COLUNAS
Segunda-feira,
14/11/2011
O artista hoje: entre o 'proponente' e o pedinte
Almandrade
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O artista que passa o tempo recluso na solidão do ateliê,
trabalhando, desenvolvendo sua experiência estética, como um operário
da linguagem e do pensamento, está em extinção. É coisa de museu.
Ou
melhor, é raridade nos museus de arte, que estão deixando
de ser instituições de referência da memória para servir de cenários
para legitimação do espetáculo. Às vezes, com míseros recursos que
ficamos até sem saber direito: quando nos deparamos com baldes e bacias nessas
instituições, se são para amparar a goteira do telhado ou se se trata
de uma instalação, contemplada por um edital para aquisição de obras
contemporâneas...
O que interessa na politica cultural nem sempre é a
arte e a cultura, e, sim, o glamour. Em nome da arte contemporânea, faz-se qualquer coisa que dê "visibilidade".
As políticas públicas foram relegadas às leis de incentivo à cultura e
aos editais públicos. Nunca se fez tantos editais neste País, como
atualmente, para, no fim das contas, fazer da arte um "suplemento cultural", o bolo
da noiva na festa de casamento.
Na fala do filósofo alemão Theodor Adorno: "As obras de arte que se apresentam sem resíduo à reflexão e
ao pensamento não são obras de arte". Do ponto de vista da reflexão,
do pensamento e do conhecimento, a cultura não é prioridade. Na
política dos museus, o objeto já não é mais o museu que se
multiplicou, juntamente com os chamados "centros culturais", nos últimos
anos.
Com vaidade de supermercado, na maioria das vezes, eles
disponibilizam produtos perecíveis, novidades com prazo de validade,
para estimular o consumo, vetor de aquecimento da economia. A
qualificação ficou no papel, na publicidade do concurso.
Esses editais que bancam a cultura são iniciativas que vêm ganhando
força. Mostram ser um processo de seleção com regras claras para
administrar o repasse de recursos, muito bem vendidos na mídia, como métodos de democratizar o "acesso" e a "distribuição de verbas" para as
práticas culturais.
Mas nem são tão democráticos assim. Podem ser um
instrumento possível e eficiente em certos casos, mas não são a solução,
é possível funcionarem, também, como escudo, para dissimular
responsabilidades pela produção, preservação e segurança do patrimônio
cultural.
Considerando-se, ainda, a contratação de "consultorias",
funcionários, despesas de divulgação, inscrição... o trabalho árduo e
apressado de seleção... é tudo, enfim, um custo considerável, que, em último caso, gera
"serviços" e renda.
O artista contemporâneo deixa de ser artista para ser proponente,
empresário cultural, "captador" de recursos, um especialista na área de
elaboração de projetos, com conhecimentos indispensáveis de "processo
público" e interpretação de leis. Dedica grande parte de seu tempo
a esse negócio burocrático, que é a elaboração e execução de projetos,
prestações de contas etc., todos contaminado pela lógica do marketing... coisas incompatíveis com o artista em si, que apostou na arte como uma "opção de vida"
e com forma de conhecimento, algo que exige dedicação exclusiva...
Ou, pior ainda: o artista fica à mercê de uma "produtora cultural", para quem essa política de
editais e fomento à cultura é, aliás, um excelente negócio...
Mais uma coisa é preocupante: e se essa política de editais se estender até a
sucateada área da saúde, por exemplo? Imaginem uma "seleção pública" para pacientes
do Sistema Único de Saúde, que necessitem de procedimentos médicos... Os que não forem "democraticamente contemplados", teriam de apelar para a
providência divina, já engarrafada com a demanda de tantos pedidos...
Nem é bom imaginar. Que esta praga fique restrita aos limites da
esfera cultural... Na pior das hipóteses, é uma "torneira" que sempre se abre para
atender parte de uma superpopulação de artistas, proponentes, pedintes...
O artista, cada vez mais, é um técnico passivo com direito a diploma
de "bem comportado" em "preenchimento de formulário". E seu produto ficou relegado ao controle dos burocratas do Estado, e à "boa vontade" dos executivos de
marketing das grandes empresas...
Se o projeto é bem apresentado, com boa
"justificativa" de gastos e retornos, o produto a ser patrocinado ou
financiado... se é mediano, se é excepcional, não importa! O que importa é a "formatação", a
"objetividade" do orçamento, a clareza das "etapas" e a "visibilidade", o
"produto final"...
Como sempre, existem as chamadas exceções, mas...
Nota do Editor
Leia também A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte, Entrevista com André Fonseca e Uma breve história da curadoria, por Hans Ulrich Obrist.
Almandrade
Salvador,
14/11/2011
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