Idiotice Internacional | Juliano Maesano | Digestivo Cultural

busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
>>> Tabus do Orkut
>>> O criado e o mordomo: homens do patrão
>>> Discos de MPB essenciais
>>> Traição em cem atos
>>> Referências
>>> Hatoum e os novos autores
>>> 10º Búzios Jazz & Blues III
>>> O Frankenstein de Mary Shelley
>>> Guimarães Rosa em Buenos Aires
Mais Recentes
>>> Consagro-vos a Minha Língua Capa comum – 1 maio 2010 de por José Carlos Zamboni (Autor) pela É Realizações (2025)
>>> Livro Somos Todos Filhos Dos Deuses de Erich Von Däniken pela Circulo do Livro
>>> Você s/a : Coleção Desenvolvimento Profissional - Por que os clientes não fazem o que você espera? de Ferdinand F. Fournies pela Sextante (2006)
>>> Futuro Roubado de Lynne Graham pela Harlequin (2017)
>>> Livro A Hora Da Verdade de Pedro Bandeira pela Vôo Livre (2009)
>>> Livro Confie Em Mim de Harlan Coben pela Arqueiro (2009)
>>> Livro Os Grandes Iniciados Jesus de Édouard Schuré pela Martin Claret
>>> Livro Civilização E Pecado de Konrad Lorenz pela Konrad Lorenz (1973)
>>> Você s/a : Coleção Desenvolvimento Profissional - Como se tornar mais organizado e produtivo de Ken Zeigler pela Sextante (2007)
>>> Machado E Juca - Colecao Jabuti de Luiz Antonio Aguiar pela Saraiva (2009)
>>> Revista Artesanato Labores Del Hogar Nº 521 Maio 2002 de Labores pela Labores
>>> Livro O Homem Mundial Poderão As Sociedades Humanas Sobreviver? de Philippe Engelhard pela Instituto Piaget (1996)
>>> Você s/a : Coleção Desenvolvimento Profissional - Networking Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos de Diane Darling pela Sextante (2007)
>>> Livro Ensino De Natação Ao Principiante de Franz Klemm pela Franz Klemm (1982)
>>> Revista Artesanato Labores Del Hogar Nº 507 Fevereiro 2001 de Labores pela Labores
>>> Livro Por Que As Empresas Morrem de Odívio Fávero pela Saber (2005)
>>> Livro Por Trás da Máscara de Norian Segatto pela Publisher Brasil (1996)
>>> Livro Supercapitalism The Transformation Of Business, Democracy, And Everyday Life de Robert B. Reich pela Random House (2007)
>>> Oito Minutos Dentro De Uma Fotografia de Ganymédes José pela Moderna (2003)
>>> Você s/a : Coleção Desenvolvimento Profissional - Como Administrar seu tempo de Marc Mancini pela Sextante (2007)
>>> Revista Artesanato Labores Del Hogar Nº 488 Maio 1999 de Labores pela Labores
>>> Livro Dorival Caymmi de Francisco Bosco pela Publifolha (2006)
>>> Você s/a : Coleção Desenvolvimento Profissional - Aprendendo a lidar com pessoas difíceis de Rick Brinkman pela Sextante (2006)
>>> Livro Vinicius De Moraes de Eucanaã Ferraz pela Publifolha (2006)
>>> Livro Understanding Human Motivation What Males People Tick? de Donald Laming pela Blackwell (2004)
COLUNAS >>> Especial Terror nos EUA

Quinta-feira, 13/9/2001
Idiotice Internacional
Juliano Maesano
+ de 2700 Acessos

Um pouco atrasado no assunto, eu sei. Tudo o que meus companheiros colunistas disseram (ou quase tudo) pode ser considerado também como a minha linha de pensamento. Vou então aqui deixar uns poucos pensamentos que gostaria de deixar claro.

Primeiro, eu não iria escrever. Como todos, ou quase todos, eu não sabia o que pensar, escrever ou dizer. E assim como todos, me arrisco a ser exaltado e impulsivo pelo calor do momento, mas não me preocupo. Resolvi escrever para meu capricho mesmo. Para depois, com a cabeça fria e mais consciente poder reler e ver o que eu senti nesse momento.

Os Estados Unidos são para mim como minha própria pátria. Em muitas áreas olho para eles com admiração real (e não "pagação de pau", desculpem o português), e é claro que em muitas outras áreas eu discordo de suas ações, da mesma maneira que discordo de quase tudo aqui na minha pátria real, o Brasil. Numa estimativa grosseira, posso dizer que estive morando nos EUA por uns 3 anos, em épocas distintas. Sem contar mais de vinte viagens que duraram de sete a vinte dias, esporádicas... (No mês que vem eu estaria em New York e Atlantic City, de férias...)

Pelo fato de sentir a realidade norte-americana dentro de mim, fiquei completamente ofendido com a ação animal presenciada no dia 11 de setembro, o mais novo dia que vai ficar para a história. Até esse momento sinto como se tivessem mexido comigo, com o meu povo... afinal, mexeram com os meus amigos.

Primeiro o fato mais sério, as pessoas. Nem preciso me esticar aqui no ódio que sinto pelas milhares de vidas inocentes perdidas por mãos de demônios imundos. Americanos, brasileiros, europeus, africanos, asiáticos e latinos; é certo que indivíduos de todos os povos estavam nos locais dos atentados. Foi um ataque ao mundo todo, não a um prédio americano.

Posso ser "materialista", mas após os inocentes dos locais atingidos e passageiros dos aviões mortos, me vem à cabeça a perda do World Trade Center. Não estou falando de bilhões. Estou falando da beleza que era olhar para os arranha-céus da cidade e ver as duas torres ali. Contrariando uma colunista, eu digo aqui que amava aquela paisagem. Com sol ou neve, os prédios eram brilhantes, maravilhosos; assim como o Empire State e muitos outros locais da cidade, tão aconchegante e parecida com minha cidade natal, São Paulo.

Mais um ponto que veio à cabeça foi o de me colocar no local do acidente. Nem posso contar as vezes que peguei vôos internos em Boston, Washington, New York, Los Angeles, etc... pela United e American Airlines. Me via ali, presenciando algo similar. O que eu faria? Provavelmente estaria esfaqueado, tentando incitar os passageiros a uma luta corpo-a-corpo. E depois, tentei me ver no prédio, trabalhando. Ou então no topo da torre (que estava fechada ainda naquela hora da manhã), onde os turistas podem apreciar uma das mais belas vistas de um dos maiores prédios do mundo. E pensar em tudo isso me deixou "puto", de verdade! (Desculpem meu português novamente, espero que o Editor não censure essas leves palavrinhas)

Outra coisinha que eu quero dizer é que acho realmente que os responsáveis não são americanos. Posso me enganar, sei disso. Mas quero deixar minha impressão. Em primeiro lugar, americanos doidos capazes de fazer isso não costumam se matar em atentados, isso é coisa de árabe (posso estar enganado). Depois, os americanos doidos, normalmente indivíduos brancos do centro dos Estados Unidos, gostam do presidente Bush (eles não gostavam do governo Clinton). Esses americanos "xaropes" de milícias locais querem sua liberdade para comprar e carregar rifles e armas para caçar e proteger suas fazendas e comunidades, e Bush é um deles, outro "xarope". Portanto apostaria em um Bin Laden, ou um grupo palestino ou iraquiano.

Depois, gostaria de rebater críticas de pessoas desinformadas e bobos-alegres que gostam de falar mal de países que mal conhecem ou têm dor-de-cotovelo: o argumento de que "os americanos são arrogantes e foram incompetentes em deixar um atentado atingir seu maior centro nervoso militar e de inteligência", que foi o Pentágono, é um argumento idiota e infeliz.

Em primeiro lugar, o Pentágono não é mais o centro principal de nada. Os principais estrategistas foram mudados a outras bases há anos atrás, dentre elas a principal em Langley, Virginia. Depois, como alguém pode ser tão inocente em dizer que eles tinham obrigação de fazer alguma coisa em termos de segurança para evitar a queda de um avião num prédio como foi o caso do Pentágono e das torres? O que vocês queriam, que colocassem uma rede de borracha para parar a aeronave? É impossível se proteger contra um avião que cai. Não há o que fazer. E para a maioria que fala das coisas sem saber nada: saibam que o Pentágono é exatamente ao lado do aeroporto da cidade, quando pousei lá tirei foto do Pentágono da janela do avião. Como alguém pode suspeitar que um avião a 100 metros de um aeroporto é uma ameaça? É a mesma coisa que o quartel da PM em Campo Belo (São Paulo) suspeitar de um avião chegando perto, mesmo estando a 200 metros do Aeroporto de Congonhas.

Acho que a única falha norte-americana deve-se à fácil entrada em aeroportos e tomada de controle dos aviões pelos terroristas. E não é uma falha pequena, é um absurdo. Se realmente os malucos entraram e dominaram os aviões armados apenas de facas, dá até pra entender, mas é uma regra idiota permitir entrada de facas em aviões, não é? Com certeza vão mudar essa regra logo, logo. Quando soube que devem ter sido de três a cinco criminosos com facas, me espantei por nenhum passageiro ter tido a idéia de um ataque corporal, pois com certeza 50 passageiros contra 5 trouxas com facas seria moleza. Mas parece agora que o avião que caiu na floresta pode ter sido derrubado por uma revolta dos passageiros, se realmente não foi abatido pela Força Aérea.

Fico por aqui, pois nessa altura tenho tanta certeza sobre o resto quanto vocês.

Se você discorda de tudo, envie um email para essa coluna.


Juliano Maesano
São Paulo, 13/9/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Não presta, mas vá ver de Carla Ceres
02. Uma vida para James Joyce de Daniel Lopes
03. Rodrigo e a guerra de André Pires
04. Violência e sangue em Gangues de Nova York de Clarissa Kuschnir
05. Argos, o ET de 100 olhos de Félix Maier


Mais Juliano Maesano
Mais Acessadas de Juliano Maesano em 2001
01. Anos Incríveis - 21/6/2001
02. Harry, Rony e Hermione - 22/11/2001
03. Filmes de Natal - 13/12/2001
04. O Papel do Produtor - 5/2/2001
05. Diário - 6/12/2001


Mais Especial Terror nos EUA
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Profecias de Nostradamus até outubro de 1999
Marques da Cruz
Pensamento



Recursos Terapeuticos Em Fisioterapia
Chad Starkey
Manole
(2001)



A Moreninha - Col Nossa Literatura
Joaquim Manuel Macedo
Paulus
(2009)



Coleção Professor Pasquale 8: Regência Verbal e Nominal
Pasquele Cipro Neto
Gold



Gente da Terra Catarinense
Paulo Fernando Lago
Ufsc
(1988)



Desejo Sombrio
Feehan Christine
Universo dos Livros
(2012)



Eleição e Representação Curso de Direito Politico
Gilberto Amado
Sa Cavalcante
(1969)



Jesus o Homem Mais Amado da História
Rodrigo Alvarez
Leya
(2018)



Doutrina e Prática da Evangelização
Delcyr de Souza Lima
Delcyr de Souza Lima
(1985)



Viagem à literatura americana contemporânea
Richard Kostelanetz (Org.)
Nordica
(1985)





busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês