O Evangelho de Lúcifer | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Comum como uma tela perfeita
>>> Entrevista com Cardoso
>>> Ensino Inferior
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Samba da benção
>>> O novo GPT-4o
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> Entrevista com Guilherme Fiuza
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> A Associated Press contra a internet
Mais Recentes
>>> Um Ano Judaico de Congregação Mekor Haim pela Revista Nascente
>>> Propaganda: Teoria, Tecnica e Pratica de Armando Santanna; Ismael R. Júnior; et All pela Cengage (2009)
>>> O Fiel e a Pedra/ os Meninos do Brasil/regatem o Titanic de Varios pela Circulo do Livro
>>> Quando Cristo Voltar de Max Lucado pela Cpad Sp (2003)
>>> Das Trevas para a Maravilhosa Luz de Carmem Pereira pela Carmem Pereira (2013)
>>> Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> No Rumo da Felicidade: Espirito - Joanna de Angelis de Divaldo Franco; Joanna de Angelis pela Ebm (2000)
>>> Era no tempo do Rei : Um Romance da Chegada do Corte de Ruy Castro pela Alfaguara (2007)
>>> Morfossintaxe 422 de Flávia de Barros Carone pela Ática (1988)
>>> A Firma de John Grisham pela Arqueiros (2019)
>>> Grandes Vidas Grandes Obras de Selecçoes do Readers Digest pela Selecçoes do Readers Digest (1980)
>>> Crônicas de Propaganda de Humberto Mendes pela Nversos (2016)
>>> Savoir Rediger - les Indispensables Larousse de Collectif pela Larousse France (2009)
>>> The Universal Story de Clive Hirschhorn pela Octopus Books (1983)
>>> Galvez Imperador do Acre de Marcio Souza pela Record (1973)
>>> A Máquina de Adriana Falcão pela Objetiva (2001)
>>> Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco de Peter L. Bernstein pela Campus (1997)
>>> 15 Minutos Francês de Caroline Lemoine pela Publifolha (2006)
>>> Direito Penal Esquematizado Parte Geral - 2ª de Cleber Masson pela Metodo (2009)
>>> Erinnerungen An Mein Ziemlich Ereignisreiches Leben de Varios pela Erinnerungen
>>> A Edução sua natureza e seu propósito 422 de M. V. C. Jeffreys pela Cultrix (1975)
>>> Os Degraus de Ipanema de Carlos Leonam pela Record
>>> Escola sem Conflitos Parceria Com os Pais de Tania Zagury pela Record
>>> Livro Desencontros de Fernando A. Pires pela Sesi-sp (2017)
>>> Os Exilados da Capela - 25ª de Edgard Armond pela Aliança (1990)
COLUNAS

Segunda-feira, 11/2/2002
O Evangelho de Lúcifer
Rennata Airoldi
+ de 4900 Acessos

Existem personagens mais clichê do que Deus e o Diabo? Existe algo mais pessoal do que religião? Sem dúvida nenhuma, não é um tema nada fácil de ser discutido, seja numa mesa de bar, seja na literatura, seja num espetáculo teatral. Diz o ditado popular, há muito tempo, que em pelo menos três assuntos é impossível chegar-se a um acordo: mulher, futebol e religião.

A peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” trata justamente dessa última e delicada questão. A obra homônima de José Saramago traz à cena, a dramaturgia de Maria Adelaide Amaral sob a direção de José Possi Neto. Não resta dúvida quanto a qualidade do texto que aborda temas como religião, fé, crença - sempre de maneira irônica, sarcástica, inteligente. Um universo rico, desenvolvido de maneira coerente pela encenação. A música sacra trazida pelo coro muito bem colocado, somada à coreografia e às ações cênicas, compõe verdadeiras pinturas barrocas, transformando o palco numa grande tela e remetendo o espectador ao universo da prece e do sagrado.

Em meio a todo esse jogo de imagens, há sem dúvida nenhuma um grande destaque dado a certa figura fundamental no decorrer da trama: o Diabo. Personagem desenvolvida de maneira impecável pelo ator Celso Frateschi, é, sem dúvida, o grande “presente” do espetáculo. Com uma interpretação que vai do irônico ao dramático, salva algumas lacunas deixadas por outras interpretações menores.

É triste que ainda persista a ilusão de que “estar em cena num teatro” seja simplesmente “dizer o texto para a velhinha da última fileira”. O buraco é bem mais embaixo. Acredito, sim, que todas as pessoas que se esforçam progridem naquilo que se dispõem a fazer. Nesse caso, é preciso muito trabalho antes de encarar a boca de cena. Um corpo que fala, uma voz que convence, uma pausa que emociona. Para se chegar a isso, é preciso estudo, trabalho e dedicação.

Assim, precisamos lembrar que nem todo rosto que dá bom “close” será imprescindível para uma personagem teatral. Nem todos que atuam na TV são capazes de atuar no teatro, e vice-versa. Porém, aquele que encara o desafio, deve se preparar com muita antecedência pois não é fácil estar diante de uma platéia lotada (ainda mais ao lado de pessoas que sabem exatamente o que fazer para dominá-la). Isso não é coisa para um ano ou dois, e sim para muitos anos de estudo e dedicação. Não à toa existe o ditado: ator é como vinho, quanto mais velho melhor.

É assim que, felizmente, depois de um primeiro ato um pouco cansativo, temos a grande redenção cênica. A cena entre Deus (Paulo Goulart), Lúcifer (Celso Frateschi), Jesus (Eriberto Leão) e o coro, que vêm redimir a todos. Somos dominados pelo que eu diria ser o ponto alto do espetáculo. Tocante, comovente, inteligente, ágil. Paulo Goulart surpreende ao trazer à cena um Deus tão humano. E Celso, um Lúcifer mais anjo que demônio. Em meio a dois grandes mestres, o jogo de cena fica perfeito, com Jesus e o coro.

Sem sombra de dúvida, é imensa a coragem do ator Eriberto Leão ao encarar o desafio de interpretar Jesus. Há alguns escorregões, mas nada que o tempo e o trabalho não possam aos poucos solucionar. A Maria interpretada por Walderez de Barros é de uma sutileza tremenda que não há como não reconhecer nela a “mãe de todos”. Pena que em meio a um País que abriga atores tão talentosos, experientes, formados, ainda ocorram falhas notáveis na escolha do elenco.

É sem dúvida uma tristeza que, em meio tantas dificuldades para se produzir um espetáculo teatral no Brasil, a qualidade de nossa arte seja ditada, muitas vezes, por um patrocinador que faça questão de nomes e sobrenomes. Quanto mais expostos na mídia, melhor. (De preferência, na última capa de revista e no último folhetim de maior audiência. Ou até quem sabe, um nome de alguém do último “reality show”, já que quem está na telinha hoje em dia, considera ter automaticamente uma “carreira artística”.) E assim, o teatro e o público perdem muito. Tomara que um dia essa decisão (patrocinar ou não um espetáculo), fique nas mãos de quem tem realmente boas intenções quanto ao desenvolvimento cultural de nosso País, podendo priorizar a qualidade artística em vez dos nomes impressos nos cartazes.


Rennata Airoldi
São Paulo, 11/2/2002

Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Filosofemas: Ética, Arte, Existência.
Autores Diversos
Unifesp
(2010)



Matemática 3 - Ciência e Aplicações - Parte 1 - Conecte Live
Gelson Iezzi e Outros
Saraiva
(2018)



Contos Africanos Para Crianças Brasileiras (8º edição - 3º reimpressão)
Rogerio Andrade Barbosa - Mauricio Veneza
Paulinas
(2022)



Chi Mental: Reprograme Seu
Richard Israel
Dvs
(2012)



Blitzkrieg. O Plano Estratégico De Hitler Para Conquistar A Europa
Nigel Cawthorne
Mbooks
(2015)



Livro Filosofia Rhétorique
Aristote
Le Livre de Poche
(1991)



Óbras Póstumas
Allan Kardec; Tradução Evandro Noleto Bezerra
Feb
(2009)



Livro Administração Zapp! Em Ação Como Implementar As Técnicas De Energização (empowerment) Para Melhorar a Qualidade e a Satisfação das Pessoas!
Alfredo Pires De Castro
Campus
(1994)



Tv Em Cores
A. Fanzeres
Do Autor



Fleuve Profond, Sombre Riviere
Margueritte Youcenar
Gallimartd
(1964)





busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês