER Cidade - Brasília Numa Caixa de Brincar celebra o aniversário da capital
>>> CCBB Brasília é palco para “Amazônia em Movimento”, com o Corpo de Dança do Amazonas
>>> Mentor de Líderes Lança Manual para Vencer a Ansiedade
>>> Festival Planeta Urbano abre inscrições para concurso de bandas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Qual é O Segredo?
>>> Questão de gosto ou de educação?
>>> Chickenfoot: o passado e o futuro do rock
>>> Machado e Érico: um chato e um amigo
>>> Palavras diurnas e noturnas
>>> Mídia Ninja coloca o eixo em xeque
>>> Reminiscências de um campeão
>>> A Piauí tergiversando sobre o fim dos jornais
>>> Reunião de pais, ops, de mães
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Mais Recentes
>>> Giz Divertido! Colorindo Animais de Brijbasi pela Todolivro (2022)
>>> Giz Divertido! Colorindo Unicórnios de Brijbasi pela Todolivro (2022)
>>> Giz Divertido! Colorindo Monstros de Brijbasi pela Todolivro (2022)
>>> Retardando O Relogio de Dr. Elmer Cranton pela Lê Gráfica (1998)
>>> Se Liga, Charles! de Vincent Cuvellier pela Sm (2015)
>>> Literatura E Arte Uma Antologia Eça de Queiroz de Eça de Queiroz, Beatriz Berrini pela Relógio D''água (2000)
>>> O Sumiço Da Pantufa de Mariângela Haddad pela Sm (2021)
>>> Deixe Os Homens Aos Seus Pes - Como Ser Tao Irresistível A Ponto de não conseguir ficar sozinha de Marie Forleo pela Universo Dos Livros (2009)
>>> Fé na prevenção de Vários Autores pela Presidência da República (2010)
>>> A Intuição E A Mística Do Agir Religioso. A Partir De Henri Bergson de Robson Medeiros Alves pela Loyola (2003)
>>> Sofia Belas Artes: Encontro De Saberes - Artes, Arquitetura, Saude, Ciencias Sociais E Humanas de Sidney Ferreira Leite pela Ser Mais Editora (2015)
>>> Nada A Perder 2 de Edir Macedo pela Planeta Do Brasil (2013)
>>> Circuncisão Capa comum de por Paulo Ludmer (Autor) pela Espaco (2003)
>>> Temperança de Ellen White pela Casa Publicadora Brasileira (1990)
>>> O Vendedor De Sonhos - O Chamado - Portuguese de Augusto Cury pela Academia Da Inteligencia (2010)
>>> Zac Power Mega Missão 1. Base Secreta de H. I. Larry pela Fundamento (2010)
>>> A Travessia - Cross Roads de William Paul Young pela Arqueiro - Sextante (2012)
>>> Saiba Mais Sobre Maconha E Jovens de Içami Tiba pela Agora Editora (1993)
>>> Guia Visual. Paris de Various pela Publifolha (1997)
>>> E Agora, José? de Marco Oliveira pela Senac Sp (2000)
>>> Ciências Humanas e Cuidados de Saúde Capa comum de por Ali Ait Abdelmalek (Autor) pela Piaget (1999)
>>> Fantasias Gemeas nunca uma troca de identidade foi tão sensual de Opal Carew pela Geração (2013)
>>> Psicologia e Pedagogia - Bases Psicologicos da Aprendizagem e do Desenvolvimento de Luria; Leontiev; Vygotsky pela Moraes (1991)
>>> Vivendo Pela Fé Capa comum de por Derek Prince (Autor) pela Graça (2009)
>>> Meu Primeiro Dicionario Ilustrado: De Lingua Portuguesa de Ubiratan Rosa pela Rideel (2011)
COLUNAS

Segunda-feira, 6/8/2001
O início da TV foi parecido com o Napster
Vicente Tardin
+ de 2700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Uma das lendas sobre o início da televisão diz que o embrião do que hoje é a TV foi demonstrado pela primeira vez nos Estados Unidos por um fazendeiro chamado Philo Farnsworth, em 1927. Digo lenda porque praticamente todos os inventos modernos já nasceram em um capitalismo feroz, onde o sistema de patentes define a fortuna de uns e a ruína de outros.A lâmpada, o fonógrafo, a televisão e o rádio envolveram verdadeiras sagas de processos jurídicos, com a atuação de exércitos de advogados.

Mas voltando ao nosso fazendeiro... Ao saber da demonstração da TV que iniciava, um certo Vladimir Zworykin apresentou-se como o verdadeiro inventor, afirmando que teve a idéia da televisão muito antes, em 1923, ainda que sem provas convincentes.

Em 1927 a RCA era poderosa. Era forte como emissora e fabricante de rádios e estava interessada em manter o monopólio. Se existisse algo como televisão, o passo natural seria a RCA passar a fabricar aparelhos, criar emissoras e manter o controle.

Mas em vez de licenciar o invento do fazendeiro e aperfeiçoá-lo, a RCA achou melhor processar nosso amigo Farnsworth, sob o pretexto de que sua patente seria inválida, pois o verdadeiro inventor da televisão teria sido Zworykin (detalhe: este já trabalhava para a RCA...). Por que perder para um fazendeiro, oras?

A RCA jogou pesado. Foram seguidos lances nos tribunais, em uma seqüência que acabou por esgotar o fazendeiro em todos os sentidos. No final das contas, ele venceu a disputa e a RCA teve sim que pagar uma licença. Mas o mal já havia sido feito - os lances do tribunal azedaram a vida de Farnsworth, que se tornou um deprimido até o fim da vida, em 1971.

E o que isso tem a ver com a internet? É muito parecido com o que as gravadoras unidas fizeram e estão fazendo com iniciativas peer to peer como o Napster.

Não sabemos como será o futuro da música digital, mas possivelmente um dia nosso filhos e netos vão achar que foram as gravadoras que inventaram o serviço genial de troca de músicas pela internet, esquecendo que um obscuro programador (no lugar do obscuro fazendeiro) iniciou tudo, a ponto de ameaçar os interesses da indústria do disco.

A história todo mundo sabe de cor. O Napster perdeu, foi absorvido pela Bertelsmann, e poderá ser um sucesso ou simplesmente um fósforo queimado.

A moral da história é simples. A milionária batalha judicial é pelo controle de uma nova tecnologia que surgiu - e que a indústria do disco não estava interessada em criar. Assim como no caso da RCA com o início da televisão, as gravadoras não querem matar a inovação. Querem apenas destruir o inovador e reinventar tudo - para serem eles os inventores.

A intenção já foi explicitada várias vezes pelos diretores das indústria do entretenimento. Foi o caso, por exemplo, do CEO da AOL Time Warner, Gerald Levin, que disse estas palavras durante um painel de discussão recentemente: "O Napster é um modelo para a próxima geração de distribuição de música. Mostrou o caminho para um sistema de entrega de conteúdo que representará o futuro para a distribuição de música e de outros tipos de entretenimento. O valor do Napster é basicamente ser a primeira interação de um novo modelo para consumo de entretenimento com um espaço digital que não possui um lugar físico e que eu posso acessar a qualquer hora, por meio de múltiplos aparelhos. E música é apenas a primeira amostra de onde nós levaremos o entretenimento".

Imagine se meses atrás os advogados do Napster tivessem apresentando a seguinte proposta de acordo aos advogados das gravadoras: "Nós fecharemos o sistema agora, para sempre, se em troca vocês assinarem um documento se comprometendo a nunca abrir um serviço de distribuição de músicas semelhante ao nosso". Vocês acreditam que as gravadoras aceitariam?

Nota do Editor
Vicente Tardin é editor do Webinsider, onde este texto foi originalmente publicado.


Vicente Tardin
Rio de Janeiro, 6/8/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Influências I de Gian Danton


Mais Vicente Tardin
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
30/1/2002
09h54min
Acho que esta muito completo!!!
[Leia outros Comentários de Ricardo Garção]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Fogo Morto Coleção Ler É Aprender Volume 10
José Lins do Rego
Klick, Folha de São Paulo
(1997)



Contabilidade Empresarial
Adriano Rodrigues, Josir Simeone Gomes
Campus
(2014)



O Guardião de Memórias
Kim Edwards
Arqueiro
(2008)



Modalidades Terapêuticas para Lesões Atléticas
Craig R. Denegar
Manole
(2003)



Geração Alpha Geografia 6 Ed 2019 - Bncc.
Fernando Dos Santos Sampaio
Sm
(2019)



O Diário de Helga
Helga Weiss
Int
(2013)



A Rosa De Alexandria
Manuel Vázquez Montalbán
Companhia Das Letras
(2006)



Les Souffrances Du Jeune Werther
Goethe
Folio
(2011)



Livro Resgate
José Eduardo Mendes Camargo
Leo Christiano Editorial
(2017)



Wild Swans - Three Daughters of China
Jung Chang
Harper Trade Uk Ie
(1993)





busca | avançada
55741 visitas/dia
2,5 milhões/mês