Lendas e conspirações do 11 de setembro | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Cuidado, Não Olhe Pra Trás! de Stella Carr pela Moderna (2003)
>>> Amor De Perdição de Camilo Castelo Branco pela Scipione (2006)
>>> Fala Serio Professor de Thalita Rebouças pela Fisicalbook (2006)
>>> Os Lusiadas de Rubem Braga e Edson R. Braga pela Scipione (1997)
>>> Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis pela Ciranda Cultural
>>> O Mulato de Aluísio de Azevedo pela Ciranda Cultural (2025)
>>> Senhora de José de Alencar pela Ciranda Cultural
>>> A Lírica Trovadoresca de Segismoundo Spina pela Grifo (1972)
>>> Kundalini de G. S. Arundale pela Pensamento (1987)
>>> Como Estimular A Inteligência Do Seu Filho de Vários Autores pela Reader´s Digest (2007)
>>> Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant - A Ordem do Discurso de Foucault pela Folha de São Paulo (2015)
>>> O Zen na arte de conduzir a espada de Reinhard Kammer pela Pensamento (1987)
>>> Sugestões para o estudo do Bhagavad-Gitá de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Terceira Margem - Pensando o carnaval na academia de Vários Autores pela Ufrj (2006)
>>> A sabedoria dos Upanixades de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco de Linda Rottemberg pela Hsm (2015)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Paulus (2009)
>>> Reencarnação de Annie Besant pela Pensamento (1991)
>>> Dharma de Annie Besant pela Pensamento
>>> Os mestres de Annie Besant pela Pensamento
>>> Formalismo e Tradição Moderna - o problema da arte na crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Edusp (1974)
>>> Do recinto externo ao santuário interno de Annie Besant pela Pensamento (1990)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Abril (1978)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Ciranda Cultural
>>> Saudades do Carnaval - introução à crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Forense (1972)
COLUNAS >>> Especial 11/9: Dez Anos Depois

Quinta-feira, 24/11/2011
Lendas e conspirações do 11 de setembro
Carla Ceres
+ de 6600 Acessos

Os ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, por sua imprevista magnitude, estarreceram o mundo. Uma onda de pânico e indignação atingiu vários países através das imagens da CNN. Pegos de surpresa, os americanos não sabiam o que esperar. Acreditaram na possibilidade de um grande bombardeio que devastasse suas cidades ou até em uma agressão nuclear. O resto do mundo lembrou-se de que radiação não respeita fronteiras.

Felizmente, a Terceira Guerra Mundial ficou para depois, mas o trauma nacional foi tão intenso que ainda hoje encontramos sinais dele nas lendas urbanas relativas aos ataques. Algumas surgiram logo depois do evento, como a que afirmava que, no dia 11 de setembro, não se encontravam táxis nos pontos próximos ao World Trade Center. Outras nasceram depois, motivadas por novos ataques, pela guerra ao terror e pela caçada a Osama bin Laden.

A suposta ausência de motoristas de táxi perto das torres gêmeas seria um indício de que pessoas originárias de países islâmicos (como grande parte dos taxistas nova-iorquinos) teriam recebido algum tipo de aviso para afastar-se.

Pode parecer estranho, mas o mundo das lendas urbanas e teorias conspiratórias também entra em guerra. O contra-ataque não demorou. Uma lenda urbana antissemita culpou os judeus pelos atentados e afirmou que nenhum deles morreu nas torres.

Lendas urbanas são uma espécie de folclore contemporâneo e têm grande importância na compreensão da alma de um povo ou grupo social. Com o advento da internet, essas lendas encontraram um meio de propagação rápida. Ao contrário do que se imagina, essas histórias não nascem da falta de informações, mas da descrença nas informações disponíveis.

Em uma situação de guerra, um povo habituado a filmes de espionagem tende naturalmente a desconfiar da versão oficial dos fatos. "Precisamos nos engajar e nos educar como cidadãos, mas nosso governo nos trata como bebês e acha que não somos capazes de lidar com a situação e que entraremos em pânico", diz um e-mail, que circulou em 2007, espalhando a lenda de que o especialista em contraterrorismo Juval Aviv teria previsto os ataques ao Reino Unido e aos Estados Unidos.

Pensar que o governo não quis dar ouvidos a quem poderia evitar os atentados é mais reconfortante do que admitir que certos desastres não podem ser previstos. Nos anos que se seguiram ao 11 de setembro, várias outras datas ligadas ao número 11 surgiram como potencialmente perigosas. Ataque com hora marcada preocupa, mas assusta menos.

O número 11 roubou a aura agourenta do 13 no imaginário americano. Circularam lendas com coincidências cabalísticas terminando em 11. Por exemplo: o voo número 11, que bateu na Torre Norte, teria 92 passageiros (9 + 2 = 11); o que atingiu a Torre Sul teria 65 (6 + 5 = 11).

Uma coincidência unindo números, imagens e tecnologia foi a do voo Q33 NY. Quem recebia o e-mail era orientado a digitar Q33 NY no Word, selecionar esse texto, passar o tamanho da fonte para 48 e alterar a fonte para Wingdings. Se tiver curiosidade, pode fazer a experiência sem susto. Não é um procedimento para atrair vírus terroristas, como alguns pensaram.

Ainda no campo das imagens, encontramos as fotos reais de um rosto demoníaco que se formou na fumaça das torres. Faz parte da programação básica dos seres humanos enxergar rostos onde há apenas manchas. Nosso cérebro se recusa a apenas ver e receber informações. Ele interpreta, procura padrões e estabelece ligações onde, às vezes, só existem coincidências.

Enquanto algumas lendas surgem de curiosidades ou brincadeiras - como a história de que uma nota de vinte dólares, dobrada de certo modo, revela imagens dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono - outras parecem ter motivações comerciais escusas. Um e-mail de 2001 dizia que o líder terrorista Osama bin Laden era dono do Citibank e sugeria que ninguém mais usasse os cartões de crédito do banco para não financiar novos atentados. Em 2005 outro e-mail alertava que uma em cada cinco garrafas de Coca-Cola havia sido contaminada com antraz e arsênico, pela Al-Qaeda.

Os concorrentes do Citibank e da Coca-Cola por certo lucraram com essas lendas e tiveram menos trabalho do que o jornalista e cientista político francês Thierry Meyssan, autor de 11 de setembro de 2001 - Uma terrível farsa. Traduzido para 28 idiomas, o livro contesta a versão oficial sobre os ataques. Segundo Meyssan, a colisão de um Boeing não foi a causa dos danos ao Pentágono.

Quer mais lendas e rumores? Dê um pulinho no Snopes.com, mas lembre-se: lendas urbanas forjam evidências. O famoso voo Q33 NY, por exemplo, não teve nada a ver com os atentados.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 24/11/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Dor e Glória, de Pedro Almodóvar de Jardel Dias Cavalcanti
02. Duas distopias à brasileira de Carla Ceres
03. A Escolha de Alice de Marilia Mota Silva
04. Eu, personagens de mim de Carina Destempero
05. Os burocratas e a literatura de Celso A. Uequed Pitol


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2011
01. Nerdcast e seu toque de Midas - 22/12/2011
02. Ilustres convidados - 19/5/2011
03. Frankenstein e o passado monstruoso - 13/1/2011
04. Lendas e conspirações do 11 de setembro - 24/11/2011
05. Música e humor - 2/6/2011


Mais Especial 11/9: Dez Anos Depois
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aprender Juntos 5
Monica Lungov
Sm
(2017)



Filosofia e historia da educação - LIVRO DO MESTRE
Claudino Piletti
Atica
(1987)



Frank Lloyd Wright For Kids
Kathleen Thorne Thomsen
Chicago Review Press
(2014)



As mais belas histórias da antiguidade clássica: Os mitos da Grécia e de Roma
Gustav Schwab
Paz e Terra



Amoreco-peq Hist para Meninos e Meninas Iniciantes Nas Coisas do Amor
Edson Gabriel Garcia
Cortez
(2004)



Sporto Nomics
Gavin Newsham
Panda Bokks
(2015)



O Credo da Violência
Boston Teran
Record
(2015)



Missão Terra-o Resgate do Planeta-agenda 21, Feita por Crianças e Jove
Vários Autores
Melhoramentos
(1994)



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)



Uma estação branca e seca
André Brink
Guanabara
(1986)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês