Incoerente | Eduardo Mineo | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Ribeirão Preto recebe a 2ª edição do Festival Planeta Urbano
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um Ano Feliz (!)
>>> História do Ganesha
>>> Reinventando clássicos
>>> No reino de Kapilavastu
>>> Menos que um, novo romance de Patrícia Melo
>>> Dois dedos a menos
>>> Cinema futuro: projeções
>>> Princípio ativo
>>> PFP
>>> Machado de Assis: assassinado ou esquecido?
Mais Recentes
>>> Porque Confiar Na Ciência? de Naomi Oreskes pela Gradiva (2021)
>>> Persépolis - Completo de Marjane Satrapi pela Cia Das Letras (2019)
>>> Conexões Com A Física. 2º Ano de Blaidi Sant¿anna e Outros pela Moderna (2010)
>>> A Volta Da Grauna de Henfil pela Geração (2003)
>>> Farmacologia: Uma Abordagem Didática de Gustav Schellack pela Fundamento (2005)
>>> Gibis Hamlet Classics Illustrated Volume 2 de William Shakespeare; Steven Grant e Tom pela Abril Jovem (1990)
>>> A casa na árvore com 13 andares (1º reimp.) de Andy Griffiths; Terry Denton pela Fundamento (2020)
>>> Curvas Ideais Relações Desconhecidas de Jorge Buescu pela Gradiva (2018)
>>> Vivendo Um Grande Amor de Psicofonia Izoldino Resende pela Chico Xavier (2013)
>>> Clássicos do Cinema Turma da Mônica - O bugado de Mauricio de Sousa pela Panini (2020)
>>> Galileu e a Parábola de Jorge Dias de Deus pela Gradiva (2019)
>>> Livro Tempos De Paz Coleção Vida Nova de Katherine Scholes; Robert Ingpen pela Global (2000)
>>> E Agora Brasil? de José Yunes (Org.) pela Oab-Sp (1988)
>>> Curso de Culinaria Cordon Bleu - Volumes 1 e 2 de Docelar Editora pela Docelar
>>> Descubra Seus Pontos Fortes de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton pela Sextante (2008)
>>> Tão Sublime Sacramento - Tantum Ergo Sacramentum de Pe. Gilson Sobreiro pela Palavra & Prece (2007)
>>> Quando Coisas Ruins Acontecem Às Pessoas Boas (1º reimp.) de Harold Kushner pela Nobel (2011)
>>> Uma Breve História Do Mundo de Geoffrey Blainey pela Fundamento (2010)
>>> O Genio Do Crime: Uma Aventura Da Turma Do Globo de Joao carlos marinho pela Global (2009)
>>> A Chave A Luz E O Bêbado de Giorgio Parisi pela Gradiva (2022)
>>> Lixo De Onde Vem Para Onde Vai de Francisco Cesar P. Rodrigues pela Moderna Paradidático (2025)
>>> É O Lobo? de Vários Autores pela Ciranda Cultural
>>> Meu Corpo: Da Cabeca Aos Pes de Lisa Bullard pela Hedra Educacao
>>> Coleção Série Goosebumps - 9 Volumes de R. L. Stine pela Fundamento (2006)
>>> Os Moomins E O Chapéu Do Mago de Tove Jansson pela Autêntica Infantil E Juvenil (2025)
COLUNAS >>> Especial Deus tem futuro?

Segunda-feira, 31/3/2008
Incoerente
Eduardo Mineo
+ de 6200 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Devo ser o primeiro bobo alegre a discordar da sua própria coluna aqui no Digestivo, mas textos ateus são muito eficazes para me convencer de que é claro que Deus existe. Devo ser como o Otto Lara Resende, que não pode ser apresentado ao demônio pois sofre a tentação de entender as razões do adversário. E o adversário ― bom, sim, os que acreditam em Deus: o papa, o diabo, essa gente ―, as tem de monte. O primeiro ateu que contestar São Tomás de Aquino ou Santo Agostinho vai levar com a Bíblia na testa pra largar a mão de ser besta.

Enfim, eu me li comentando que não acredito em Deus. É bem verdade. Vejo garotas lindas pagando jantares para seus namorados e me é claro que Deus não existe ― um deus jamais permitiria este tipo de barbaridade. Mas, bom, também ouço os concertos de Mozart e fica difícil explicá-los sem uma intervenção divina e das bravas. Me recuso a acreditar que um mero ser humano, um bicho que foi condenado a usar uma privada para sempre ― provavelmente a forma mais baixa que Deus encontrou para nos mostrar quem é que manda aqui ―, pudesse conceber tamanha nobreza em pensamentos. Como Antonio Salieri diz em Amadeus, é óbvio que era Deus cantando através daquele serzinho pornográfico e insignificante.

Portanto, dá pra entender quem acredita em Deus. Por exemplo, lá pelas tantas no meu texto ― aliás, um texto muito simpático, muito agradável, muito leve, inteligente etc. etc. ―, eu falo em R.G.Ingersoll dizendo que o cristianismo valoriza mais a fé do que toda a vida das pessoas e que isso é um absurdo porque, onde já se viu, valorizar mais a fé que a vida das pessoas, oras, oras, oras... Mas é possível dizer em contrapartida que o bom comportamento ― ignoro a sua opinião sobre bom comportamento ― implica necessariamente em seguir as premissas de Deus ― porque, sei lá, ele é o próprio conceito de bondade, não é? ― e que, portanto, mesmo inconscientemente, aquele que vive, digamos, harmoniosamente, estaria agindo sob a força da fé em Deus.

Mas esqueçam, esqueçam isso. Está chato. Vamos falar sobre a igreja católica, esta instituição muito legal que admiravelmente continua a existir, mesmo com os padres se esforçando tanto para acabar com ela. No final do ano passado, fui a um casamento e o padre resolveu falar sobre sexo. Quase tive um troço. "Deus está presente na hora", me lembro do padre dizendo. Juro por Deus ― opa! Sinceramente, não imagino Deus sendo tão desagradável, tão bronco, tão perfeitamente sem educação a ponto de invadir este tipo de privacidade. Que andam ensinando nos cursos de teologia, será? Cadê aqueles padres que faziam os alunos rezarem com os joelhos sobre milhos porque não decoraram a tabuada ou algo do tipo? Pode ser rigidez demais, e talvez até seja, mas isso não me representa nada perto de alguém que acha normal discursar sobre qualquer coisa relacionada a pinto numa igreja.

Digo isso porque não consigo evitar em ter simpatia pela igreja católica e pelo que ela representa, não apenas na arte, mas mesmo nos costumes e valores. Óbvio que não estou incluindo aí a missa brasileira, que é um porre, convenhamos três vezes, uma ofensa a tudo no mundo em matéria de oratória. Os católicos se chateiam bastante quando digo isso, mas, poxa vida, estou mentindo? Sinceridade, os católicos me parecem ir às missas e tentar ler a Bíblia (sempre as piores partes, sempre) muito mais por um sentimento de obrigação que interesse verdadeiro e isto é, sorry, ridículo. Sei, ou suponho saber, que a missa tem algum tipo de significado espiritual e que o ritual, em si, é apenas um componente da coisa toda, mas, sem brincadeira, não podia ser melhorzinho? Preparar melhor aquela gente que fala lá na frente? Eu pagaria de bom grado se soubesse que a igreja estaria usando o dízimo para comprar livros do Padre Vieira, por exemplo. Outra coisa que sempre quis saber dos católicos: por que precisamos ficar nos levantando e sentando o tempo todo? Pra não dormir? Pra evitar a artrose? Ou por algum tipo de demonstração caipira de respeito a Deus? Provavelmente Deus se sentiria mais respeitado se conseguisse pelo menos focar direito nas pessoas que estão lhe visitando.

Agora, o problema de se dizer que se tem simpatia pela igreja é que logo aparece um ateu enchendo o saco. Já ouviram um ateu resmungando sobre a igreja? É a coisa mais irritante do universo! Um ateu reclamando da Santa Inquisição justifica toda a Santa Inquisição. Tudo bem, a igreja pode ter realmente torturado garotinhas lindas e ateado fogo em cidades felizes e prósperas, mas só o teto da Capela Sistina já me parece argumento suficiente para relevarmos o extermínio de umas três galáxias de plebeus metidos a cientistas.

É claro que estou falando sério. Relendo o que escrevi no parágrafo de cima, pode até parecer que eu fui meio indelicado e, tudo bem, ranzinza, mas não consigo pensar em outra forma para explicar esta situação. Sacrificar uma vida para salvar milhões de outras nem sempre é bom negócio: vai depender de qual vida será sacrificada e de quais vidas serão salvas. Assim como esta tentativa já fracassada de me explicar sobre religião e Deus. Aqui, fugindo do comum, mas continuando nele, fico na mesma: depende.


Eduardo Mineo
São Paulo, 31/3/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Algumas leituras marcantes de 2008 de Luis Eduardo Matta


Mais Eduardo Mineo
Mais Acessadas de Eduardo Mineo em 2008
01. Razoavelmente desinteressante - 18/2/2008
02. Dê-me liberdade e dê-me morte - 20/10/2008
03. Bem longe - 4/2/2008
04. Não ria! - 21/7/2008
05. Trauma paulistano - 25/8/2008


Mais Especial Deus tem futuro?
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/4/2008
13h08min
Depois de me divertir com o adorável Incoerente, principalmente quando fala do esforço (real) dos padres para acabar com a Igreja, ou dos movimentos para aliviar artroses, quero ler outros artigos rapidinho. Beijo da leitora do DF ;-)
[Leia outros Comentários de Gisele Lemper]
25/4/2008
11h51min
É verdade! Graças a Deus, existem pessoas que pensam (e escrevem!) como você, sobre o tema... É Deus no céu, pra você; e Lula na Terra, pro Diogo!
[Leia outros Comentários de Guto Maia]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contabilidade Industrial
Salvador Chevitarese
Fundação Getúlio Vargas
(1988)



Poemas de Fernando Pessoa 1915-1920 Volume 1
Fernando Pessoa
Imprensa Nacional da Moeda
(2005)



Da Cadeirinha ao Avião-hist dos Transportes no Brasil
Sérgio D T Macedo
Record
(1963)



Vertigens para o Médico Clínico
Paulo D. Fernandes; Lis T. Fernandes
Robe
(2001)



As Viagens de Marco Polo - Série Reencontro
Marco Polo
Scipione
(1998)



Bombas Válvulas e Acessórios
Raúl Peragallo Torreira
Libris
(1996)



Cartas Damor: o Efêmero Feminino
Eça de Queiroz
Globus
(2011)



Game - Jogo Proibido - Volume 1
Mai Nishikata
Panini Comics
(2019)



O Último Czar - a Vida e a Morte de Nicolau Ii
Edvard Radzinsky
Best Seller
(1992)



Poder da hipnose - Instrumento de saúde e autoconhecimento
Simeon Edmunds
Hemus/ Ng





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês