Wikipedia e a informação livre | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
>>> A arte da ficção de David Lodge
>>> Do maior e do melhor
>>> O livro digital Toy Story para iPad: revolução?
>>> Cognição Estética contra o Logos (Parte I)
Mais Recentes
>>> Dicionário Kazar - Edição Masculina de Milorad Pavitch pela Marco Zero (1961)
>>> Familias De Criancas E Adolescentes Abrigados Quem So de Eunice T. Fávero pela Paulus
>>> Verdade Tropical de Caetano Veloso pela Companhia Das Letras (1997)
>>> Cornélius - O Centuriao Que Viu Jesus! de J. W. Rochester e Maria Gertrudes Coelho Maluf pela Lírio (2000)
>>> Tantas Histórias No Escurinho Da Escola de Edson Gabriel Garcia pela Ftd
>>> A Revolução Sul-africana de Analucia Danilevicz Pereira pela Unesp (2012)
>>> Teoria Do Injusto Penal de Juarez Tavares pela Del Rey (2000)
>>> Livro Textos Anarquistas Coleção Idéias L&PM Pocket Volume 157 de Mikhail Alexandrovich Bakunin pela L&pm Pocket (1999)
>>> Mestre Sala e Porta Bandeira de Bruno Chateaubriand pela Ace Digital (2025)
>>> Administração Hoteleira de Geraldo Castelli pela Educs
>>> Les Lois Naturelles De L'enfant - La Revolution De L'educatoin A L'ecole Et Pour Les Parents [ The Natural Laws Of The Child - The Education ... The School And For Parents ] (french Edition) de Celine Alvarez pela French And European Publications Inc (2016)
>>> Cristo Sacramento Do Encontro Com Deus de Chillebeeckx pela Vozes (1968)
>>> 15 Vidas Passadas de Amalia Domingo Soler pela Boa Nova (2015)
>>> Livro Os Seis e o Teco-Teco Misterioso de Irani de Castro pela Ediouro (1976)
>>> O Passado Ainda Vive de Psicografia de Sônia Tozzi pela Lúmen (2010)
>>> O pomar das mexericas de Sergio luiz pela Atual (1991)
>>> Navigating Life: Things I Wish My Mother Had Told Me de Margaux Bergen pela Penguin Press (2016)
>>> A troca justa de Marina Pechivanis pela Umbigo do mundo
>>> EspaçoNumerática - Uma Linguagem Científica e Simbólica de Lucília pela CHI - Centro Histórico Internacional (2005)
>>> A Crise Da Consciência Europeia 1680-1715 de Paul Hazard pela Ufrj (2015)
>>> A pequena sereia de Sabida pela Sabida
>>> Livro Guia Prático da Revelação de Películas a Cores de Derek Watkins pela Presença, Martins Fontes
>>> Os Leigos Nas Origens Da Igreja de Alexandre Faivre pela Vozes (1992)
>>> Melancia de Marian Keyes pela Bertrand Brasil (2005)
>>> Ética Do Trabalho: A Vida Familiar Na Construção Da Identidade Profissional de Antonia L. Colbari pela Letras & Letras (1995)
COLUNAS >>> Especial Wikipedia

Quarta-feira, 2/5/2007
Wikipedia e a informação livre
Gian Danton
+ de 7700 Acessos

No livro Cibernética e sociedade, Norbert Wiener, reclamava contra a transformação da informação em uma mercadoria: "A informação deve poder circular. A sociedade da informação só pode existir sob a condição de troca sem barreiras. Ela é, por definição, incompatível com o embargo e a prática do segredo, com as desigualdades de acesso à informação e sua transformação em mercadoria. O avanço da entropia, representado pela não informação, é diretamente proporcional ao recuo do progresso".

Para seu desgosto, o modelo que acabou se impondo foi mesmo o de informação como mercadoria, uma mercadoria cara, que torna algumas pessoas ricas e relega milhões à exclusão. Mesmo a criação a Internet, em boa parte, segue essa lógica. Vejam o caso do UOL, cuja maior parte do conteúdo é de acesso livre apenas para assinantes.

As enciclopédias surgiram com proposta semelhante à da cibernética: democratizar a informação. Os filósofos iluministas acreditavam que o acesso ao conhecimento facilitaria à sociedade divorciar-se das trevas da Idade Média. A irracionalidade e a superstição sucumbiriam diante das luzes enciclopédicas.

Ocorre que a enciclopédia foi transformada em mercadoria e, se por um lado, sua existência iluminou as classes abastadas, por outro lado, deixou nas trevas toda uma camada de excluídos.

Além disso, a cristalização do conhecimento parecia não ser um grande problema na época do iluminismo, mas logo se revelou fatal. "A idéia de que a informação possa ser armazenada, num mundo em constante mudança, sem com isso sofrer enorme depreciação, é uma idéia falsa", afirmava Wiener.

Algumas enciclopédias tentaram solucionar o problema enviando aos seus assinantes, todos os anos, um livro de atualização, uma solução canhestra, pois não eliminava as informações defasadas existentes em outros livros. Como exemplo, uma enciclopédia lançada pouco antes da queda do muro de Berlin viu-se com dezenas, talvez centenas de verbetes desatualizados com a desestruturação do bloco socialista. Com a popularização dos computadores, as enciclopédias tentaram desesperadamente resolver a situação emitindo, de tempos em tempos, CD-ROM com atualizações, o que, de qualquer forma não eliminava o problema de que boa parte das informações constantes nos livros estavam desatualizadas.

Outra dificuldade das enciclopédias convencionais é que elas lidavam apenas com aquilo que os cibernéticos chamam de informação classificadora. Nesse contexto, as informações são classificadas em categorias mutuamente excludentes. Uma baleia é, ou um peixe, ou um mamífero. Não se pode incluir uma coisa em duas categorias. A informação relevante e a relacional eram totalmente ignoradas.

A informação relevante trata daquilo que é relevante para cada pessoa. Se quero aprender a engraxar sapatos, o melhor tipo de graxa é uma informação relevante para mim. Se meu vizinho quer saber como se alimenta um passarinho, essa é a informação relevante para ele.

Nas enciclopédias, só era considerada relevante a informação oficial. Você poderia encontrar facilmente a relação dos presidentes brasileiros, mas provavelmente não acharia o nome do ator que interpretou um símio no primeiro filme do Planeta dos macacos.

No universo relacional, as informações têm relevância pela sua relação com outras informações. Usando essa lógica, eu posso começar pesquisando sobre Jorge Luis Borges, encontrar informações de que o autor era fascinado por tigres e ir pesquisar tigres. Ao acessar essa informação, posso descobrir que os tigres vivem em sua maioria na Ásia, em países como a Índia. Assim, uma pesquisa que começou com Borges pode terminar com religiões indianas. Na enciclopédia convencional, fazer esse tipo de link exigiria a abertura desordenada de vários volumes e um trabalho colossal.

O surgimento da Wikipedia mudou tudo. Pela primeira vez havia surgido uma enciclopédia a que se pode ter acesso universal, na qual a informação é totalmente livre. Uma enciclopédia na qual o universo relacional é predominante. Na Wikipedia podemos viajar entre os links relacionando informações com o simples clicar de um mouse.

A Wikipedia também rompeu com a forma vertical com que se fazia enciclopédias, permitindo a emergência da informação relevante. Como o leitor pode ser também autor, ele introduz informações que são relevantes para ele, rompendo com o discurso oficial e, ao mesmo tempo, mantendo a enciclopédia atualizada quase que diariamente.

Um exemplo interessante ocorreu com o movimento "Xô Sarney". Esse movimento começou no Amapá como reação contra a campanha de censura que o senador tem imposto ao estado. Os órgãos de imprensa são quase todos aliados do senador e os que o criticam são silenciados pela justiça.

A campanha começou quando o político processou duas blogueiras, uma por ter publicado uma caricatura sua e outra por conta de um comentário de um leitor. Como resultado, a blogosfera se solidarizou e, no auge, a campanha chegou a constar em milhares de blogs do mundo todo. A grande imprensa silenciou totalmente sobre o caso e as enciclopédias convencionais registraram apenas a reeleição do senador pelo Amapá.

Na Wikipedia, no entanto, a campanha já aparecia como verbete antes mesmo da eleição e no verbete sobre Sarney foi colocado um link para o "Xô Sarney". Quem pesquisar sobre o senador em uma enciclopédia convencional terá acesso apenas às informações oficiais sobre o mesmo, mas quem consultar a Wikipedia poderá ter acesso ao outro lado da história, à face pouco conhecida do ex-presidente.

A Wikipedia tornou as outras enciclopédias dinossauros de informação. Por mais que as enciclopédias convencionais criem versões on-line com atualização constante, elas, ainda assim, estarão transmitindo apenas informações oficiais, cuja relevância é afeita apenas a um pequeno grupo de decisores oficiais.


Gian Danton
Macapá, 2/5/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Efeitos periféricos da tempestade de areia do Sara de Elisa Andrade Buzzo
02. O que você vai ser quando crescer? de Fabio Gomes
03. Nos brancos corredores de Mercúrio de Elisa Andrade Buzzo
04. Política e Cidadania no Sertão do Brasil (parte 2) de Diogo Salles
05. Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 3 de Rafael Fernandes


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2007
01. Os meninos da rua Paulo - 13/8/2007
02. Orwell na pior em Paris e Londres - 8/3/2007
03. Logan's run - 21/5/2007
04. Wikipedia e a informação livre - 2/5/2007
05. Lugar Nenhum - 31/12/2007


Mais Especial Wikipedia
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Medo - Histórias de Terror
Hélène Montardre
Companhia das Letrinhas
(2013)



Caminhos de volta
Francisco Cândido Xavier por espíritos diversos
Geem
(1980)



Moderna Plus - Geografia Aprova Enem
Varios Autores
Moderna
(2015)



Esopo Liberdade Para As Fabulas
Luiz Antonio Aguiar
Escarlate



A Cidade Sombria (col. : O Mestre Das Reliquias)
Catherine Fisher
Bertrand Brasil



Paixões Primitivas - Homens, Mulheres e a Busca do Êxtase
Marianna Torgovnick
Rocco
(1999)



Criando Filhos Em Tempos Difíceis
Elizabeth Monteiro
Mercuryo
(2002)



Ciencias da Natureza 7 ano
Armenio Uzunian
Harbra



Não Faça Nada!-aprenda a Deixar Que Cada um Faça o Seu Trabalho
J Keith Murnighan
Saraiva
(2013)



O Elefante Infante
Rudyard Kipling - Fernando Vilela ilustrador
Musa
(2022)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês