Criatividade é transbordamento | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Sugestoões para o estudo do Bhagavad-Gitá de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Terceira Margem - Pensando o carnaval na academia de Vários Autores pela Ufrj (2006)
>>> A sabedoria dos Upanixades de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco de Linda Rottemberg pela Hsm (2015)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Paulus (2009)
>>> Reencarnação de Annie Besant pela Pensamento (1991)
>>> Dharma de Annie Besant pela Pensamento
>>> Os mestres de Annie Besant pela Pensamento
>>> Formalismo e Tradição Moderna - o problema da arte na crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Edusp (1974)
>>> Do recinto externo ao santuário interno de Annie Besant pela Pensamento (1990)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Abril (1978)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Ciranda Cultural
>>> Saudades do Carnaval - introução à crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Forense (1972)
>>> Marília de Dirceu de Tomaz Antonio Gonzaga pela Ciranda Cultural
>>> Preparação e trabalho do iniciado de Dion Fortune pela Pensamento
>>> Janelas Da Mente: 12 Historias Sobre Os Transtornos Da Vida Moderna de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Globo Livros (2017)
>>> As ordens esotéricas e seu trabalho de Dion Fortune pela Pensamento (1987)
>>> O Ateneu de Raul Pompéia pela Ciranda Cultural
>>> O Reizinho Da Casa de Gustavo Teixeira pela Best Seller (2023)
>>> Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Ciranda Cultural
>>> A doutrina cósmica de Dion Fortune pela Pensamento (1990)
>>> Brahmavidyã de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Netuno de Patricia Morimando pela Pensamento (1992)
>>> Barron's Regents Exams And Answers - Algebra 2/trigonometry de Meg Clemens, Glenn Clemens pela Barron's Educational Series (2011)
>>> E. A. Wallis Budge de A religião Egípcia pela Cultrix/Pensamento (1983)
COLUNAS

Quinta-feira, 30/6/2011
Criatividade é transbordamento
Carla Ceres
+ de 3800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Já ouvi e li muita gente culpando a internet pelo surgimento de uma horda iletrada com aspirações literárias. Quanta injustiça! A internet apenas deu maior visibilidade ao fenômeno. Há décadas, escritores se cansam de batalhar pelo reconhecimento das editoras e decidem tirar dinheiro dos próprios bolsos para financiar seus livros. Alguns, excepcionalmente bons e/ou sortudos, fazem relativo sucesso e conseguem chamar a atenção de grandes editoras. A maioria dos escritores independentes, no entanto, fica feliz por autografar para os amigos.

Com o surgimento dos blogs, ótimos escritores se destacaram, mas também ficou mais barato brincar de escritor. Os blogs formam uma espécie de rede de elogios mútuos que mantém qualquer ego satisfeito. Não importa seu mérito, elogie e será elogiado.

Diante dessa situação, posso concluir que o despreparo vencerá ou pensar que a internet serve, também, como laboratório para quem quer aprimorar-se. Como acredito na segunda opção, resolvi fazer minha parte para ajudar. Vou responder à pergunta mais absurda e abrangente que muitos "escritores" me fazem: "Como faço para ter ideia de uma história para escrever?"

A resposta curta, que qualquer professor daria a fim de se livrar da pergunta, é "Leia!"

Nossas escolas, especializadas em diplomar analfabetos funcionais, até conseguem formar alguns leitores, mas leitores da mesmice. Os próprios professores raramente leem e, quando o fazem, optam pela autoajuda. Resultado? "Escritores" sem bagagem literária, que se inspiram em telenovelas, filmes, seriados e quadrinhos. Sem familiaridade com a palavra escrita, acreditam que a literatura deve se restringir a uma história surpreendente, cheia de cenas de ação. Não lhes passaria pela cabeça que a história tem menos importância do que a maneira de contá-la.

Jamais acreditariam, também, que os conflitos geradores de histórias são bem poucos, uns vinte. O resto são variações. Filmes de ação, por exemplo, raramente passam de uma corrida de obstáculos para obter ou realizar algo. Nos filmes românticos, a corrida de obstáculos tem como objetivo a conquista amorosa. As telenovelas repetem à exaustão temas como triângulo amoroso, identidade falsa ou trocada, a conquista do poder, a investigação do crime ou mistério, a busca da justiça, a descoberta da própria identidade, traição, rivalidade entre irmãos.

Os espectadores que reclamam de falta de criatividade acreditam que o problema esteja na história. Engano. Desde a pior telenovela até Roque Santeiro, uma das obras-primas do gênero, os temas são os mesmos. Acontece que a história é somente um dos componentes da obra. O trabalho do autor lembra o dos malabaristas, que determinam o movimento aéreo de muitas bolinhas ao mesmo tempo. O autor lida com vários elementos: história, sequência narrativa, cruzamentos de tramas, apresentação e desenvolvimento de personagens, linguagem... Precisa manipular todos os fatores em sincronia, para criar um espetáculo. Depender apenas da história é querer dar um show manipulando uma bolinha só.

A supervalorização da história acontece porque o leitor/espectador não analisa o produto cultural que consome. Ele atribui à história o efeito causado pelo todo. Isso facilita o trabalho da indústria de entretenimento, que "cria" de acordo com moldes e modas. O produto, que se diz novo, permanece igual. Isso é reconfortante. Ninguém se desaponta com a qualidade de algo conhecido.

Mas, quando um leitor/espectador da mesmice resolve ser escritor, percebe que não consegue imaginar histórias. Recorre a professores, que lhe recomendam leitura. A pergunta seguinte é "Ler o quê?" A resposta nociva é "Leia o que você preferir, o que mais gostar". Errado. Ler só o que se prefere garante a formação de leitores satisfeitos, que podem ficar marcando passo pelo resto da vida, num mesmo gênero literário. O escritor é um superleitor. Lê obras de diferentes gêneros, lê muito e lê criticamente.

Quem ainda quer saber o que ler para ativar o gerador de histórias em sua mente precisa entender que criatividade é transbordamento. Alimente seu cérebro com muitas histórias contadas de maneiras diferentes. Tente perceber o que histórias diferentes têm em comum. Tente prever os desfechos e imaginar desfechos alternativos. Uma bela hora, suas próprias combinações de conflitos e soluções começarão a emergir.

Que tal começar as leituras pelas mitologias e contos populares de alguns povos? As mitologias grega, nórdica, afro-brasileira e judaico-cristã são básicas. As mil e uma noites também vem a calhar. É isso... para começar.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 30/6/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Solitária cidadã do mundo de Elisa Andrade Buzzo
02. A Onda de Protestos e o Erro de Jabor de Humberto Pereira da Silva
03. Dentes usados, dentes guardados de Vicente Escudero
04. Amor e relacionamentos em tempos de transição de Luis Eduardo Matta
05. A queda de Daniela Sandler


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2011
01. Nerdcast e seu toque de Midas - 22/12/2011
02. Ilustres convidados - 19/5/2011
03. Frankenstein e o passado monstruoso - 13/1/2011
04. Lendas e conspirações do 11 de setembro - 24/11/2011
05. Música e humor - 2/6/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/7/2011
16h44min
Como sempre, ótimo texto, inspirador e motivador. Eu acreditava que meus hábitos de leitura eram diversificados, mas agora vejo que tenho que diversificar ainda mais!
[Leia outros Comentários de Vitor Luiz Rubio]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aprenda a Escrever Pratique, Apague e Recomece!-i Learn To...
Impala
Impala



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)



Ivone A Menina dos Olhos Escuros
Eunice Serôa da Motta e M. Penalva
Estrela Branca
(1990)



Tributo A Jônio Tavares Ferreira De Salles
Elma Sant'ana
Alcance
(2016)



Aprendizagem Matemática 7 - Atividades
Obra Coletiva
Sm
(2019)



Contabilidade Gerencial
Carl S. Warren
Pioneira
(2001)



Revista Piauí 63
Piauí 63
Companhia Das Letras



Bastiana Vai a Luta
Ivan Jaf
Memorias Futuras
(1987)



Guia de los Pueblos Malditos Españoles
Juan G Atienza
Arín
(1985)



Organização escolar: perspectivas e enfoques
Marcia Andreia Garcia
Ibpex
(2011)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês