Ed Motta ao vivo | Fabio Silvestre Cardoso | Digestivo Cultural

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Hoje a festa é nossa
>>> A Bienal e a Linguagem Contemporânea
>>> Comum como uma tela perfeita
>>> Entrevista com Cardoso
>>> Ensino Inferior
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Samba da benção
>>> O novo GPT-4o
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> Entrevista com Guilherme Fiuza
Mais Recentes
>>> Estratégia. Net de Marco Antônio Gugierrez pela Accel
>>> Viagens Místicas de Pedro Siqueira pela Sextante (2021)
>>> Entre a Espada e a Palavra de Maria Lucia de Arruda Aranha pela Moderna
>>> O Vermelho e Negro Volume I de Stendhal pela Difusão Europeia (1965)
>>> Registro Mercantil de Marcelo Manhaes de Almeida pela Quartier Latin
>>> As Memórias do Livro de Geraldine Brooks pela Agir (2012)
>>> Curso De Direito E Processo Previdenciario de Frederico Amado pela Juspodivm (2020)
>>> Amelia Earth 2 de Hanna Fish pela Sandfor (2017)
>>> Deus e Meu Amigo de Inc the Clever Factory pela Todolivro (2013)
>>> Whatsapp Tô Expectativa When You’re Expecting de Heidi Murkoff pela Eorkman Publishing
>>> Coleção Nosso Seculo 1910/1930 e 1960/1980 de Abril pela Abril (1981)
>>> O Guarda- Noturno de Cleunice Orlandi de Lima pela Brasil
>>> Descanse Em Paz, Meu Amor... de Pedro Bandeira pela Atica (1996)
>>> Fisiologia do Exercício - Bioenergética Humana e Suas Aplicações de George A. Brooks, Thomas D. Fahey, Kenneth M. Baldwin pela Phorte (2011)
>>> Woodstock de Peter Fornatale; Jamari da Costa Franca pela Agir (2009)
>>> Os Deuses Eram Astronautas Origem dos Deuses e Semideuses de Nelson C y Cunha pela Edrel (1968)
>>> Michaelis: Minidicionário Inglês-português/ Português-inglês de Melhoramentos pela Melhoramentos (2002)
>>> O Sonho da Buya-wasu de Moara Tupinamba Tapajowara pela Miolo Mole
>>> Lucy, Or, the Delaware Dislogues de Babette Rosmond pela Simon And
>>> Parisian Chic de Ines De La Fressange, Sophie Gachet pela Flammarion (2011)
>>> Bonfanti Monographie Referentielle de Daniel Piza; Michael F. Gibson pela Acatos (2005)
>>> Projeto Teláris. Geografia 7. 7º Ano de J. William Vesentini pela Atica (2013)
>>> Almanaque Wicca 2007 de Wicca pela Wicca
>>> O Mago - a Incrivel Historia de Paulo Coelho de Fernando Morais pela Planeta (2008)
>>> Business Model Generation. Inovação Em Modelos De Negócios de Alexander Osterwalder pela Alta Books (2011)
COLUNAS

Terça-feira, 2/8/2005
Ed Motta ao vivo
Fabio Silvestre Cardoso
+ de 3800 Acessos

Há pouco mais de uma semana, Ed Motta esteve no 8º Visa Búzios Jazz e Blues, onde apresentou o repertório do seu novo álbum Aystelium, junto com o Septeto Euphonico Moderno. Os leitores interessados na apresentação podem ler mais a respeito aqui. Naquela ocasião, até por se tratar de um festival de Jazz, o show estava mais de acordo com um espetáculo instrumental, envolvendo uma maior participação das linhas de improviso e dos músicos nos solos, por exemplo. Um formato bem diferente, portanto, do Ed Motta em DVD, lançado recentemente pela Trama. Nele, logo de início, o telespectador nota um Ed Motta mais adepto às canções, mas que não esquece a importância da música instrumental. É o que se vê na introdução "Dwitza ouverture", na qual apenas a banda atua. Guitarra, contra-baixo, teclado e bateria envolvem o palco com o estilo "poptical" do cantor carioca.

Nessa versão mais cantante, Ed Motta faz mais concessões pop, absorvendo um ritmo dançante das versões de suas músicas. Nos sucessos "Tem espaço na Van" e "Fora-da-lei", por exemplo, há uma clara levada mais funk e soul, tanto por parte dos instrumentos como pelo seu canto mais cadenciado. De sua parte, o cantor parece estar bem à vontade, ora fazendo as vezes de um teclado, ora improvisando novos sons. O ambiente é composto, ainda, por um cenário pensado não somente na iluminação, mas, sobretudo, na indumentária dos músicos, quase todos portando boinas, no melhor estilo vintage. Ainda no que se refere ao conjunto, percebe-se a formação fora dos padrões, com a bateria ficando no lado direito - fato que explica certa equivalência sonora dos instrumentos - para que todos se ouçam.

Embora seja uma apresentação ao vivo, a participação do público só é perceptível graças aos aplausos e aos assovios. Não fosse por isso o telespectador teria a impressão que se trata de uma gravação em estúdio. As tomadas da câmera, nesse sentido, concentram-se muito mais em Ed Motta e na sua banda, não deixando escapar nenhuma expressão facial mais curiosa dos músicos, por exemplo. Tais reações acabam por chamar mais a atenção quando captam o momento de passagem de uma música para outra, como ocorre de "Manuel" (outro hit) para "Vamos dançar" (destaque, aqui, para o virtuoso solo de contrabaixo de Alberto Continentino).

Detalhes à parte, na medida em que o show avança, o telespectador visualiza uma melhor combinação dos músicos de acordo com o repertório, como se eles ficassem à vontade aos poucos, para alcançar um ponto-chave em determinado período da apresentação. Essa etapa chega, propositalmente ou não, na faixa "Falso milagre de amor", que traz um andamento moroso e cadenciado. Seria uma temeridade não perceber que essa canção é fruto de um ciclo que se inicia com "My rules", passando por "Baixo rio" e "Drive me crazy". Em todas elas, Ed Motta sabe explorar sua voz na aposta de contrate com a participação dos instrumentos, principalmente o teclado que, nessas faixas, utiliza a sonoridade de um piano.

Do ponto de vista técnico, Ed Motta em DVD traz nos "extras" (variável chamativa dessa plataforma) dois videoclipes ("Colombina" e "Tem espaço na Van"), além de um mini-documentário sobre os bastidores de em estúdio do álbum Poptical. Dentro do show, os recursos tecnológicos, como outras tomadas de câmera, poderiam ter sido utilizados com mais propriedade a fim de que o DVD ficasse mais "rico" em variedades no seu conteúdo, uma vez que assim refletiria o que há de mais relevante no estilo de Ed Motta.

Biscoito Fino: Bibi canta Piaf

Sobre a música francesa, pairam alguns mitos, que vão desde a fama de ser excessivamente sentimental até o fato de possuir uma longa tradição de cantores populares, como Charles Aznavour e Henri Salvador. Talvez a figura que mais se encaixe nessa perspectiva seja Edith Piaf, cantora-símbolo, ícone, representante máxima de um gênero de canção francesa. A rigor, Piaf, ela mesma, se confunde com a canção francesa de uma época, assim como ocorre com Orlando Silva e o Brasil, embora este não pertença necessariamente ao mesmo estilo. A comparação pode soar um pouco vaga hoje, mais de meio século após a morte desses intérpretes. É nesse contexto que se justifica a importância do lançamento de Bibi canta Piaf, que ora é lançado pela Biscoito Fino. Em 16 faixas, o ouvinte descobre e pode até mesmo sentir a potência - e, por vezes, o excesso - de Bibi Ferreira ao interpretar a cantora francesa. A obra merece uma análise mais aprofundada.

"Eu sou uma cantora barata. Só preciso de um refletor e um acordeom". A frase é da própria Bibi Ferreira, na música que abre o espetáculo. No princípio, há uma preocupação em apresentar Edith Piaf para o público. Pelo que se ouve, não se trata apenas de uma introdução musical ao vivo. Há, sim, toda uma feição teatral com o intuito de envolver o espetáculo. Outro detalhe que marca o disco também está presente em "La Foule", a primeira faixa. Bibi mescla a versão em português com o original, em francês.

De um modo geral, Bibi traz um panorama bem fiel à musicalidade de Piaf, tanto no que se refere ao instrumental como no tocante à interpretação em si. No primeiro caso, os violinos e o já citado acordeom resgatam um pouco da maneira como eram construídas as canções - melodias lamuriosas e com ênfase dominante no trágico. Por outro lado, Bibi parece, mesmo quando canta em francês, imprimir o significado de cada canção, pronunciando cada palavra. É assim com "L'accordeoniste", na qual canta o a trajetória de uma jovem apaixonada: "La vie de joie est seule/ Et tant pis s'elle crève/ Son homme ne reviendra plus/ Adieu touts les beaux rêves/ Sa vie, elle est foutue." A dramaticidade é exposta com os picos de agudo que a voz alcança.

Em "Padam, Padam", é a potência da voz que se sobressai. Num primeiro momento, a música começa tranqüila, com o acompanhamento quase imperceptível, e Bibi à meia voz. Aos poucos, à medida que os versos passam, a canção toma corpo e o crescente dos instrumentos seguem a intérprete com a mesma segurança e contrapartida instrumental. Nesta seleção da Biscoito Fino, as únicas versões que deixam a desejar são duas canções-clichê: "La vie en rose", na qual a cantora opta por uma versão lenta em que os instrumentos assumem uma importância sem necessidade, e "Non, Je ne regrette rien", faixa em que ela não canta e deixa o ouvinte com a lembrança da versão equivocada de Cássia Eller para o Acústico MTV. Ainda assim, no ano em que o Brasil é homenageado pela França, a canção francesa recebe uma grande interpretação de Bibi "Piaf" Ferreira. Sorte dos brasileiros.


Fabio Silvestre Cardoso
São Paulo, 2/8/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Calvário da Velocidade de Juliano Maesano
02. Darwinismo Miserável de Carlos Benites
03. O início da TV foi parecido com o Napster de Vicente Tardin


Mais Fabio Silvestre Cardoso
Mais Acessadas de Fabio Silvestre Cardoso em 2005
01. Brasil e Argentina: uma História Comparada - 3/5/2005
02. O século da canção - 5/4/2005
03. Os Clássicos e a Educação Sentimental - 8/2/2005
04. Estudo das Teclas Pretas, de Luiz Faccioli - 22/2/2005
05. O Afeto Autoritário de Renato Janine Ribeiro - 22/11/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Iôiô Apaixonado
Carlos Correia
Distri
(1983)



Organização, Sistema e Método
Luiz César Gonçalve
Atlas
(2009)



Rose
Martin Cruz Smith
Record
(1998)



Livro Morte Um Enigma Decifrado - Pe Waldemir Santana
Pe. Waldemir Santana
Autor Associado
(2011)



Microbiologia para as Ciências da Saúde Plt 675.
Paul G. Engelkirk; Janet Duben-engelkirk
Gen / Guanabara Koogan
(2014)



Awankana - o Segredo da Múmia Inca - 2ª Edição
Giselda Laporta Nicolelis
Saraiva
(2000)



Esclarecendo as deficiências:aspectos teóricos e práticos para contribuição com uma sociedade inclusiva
Márcia Honora
Ciranda Cultural
(2008)



A Semana I
Machado de Assis
Globo



As Bençãos do Seu Anjo! - Infantil
Selma Said
Vozes
(2003)



História-origem, Estruturas e Processos-uma Leit da Hist Ocid P o e M
Luiz Koshiba
Atual
(2000)





busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês