Zimbo Trio: Sorrisos e Improvisos | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
Mais Recentes
>>> Matemática Financeira Objetiva E Aplicada de Abelardo De Lima Puccini pela Campus (2011)
>>> Morri Para Viver - Meu Submundo De Fama, Drogas e Prostituição de Andressa Urach pela Planeta do Brasil (2015)
>>> Barriga De Trigo de William Davis pela Wmf Martins Fontes (2013)
>>> Responsabilidade Civil Dos Provedores De Servicos de Marcel Leonardi pela Juarez De Oliveira (2005)
>>> Quem Vai Salvar A Vida? de Ruth Machado Lousada Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes - O Amor Nunca Morre. . . de Emily Bronte pela Lua de Papel (2009)
>>> Nao Confunda de Eva Furnari pela Moderna (2015)
>>> O Filho Do Grufalo de Julia Donaldson pela Brinque-book (2013)
>>> Fome de poesia de Jonas Ribeiro pela Suinara (2023)
>>> As Sutis Camadas Dos Pensamentos De Nestor de Jonas Ribeiro pela Ciranda Cultural (2020)
>>> A megera domada de Hildegard feist pela Scipione (2009)
>>> Princípios Constitucionais Tributários de Americo L. M. Lacombe pela Malheiros (2000)
>>> Video e educação de Joan ferres pela Artes medicas (1996)
>>> Toda A Historia - Historia Geral E Historia Do Brasil - Ensino Medio de Piletti/ Arruda pela Atica (didaticos) (2015)
>>> Os Bichos Que Tive de Orthof pela Salamandra (2020)
>>> Mandalas de Rudiger Dahlke pela Pensamento (2011)
>>> O Sumiço Da Noite - Coleção Crônicas Indígenas de Daniel munduruku pela Caramelo (2015)
>>> Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne pela Escala Educacional (2009)
>>> A Arca De Noé de Vinicius De Moraes pela Companhia Das Letrinhas (2016)
>>> A chave da virada de Marcello Niek; Bruno Raso pela Casa Publicadora Brasileira (2024)
>>> Defect Prevention: Use Of Simple Statistical Tools de Victor E Kane pela Dekker (1989)
>>> Jamais Ceder: Os Melhores Discursos De Winston Chu de Winston S Churchill pela Zahar (2005)
>>> Auto Da Barca Do Inferno - Adaptação De Luiz Galdino de Gil Vicente pela Escala Educacional (2010)
>>> Forca Delta - por dentro da tropa antiterrorista americana de Eric L. Haney pela Landscape (2003)
>>> A dor que dói na juventude de Padre Zezinho pela Paulus (2008)
COLUNAS

Quarta-feira, 31/5/2006
Zimbo Trio: Sorrisos e Improvisos
Rafael Fernandes
+ de 5600 Acessos

O Zimbo Trio - sinônimo de liberdade artística - nasceu ironicamente no mesmo ano do Golpe Militar: 1964. Luiz Chaves (baixo), Rubens Barsotti (bateria) e Amilton Godoy (piano) juntaram elementos eruditos, do jazz, samba e demais ritmos brasileiros numa mistura até então rara. O grupo foi um dos primeiros - e acabou se tornando um dos principais - trios instrumentais do Brasil, juntamente com o Tamba Trio, Jongo Trio, entre outros. Porém, diferente de seus contemporâneos, o Zimbo continua firme e forte até hoje. Se atualmente é corriqueiro encontrar trios com influências jazzísticas - qualquer cantora metida a moderna tem; se é relativamente fácil encontrar bares e casas de shows que oferecem jazz em seu cardápio musical, se é normal misturar esse estilo com música brasileira (para além da bossa nova), muito se deve ao Zimbo Trio. Não só precursores musicais, mas também no ensino, seus integrantes fundaram, em 1973, o CLAM - Centro Livre de Aprendizagem Musical, em São Paulo - que funciona até hoje, e é um dos mais importantes e conceituados centros de ensino musical do país.

Com quase meia centena de discos gravados (quarenta e oito, para ser preciso), o Zimbo Trio também acumula prêmios, entre eles o Troféu Imprensa, Roquete Pinto, Pinheiro de Ouro, Chico Viola, Índio de Prata, Candido Mendes, o VIIº Prêmio Sharp de Música, entre outros. O trio estreou em um show de Norma Bengel (produzido por Aloysio de Oilveira) e começou a ganhar projeção em 1965 quando formou a banda de apoio do programa O Fino da Bossa, da TV Record, com Elis Regina e Jair Rodrigues. Além desses, acompanharam diversos artistas durante os anos, dentre os quais, Elizeth Cardoso, Sebastião Tapajós, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Heraldo do Monte e se apresentaram com orquestras sinfônicas do Brasil, Venezuela, Argentina, Uruguai, Colômbia e também no Phillarmonie de Berlin, Town Hall, entre outras. Incontáveis são e foram as apresentações em trio no exterior.

O Zimbo Trio de 2006 conta com Itamar Collaço no baixo e a música continua brilhante. Recentemente o grupo fez show no agradável e elegante Tom Jazz, com um público em muito bom número - considerando que estávamos na semana do "caos" em São Paulo. Iniciaram a festa com "Samba Dobrado" (Djavan), seguida pela bela "Bebê" (composição de Hermeto Pascoal, incluída em seu ótimo disco de piano solo Por Diferentes Caminhos) e "Feitio de Oração" que começou com belo solo de Amilton Godoy - o músico alternou entre delicadeza e virtuosismo; seus companheiros o seguiram e fizeram marota versão do clássico de Noel Rosa e Vadico.

O show prosseguiu com mais uma de Hermeto, "Chorinho pra Ele"; "Bocoxé" - um dos afrosambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes - veio a seguir e depois o trio executou "Conversando no Bar", de Milton Nascimento, com um arranjo que soube equilibrar com destreza volúpia e delicadeza. Destaque também para o público, que estava muito mais interessado no show do que num "happy hour chique". Raro isso. Tão raro que, antes de "Beatriz", Amilton Godoy destacou o quanto é necessário uma alta dose de concentração para sua execução, implicando silêncio e afirmou que por isso não tocam essa música com a freqüência que gostariam, pois poucas vezes a platéia colabora; em seguida elogiou o comportamento dos presentes. A execução da obra-prima de Chico Buarque e Edu Lobo teve momentos de diálogo melódico entre piano e baixo e a versão do Zimbo teve início delicado para, em seguida, desembocar numa suave bossa nova - que privilegiou o improviso, e retornou à delicadeza para encerrar a canção.

Antes de "O Morro não tem vez" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Amilton disse ser essa canção um prato cheio para os músicos amantes do improviso, o que foi confirmado na execução da música, que teve altas doses de peso e swing, com espaço para solos da vigorosa cozinha. "Gabriela" - de Tom Jobim - apareceu em sua versão completa, o que nem sempre ocorre. Para o bis, os músicos tocaram "Chega de saudade" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), convidando o público a cantar a música, com resposta imediata.

Um grande indicativo de um bom show são os sorrisos nos rostos dos músicos e do público. E isso aconteceu com fartura. O Zimbo Trio continua afiado e cheio de sorrisos e improvisos.

Nota do Editor
Todas as fotos são de autoria de Murilo Rodrigues.


Rafael Fernandes
São Paulo, 31/5/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. As sobras completas, poesias de Jovino Machado de Jardel Dias Cavalcanti
02. O holismo conformado de David Butter
03. Mini-cartografia do prazer gastronômico paulistano de Adriana Baggio
04. Ser escritor ou estar escritor? de Jonas Lopes
05. Orgulho e preconceito, de Jane Austen de Fabio Silvestre Cardoso


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2006
01. 10 vídeos musicais no YouTube - 23/8/2006
02. Quem ainda compra música? - 2/8/2006
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria - 13/9/2006
04. Ney Matogrosso: ótimo intérprete e grande showman - 5/7/2006
05. Uma homenagem a Maysa - 25/4/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Pai-nosso computador
John Updike
Rocco
(1987)



Poemas para a amiga e outros dizeres
Helena Parente Cunha
Mulheres
(2014)



Retrato Da Arte Moderna 298
Katia Canton
Martins Fontes
(2010)



Portugues - Contexto, Interlocuçao e Sentido 3
Maria Luiza Abaurre
Moderna
(2008)



A Força do Entusiasmo
Prof. Gretz
Florianópolis
(2003)



Pais e Filhos Novas Soluções para Velhos Problemas
Haim Ginott
Block
(1989)



O dobro de cinco
Lourenço Mutarelli
Devir Livraria
(1999)



Psicologia Moderna
Antônio Xavier Teles
Ática
(1974)



A Psicologia do Intercâmbio de Comportamento
Gergen
Edgard Blücher
(1973)



How to Develop Emotional Health
Oliver James
MacMillan
(2014)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês