O ator e o teatro hoje | Kátia Gomes | Digestivo Cultural

busca | avançada
89046 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Hospital Geral do Grajaú recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
>>> Tendal da Lapa recebe show de lançamento de 'Tanto', de Laylah Arruda
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Animismo
>>> Expectativas e apostas na Copa de 2010
>>> Paixão e sucata
>>> A pulsão Oblómov
>>> O papel aceita tudo
>>> Figurinhas
>>> O que é a memética?
>>> Marcus Aurelius
>>> Diariamente
>>> Assim falou os mano
Mais Recentes
>>> Responsabilidade Social de Gilson Karkotli; Sueli Duarte Aragão pela Vozes (2004)
>>> Portal para a Eternidade de Henrique Rosa 2ª Edição pela Portal (1993)
>>> Quando Despenca o Pampeiro de Antonieta Mercês da Silva pela Letradágua (2005)
>>> Quem Disse Que Cozinha Não é Lugar de Homem? de Lourivaldo Baçan pela Universo dos Livros (2010)
>>> Sentimentos de Wilson Oliveira da Silva pela Do Autor
>>> Grande Dicionário de Língua Portuguesa - Vol. 9 - G-i de Silveira Bueno pela Azul
>>> Como Ajustar Seu Casamento de José Carlos Magalhães pela Ágape (2010)
>>> Quem Disse Que Cozinha Não é Lugar de Homem? de Lourivaldo Baçan pela Universo dos Livros (2010)
>>> Mais do Que Palavras: uma Introdução à Teoria da Comunicação de Richard Dimbleby; Graeme Burton pela Summus Editorial (1990)
>>> Sri Isopanisad de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada pela Bhaktivedanta Book Trust (1976)
>>> Siga Sua Paixão, Encontre Seu Poder de Bob Doyle pela Rai (2011)
>>> Quem Disse Que Cozinha Não é Lugar de Homem? de Lourivaldo Baçan pela Universo dos Livros (2010)
>>> Viver: a Arte de Sentir de Maria do Carmo Porto pela Paulus (1999)
>>> Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica de Dante Pinheiro Martinelli pela Manole (2002)
>>> Anatomia de uma Vida Secreta de Gail Saltz pela Gente (2007)
>>> A Grande Rebelião de Samael Aun Weor pela Ageac (1999)
>>> Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica de Dante Pinheiro Martinelli pela Manole (2002)
>>> Ilusões: as Aventuras de um Messias Indeciso de Richard Bach pela Record (1977)
>>> Dicas de Feng Shui de Ana Maria Braga pela Nova Cultural (2003)
>>> Ovos Com Bacon de Jordi Assens pela Principis (2008)
>>> A Filosofia Penal dos Espíritas de Fernando Ortiz pela Lake (1998)
>>> Como Se Dar Bem Com Seu Chefe: Em uma Semana de Sandi Mann pela Planeta (2005)
>>> Caminhos de Reconciliação de Wilter Malveira pela Angelus (2020)
>>> Pequeno Livro das Grandes Idéias: Negócios de John Lipczynski pela Principis (2009)
>>> Coletânia de Jamar Monteiro pela Intersubjetiva (2010)
COLUNAS

Quinta-feira, 29/11/2001
O ator e o teatro hoje
Kátia Gomes
+ de 10200 Acessos
+ 10 Comentário(s)

O que leva algumas pessoas a ingressarem na carreira de ator? Talento, fama, dinheiro? Acredito que as duas últimas opções são mais condizentes com a situação atual da cultura brasileira. Escolas de teatro e interpretação proliferam pela cidade de São Paulo. Algumas centenas, ou milhares, de novos profissionais são colocados no mercado a cada ano com o sonho de uma carreira promissora – de preferência em uma das novelas da TV Globo.

Tudo bem, a concorrência é saudável para o aprimoramento profissional, mas o que me intriga é saber que dessas pessoas a maioria não tem consciência do que o ator pode representar para a sociedade como um todo. É praticamente unânime a afirmativa de que só o talento é fundamental, só os que possuem talento permanecem etc.

Não é bem assim, existe uma tênue diferença entre talento e vocação. Não basta decorar textos e mais textos, ter uma boa presença de palco e um rostinho bonito – atual parâmetro de talento. É preciso querer fazer. Fazer direito. O trabalho de ator é muito mais árduo do que o glamour retratado nas revistas e programas de fofoca. É um trabalho diário e desgastante que envolve muito esforço físico e emocional. Aí entra o verdadeiro sentido do teatro.

Teatro é interação, o público apreende o espetáculo pela sensação da palavra, não pela fala. O teatro tem de provocar no espectador sentimento e prazer. O teatro tem de proporcionar uma edificação moral e ética ao ser humano. O que se tem visto por aí é puro entretenimento. Ou melhor, os sucessos de bilheteria por aí são puro entretenimento.

Infelizmente, não há discernimento também. A platéia do teatro é formada por fãs que almejam ver de perto seus ídolos (da tevê, lógico) ou, em uma visão mais otimista, por profissionais da classe teatral e estudantes de teatro em busca dos clássicos.

Há excelentes grupos de teatro e pesquisas que desenvolvem trabalhos primorosos como por exemplo, a Confraria da Paixão, Companhia do Feijão, Companhia do Latão, Parlapatões, Círculo dos Comediantes, Grupo Galpão, entre tantos outros que não deixam a essência do teatro morrer e sabem que fazem parte de um contingente de formadores de opinião.

Num país com alto índice de desemprego e salários baixos não é difícil ver pessoas que gostariam de aliar prazer na profissão com fama e dinheiro.

O que foge do conhecimento da maioria dessas pessoas é que os atores passam muitas dificuldades no dia a dia. Alguns não têm dinheiro para pagar o aluguel e andam de ônibus. Em âmbito menos pessoal, não têm patrocinadores e bancam o espetáculo com dinheiro do próprio bolso, por idealismo e amor à arte. Só ganham muito dinheiro, os galãs e estrelas de novelas. Esses sim, podem se dar ao luxo de cobrar preços exorbitantes por suas peças, contribuindo para o distanciamento e preconceito do público em relação ao teatro.

Para se ter uma idéia, a Companhia do Latão esteve em cartaz com o espetáculo de criação coletiva “A Comédia do Trabalho”, no teatro Cacilda Becker, e os ingressos custavam módicos 5 reais. Enquanto, “Fim do Jogo”, de Samuel Beckett, encenada por Edson Celulari no Teatro Folha custava entre 40 e 50 reais (!). Não desmerecendo a atuação de Edson Celulari (nem assisti à peça), mas há uma discrepância que não tem justificativa. Pelo que me consta, o teatro, até o século XVI, era apresentado ao ar livre, de graça...

Não tenho embasamento suficiente para argumentar sobre o assunto, mas sei que falta uma maior conscientização tanto dos iminentes profissionais de teatro quanto de seu público.

Felizmente, através de projetos como a campanha de popularização do teatro da Secretaria Municipal da Cultura, encabeçada por Celso Frateschi, diversas entidades particulares começam a se mobilizar e a se preocupar com a mudança desse panorama em prol do verdadeiro prestígio do teatro e seus profissionais. É pouco, mas já é alguma coisa...


Kátia Gomes
São Paulo, 29/11/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Eu, o insular Napumoceno de Renato Alessandro dos Santos
02. Entrevista com o poeta mineiro Carlos Ávila de Jardel Dias Cavalcanti
03. O Wunderteam de Celso A. Uequed Pitol
04. O espírito de 1967 de Celso A. Uequed Pitol
05. O Subjuntivo Subiu no Telhado de Marilia Mota Silva


Mais Kátia Gomes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
30/11/2001
08h58min
Achei que voce gostaria de ler este texto, além de mostrar para a Rê.
[Leia outros Comentários de Rennata Airoldi]
4/12/2001
14h06min
Oi, Kátia! Particularmente, adorei sua materia sobre o teatro e a idealização que as pessoas tem sobre o mesmo. Existe um ilusão muito grande dos que procuram os palcos em busca de fama, são pessoas que não sentem a essencia de se atuar, não sentem qual é o verdadeiro valor de estar em um palco, para uma ou mil pessoas. Hoje, as pessoas buscam o teatro, pelo que ela carrega, muitas vezes de um grande ator da novela das oito. Aliás, quantos não são os rostos bonitos da telinha, que não sabem o básico da interpretação? Inúmeros. E quanto não são os taletos que estão em palcos teatrais, e jamais "venderiam a alma a televisão". No fundo, ainda sou amante da era da cavalaria. Teatro ao ar livre ao povo. Muita paz, força e alegria. Anderson
[Leia outros Comentários de Anderson Soares]
6/12/2001
11h17min
Obrigada Anderson. Felizmente ainda podemos ter o prazer de assistir à espetáculos cujos atores permanecem visceralmente ligados à arte. Teatro e paixão caminham juntos.
[Leia outros Comentários de Kátia Gomes]
6/12/2001
11h25min
É verdade. É muito satisfatório assistir uma peça teatral, onde podemos sentir o que o ator esta representando. Como mesmo disse: "Teatro e paixão caminhando juntos". Dessa forma, sugiro ao digestivo cultural, que dê maiores ênfases a trabalhos realizados com paixão, alternativos, onde poderá atingir uma gama maior e que pouco acesso. Pois, espetáculos gratuitos e de qualidade existe aos montes, porém a divulgação... Muita paz, força e alegria a todos. "E um bem haja a ti Kátia".
[Leia outros Comentários de Anderson Soares]
6/12/2001
15h51min
É mesmo triste a gente ver as discrepâncias que existem por aí. A Comédia do Trabalho é um barato! Pena que meu tempo seja tão curto, que não me permita ir mais vezes ao teatro. Algumas peças são imperdíveis, outras competamente dispensáveis. Essas, não passam de pretextos para focar algum artista "global" ou algum tema que acabe virando novela das 8 ou mini série. Enquanto isso, gente batalhadora está por aí, sem ter onde mostrar seu talento. Não é, Renatinha? Beijo, Sonia.
[Leia outros Comentários de Sonia Pereira]
6/12/2001
16h18min
Percebo um ponto em comum em muitos textos, no qual leio sobre teatro e televisão. A força da Globo. Puxa vida, é uma potencia, tão mau utilizada, no meu ponto de vista. Tudo na vida acaba girando em torno dessa potência, e as que saem pela diagonal, acabam nos prestigiando com programas do nível de Casa dos Artistas... Artistas? Parece até uma piada de mal gosto... o que poderá ser feito para reverter esta situação? Alguém tem alguma idéia? Muita paz, força e alegria à todos!
[Leia outros Comentários de Anderson Soares]
7/12/2001
09h04min
É difícil digerir o que acontece com o ator e com o artista neste país. Sou atriz, formada em Artes cênicas pela UNICAMP e a cada dia que passa, fico mais indignada com nossa situação. Se já não bastasse as "modelo- atrizes" invadindo o mercado, agora também há uma classe de "popozudas"( para usar o termo da moda), que se sentem "prontas" para atuar após um curso de fim de semana com algum diretor global. E há quem diga que um destes diretores já prega que não existe talento para ser ator(atriz) e sim beleza!!! Isto é um insulto!Ser ator é um celibato, uma luta, uma missão. É estudo constante da sociedade e do ser humano. Sonho com o dia em que nossas peças terão patrocínio sem ter uma estrela global no elenco. Tenho a fé de que um dia nossa televisão irá empregar pessoas formadas, sérias , talentosas, sem pensar simplesmente nos olhos azuis ou nos seios siliconados...Acho que é mais do que hora de pararmos com essa palhaçada de glamour e revista caras, vendendo uma classe artística equivocada que não condiz com a realidade do ator brasileiro que precisa matar um leão por dia para tentar sobreviver de sua arte, de seu talento. Quem sabe um dia...Afinal, a esperança é a última que morre. Rennata Airoldi
[Leia outros Comentários de Rennata Airoldi]
9/12/2001
19h41min
Dá-lhe Renatinha! Essa conversa me fez recordar o dia em que fomos, eu e um grupo de "doidos" apaixonados por poesia, declamar alguns poemas no centro de Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto, em pleno sábado à tarde. Um barato, apesar de tudo, dos microfones das lojas e dos camelôs. Teve gente que parou e até "respondeu" com outras poesias. Nem tudo está perdido mesmo. Aliás, já reclamei da falta de mais textos sobre teatro no Digestivo. Faz falta. Sonia Pereira.
[Leia outros Comentários de Sonia Pereira]
14/3/2002
12h48min
Bem eu faço teatro e adoro peças novas tenho curso de interpretação de TV entre outros. E gostaria de receber peças sobre o auto da paixão o meu papel vai ser Jesus Cristo.
[Leia outros Comentários de júlio césar]
17/10/2003
23h12min
[Leia outros Comentários de Raúl Quintana]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Literatura Estrangeira A Nova Traição de Judas
James Rollins
Ediouro
(2008)



Livro Zorba, O Grego
Nikos Kazantzakis
Abril Cultural
(1974)



Livro Literatura Estrangeira O Lago da Solidão
E. L. Doctorow
Círculo do Livro
(1980)



Lima Barreto Impressões de Leitura e Outros Textos Críticos
Beatriz Resende (org.)
Penguin & Companhia das Letras
(2017)



Um Café Para Sócrates
Marc Sautet
José Olympio
(1997)



New York Restaurant Guide - Epicurean Rendezvous
N/c
Epicurean Rendezvous
(1994)



Reinações de Narizinho no Reino das águas Claras
Monteiro Lobato
Brasiliense
(1998)



O Menino Da Lua
Ziraldo
Melhoramentos
(2009)



Livro Infanto Juvenis Pequena História do Tempo
Pauline Alphen
Sm
(2005)



O Mundo Perdido das Ilusões
Adriano Augusto da Costa Filho
Não Consta
(1997)





busca | avançada
89046 visitas/dia
1,9 milhão/mês