Consumidor, você tem toda a razão! | Daniel Bushatsky | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Cuidado, Não Olhe Pra Trás! de Stella Carr pela Moderna (2003)
>>> Amor De Perdição de Camilo Castelo Branco pela Scipione (2006)
>>> Fala Serio Professor de Thalita Rebouças pela Fisicalbook (2006)
>>> Os Lusiadas de Rubem Braga e Edson R. Braga pela Scipione (1997)
>>> Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis pela Ciranda Cultural
>>> O Mulato de Aluísio de Azevedo pela Ciranda Cultural (2025)
>>> Senhora de José de Alencar pela Ciranda Cultural
>>> A Lírica Trovadoresca de Segismoundo Spina pela Grifo (1972)
>>> Kundalini de G. S. Arundale pela Pensamento (1987)
>>> Como Estimular A Inteligência Do Seu Filho de Vários Autores pela Reader´s Digest (2007)
>>> Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant - A Ordem do Discurso de Foucault pela Folha de São Paulo (2015)
>>> O Zen na arte de conduzir a espada de Reinhard Kammer pela Pensamento (1987)
>>> Sugestões para o estudo do Bhagavad-Gitá de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Terceira Margem - Pensando o carnaval na academia de Vários Autores pela Ufrj (2006)
>>> A sabedoria dos Upanixades de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco de Linda Rottemberg pela Hsm (2015)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Paulus (2009)
>>> Reencarnação de Annie Besant pela Pensamento (1991)
>>> Dharma de Annie Besant pela Pensamento
>>> Os mestres de Annie Besant pela Pensamento
>>> Formalismo e Tradição Moderna - o problema da arte na crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Edusp (1974)
>>> Do recinto externo ao santuário interno de Annie Besant pela Pensamento (1990)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Abril (1978)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Ciranda Cultural
>>> Saudades do Carnaval - introução à crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Forense (1972)
COLUNAS

Segunda-feira, 1/4/2013
Consumidor, você tem toda a razão!
Daniel Bushatsky
+ de 3600 Acessos

Já tive oportunidade de contar aqui no Digestivo Cultural uma maré de azar que ocorreu comigo ("O Código de Defesa do Consumidor e Maradona"). Desta vez vou desabafar pelos outros e continuar o grito de que ainda falta muito para no Brasil se respeitar o consumidor.

O primeiro episódio foi em uma tradicional pizzaria, na Avenida Treze de Maio. Um casal de amigos pediu para substituir a mussarela por catupiry na cobertura da calabresa. A mudança custou quase a metade de uma pizza pequena. Questionando o garçom, este fez uma cara paradoxal de que não era com ele, mas entendia perfeitamente o problema. Chamou o gerente, que, com ares de superior, deu um sermão no jovem casal afirmando que estava claro no cardápio que a mudança da cobertura era cobrada à parte. O casal, por sua vez, simplesmente retrucou que não estavam se negando a pagar e sim questionando se aquilo estava correto (talvez a palavra fosse "justo"), porque na maioria das pizzarias (renomadas) de São Paulo a simples troca de cobertura (não estávamos falando de caviar) não custava metade da pizza. Ainda assim, o casal saiu com fama de "malandros" que não queriam pagar a cobertura da pizza e "clientela dispensável", quando o gerente sugeriu que não precisava deixar mais explícito aos clientes o valor que se cobra nessas situações, pois "quem sempre vai ao restaurante" não se importa de pagar o preço que for.

Saindo da área gastronômica e indo para a financeira, um amigo meu teve suas ações de companhias abertas, em custódia em famoso banco espanhol, perdidas. Sim, isto mesmo: o banco não conseguia localizar as ações e, portanto, não realizava a ordem de venda. Ajuizada ação judicial, o banco foi condenado a pagar o prejuízo da desvalorização das ações, mas o valor de dano moral, que deveria cobrir o desrespeito pelo serviço mal prestado, bem como o stress de oito meses sem saber onde estavam os títulos (e o dinheiro). Foram indenizados em R$1000. Certamente não foi uma indenização que fez o banco (ou seus concorrentes) pensarem em investir em infraestrutura e melhorar o atendimento aos seus clientes. Ainda vale mais a pena contratar bons atores globais para garantir novos consumidores.

As últimas passagens têm a ver como a "Broadway brasileira".

No teatro Bradesco, do Shopping Bourbon, na tentativa de comprar ingressos com "meia-entrada", outro casal de amigos se dirigiu a bilheteria, após pegarem um cinema patrocinado pelo banco concorrente. Não tendo os comprovantes de estudante, solicitaram o famoso "carimbo", para apresentarem na hora do espetáculo. A resposta direta, sem nenhum jogo de cintura, foi: "Não é possível. Se você quiser, compre depois pela internet". Aqui dois são os problemas. O primeiro é que ninguém se negou a mostrar a carteirinha, só foi solicitado, como é prática comum, que a apresentação fosse à entrada do teatro. Parece que o teatro não gosta e não confia em estudantes. Segundo, que a compra pela internet é mais custosa, pois tem taxas que, não raro e dependendo da quantidade de ingressos comprados, os deixam consideravelmente mais caros.

Esta história só não foi pior do que a do casal que comprou o Rei Leão pela internet. Quando os ingressos foram entregues, a data da apresentação não era a escolhida. Após inúmeras ligações e horas com telemarketing, a empresa confessou que para alterar a data (eles não podiam na data escolhida pelo teatro), eles teriam que mandar por correio os ingressos recebidos, com documentação pessoal e aguardar a comunicação de uma possível nova data. Engraçado, para mudar a data, os consumidores não foram sequer consultados. Para resolver o problema que o teatro criou terão que perder tempo e dinheiro!

O que fazer à frente de todos estes problemas? No artigo a que remeti os leitores sugeri que houvesse leis mais coercitivas, sancionando o fornecedor que não entregasse o produto bem feito e, enquanto isto não ocorresse, vaiássemos todos os comerciantes que não nos respeitassem, como os torcedores fazem com seus times de coração.

Passado um tempo, minha previsão continua infelizmente correta. As operadoras de celular, os bancos e o comércio, em geral, não respeitam o consumidor. Histórias são o que não falta! Mesmo a concorrência, tão saudável para o mercado, não resolve o problema que, sinto, é cultural.

O povo brasileiro não sabe se impor como consumidor e os fornecedores não fazem nada porque não são punidos. É um ciclo vicioso!

Se no caso das ações perdidas do meu amigo a indenização por dano moral fosse de R$100.000 aposto que o banco se coçava; se fosse de um milhão de reais, algum diretor passaria a noite em claro pensando em mudanças rápidas e eficientes, se é que não perderia o emprego!

Penso que para chegarmos ao estágio cultural no qual pela simples demora (não absurda) do atendimento, na Chessecake Factory, rede de lanchonete nos Estados Unidos, o gerente distribuiu sobremesas de graça para se desculpar, precisamos, infelizmente, de grandes indenizações.

É a cultura do medo das decisões do judiciário que fará as empresas mudarem e, de quebra, conscientizar os consumidores.

Até lá vai ser muito difícil ouvir um grito forte e consistente: Consumidor, você tem toda a razão!


Daniel Bushatsky
São Paulo, 1/4/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. House e o retorno dos fãs de Carla Ceres


Mais Daniel Bushatsky
Mais Acessadas de Daniel Bushatsky em 2013
01. Palavra de Honra - 9/9/2013
02. Amar a vida! - 10/6/2013
03. Rejeição - 21/4/2013
04. Formatura - 18/2/2013
05. Família e Maldade - 20/5/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aprender Juntos 5
Monica Lungov
Sm
(2017)



Filosofia e historia da educação - LIVRO DO MESTRE
Claudino Piletti
Atica
(1987)



Frank Lloyd Wright For Kids
Kathleen Thorne Thomsen
Chicago Review Press
(2014)



As mais belas histórias da antiguidade clássica: Os mitos da Grécia e de Roma
Gustav Schwab
Paz e Terra



Amoreco-peq Hist para Meninos e Meninas Iniciantes Nas Coisas do Amor
Edson Gabriel Garcia
Cortez
(2004)



Sporto Nomics
Gavin Newsham
Panda Bokks
(2015)



O Credo da Violência
Boston Teran
Record
(2015)



Missão Terra-o Resgate do Planeta-agenda 21, Feita por Crianças e Jove
Vários Autores
Melhoramentos
(1994)



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)



Uma estação branca e seca
André Brink
Guanabara
(1986)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês