Seriados made in the USA | Juliana Lima Dehne | Digestivo Cultural

busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Magia da Pixar, de David A. Price
>>> De Lobisomens e Faróis
>>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
>>> Tabus do Orkut
>>> O criado e o mordomo: homens do patrão
>>> Discos de MPB essenciais
>>> Traição em cem atos
>>> Referências
>>> Hatoum e os novos autores
>>> 10º Búzios Jazz & Blues III
Mais Recentes
>>> Cinco Minutos Explorando A Biblia - Volume 5 de Katiuscia Giusti pela Girassol (2012)
>>> Livro Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (1985)
>>> Tempo De Matar de John Grisham pela Arqueiro (2021)
>>> Cinco Minutos Explorando A Biblia - Volume 5 de Katiuscia Giusti pela Girassol (2012)
>>> Livro O Labirinto Dos Ossos The 39 Clues Volume 1 de Rick Riordan pela Ática (2009)
>>> Pacto Satânico - Como me Livrar Dessa Terrível Situação? de José Henrique Maia / A Lenda. pela Clube de Autores (2025)
>>> 5 Minutos Explorando A Biblia - V. 04 de Katiuscia Giusti pela Girassol (2012)
>>> O Padre Desejo Oculto de Psicofonia Izoldino Resende pela Cristo Consolador (2013)
>>> A Regra Número 2 : Lições em um Hospital de Guerra de Heidi Squier Kraft pela Larousse (2008)
>>> 5 Minutos Explorando A Biblia - V. 04 de Katiuscia Giusti pela Girassol (2012)
>>> Educação Pelo Esporte de Walderez Nosé Hassenpflug pela Saraiva (2004)
>>> Livro Sagarana de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (1984)
>>> 5 Minutos Explorando a Biblia - Vol. 3 Capa dura – 1 janeiro 2012 de por Giusti/rich (Autor) pela Girassol (2012)
>>> Depressão Bipolar - Um Guia Abrangente de Rif S El-mallakh; S Nassir Ghaemi pela Artmed (2008)
>>> Princípios de Economia Política - Volume I (Coleção Os Economistas) de John Stuart Mill pela Nova Cultural (1996)
>>> Livro Com Amor, Creekwood de Becky Albertalli pela Intrínseca (2020)
>>> Solteirona de Kate Bolick pela Intrínseca (2016)
>>> Gerenciamento Pelas Diretrizes de Vicente Falconi Campos pela Falconi (2013)
>>> Transubstantiation - Theology, History and Christian Unity de Brett Salkeld pela Baker Academic (2019)
>>> Teatro Completo de Antonio Callado pela Nova Fronteira (2010)
>>> Livro O Primero Beijo de Jo Goodman pela Best Seller (2007)
>>> Gabriel, Esperança Além Da Vida - Nilton Cesar Stuqui de Nilton Cesar Stuqui pela Intelitera (2011)
>>> 5 Minutos Explorando a Biblia - Vol. 3 Capa dura – 1 janeiro 2012 de por Giusti/rich (Autor) pela Girassol (2012)
>>> Como Esquecer de Rose Elizabeth Mello pela Vida e Consciência (2017)
>>> 50 Anos Sobena : Sociedade Brasileira de Engenharia Naval 1962-2012 de Arte Ensaio pela Arte Ensaio (2012)
COLUNAS

Terça-feira, 5/8/2014
Seriados made in the USA
Juliana Lima Dehne
+ de 6100 Acessos

Seriados. Todo mundo gosta. Eu, inclusive, adoro. Há um mês eu trabalhei em um Writers' Room, em Colônia. Foram seis semanas de trabalho árduo, poucas noites dormidas, muito café, pizza e quiche. E nem em Paris estávamos. Por um milagre não engordei.

O que tem um Writers' Room a ver com um seriado? Tudo. Qualquer seriado que tenha mais de oito episódios, geralmente, requer um time de roteiristas para fazer acontecer. O nosso time de nove foi liderado pelo showrunner Morgan Gendel que, além de premiado com Hugo Award e nomeado ao Emmy, escreveu e produziu grandes seriados como Law & Order e Star Trek: the new generation. Ele está acostumado a trabalhar para as networks, o que quer dizer, para uma temporada de 22 a 24 episódios. Para a TV por assinatura, como HBO ou AMC, ou para as distribuidoras virtuais, como Netflix ou Amazon Prime, a expectativa é de 10 -13/14 episódios por temporada.

O sistema americano de televisão funciona da seguinte maneira. Primeiro um roteirista tem uma brilhante ideia (pois é claro que achamos que nossas ideias são sempre brilhantes) para um seriado que se chama "pitch". A partir do pitch, ele escreve o chamado piloto, que de uma certa maneira é como um piloto de avião, pois ele conduzirá a temporada. O piloto serve como guia. Ele apresenta as personagens, os problemas que terão que enfrentar, o tema do seriado, e até o modelo para cada episódio sucessivo seguir. É uma espécie de blue print que os outros roteiristas, no Writers' Room, terão que seguir. Ai alguém lá no canal de televisão como ABC ou NBC gosta tanto do que leu que "encomendará" o piloto, ou seja, o primeiro episódio. O roteirista, que teve a brilhante ideia, e seu time de pelo menos oitenta pessoas, produzem o piloto. Só que eles não são os únicos. Pelo menos outros noventa times estão também na corrida frenética do chamado "Pilot Season". Mas chegar ao produzir, significa que esses sortudos já passaram pela peneira que deixou uns outro dois mil para trás.

Ai vem a hora da verdade: os estúdios coletam esses pilotos produzidos e fazem o que é chamado de "screen tests". Eles trazem público, que nem eu e você, para assistir e votar, dar opinião, dizer o que gostou e não gostou e, baseado nestes resultados, eles escolhem a metade dos pilotos para virarem seriados. É neste momento intenso de muitas noites mal dormidas e muito estresse que o telefone, com a sorte ou o azar do outro lado da linha, toca.

O telefonema da sorte chama-se "green light" (luz verde). O roteirista, que teve a ideia brilhante, escreveu o mapa do tesouro e produziu o primeiro episódio para a tela, virará então o showrunner de um novo seriado. Esta função, apesar de ser uma função relativamente nova, final dos anos 90 para cá, é primordial. Ela é uma mistura de produtor e roteirista. O showrunner, como diz o nome, é a pessoa que "runs the show" ou seja comanda o show.

Acredito que só o sistema americano prepara profissionais para exercer tal cargo, pois foi este sistema que criou o cargo. O showrunner formará então um time de roteiristas para escrever os próximos vinte e tanto episódios pois, como novela brasileira, o volume de episódios é tão grande que tem que ter um sistema industrial para que se produza episódios continuamente em pouco tempo. São apenas seis semanas entre o "green light" e a estreia da temporada. E tem que ter criação e produção simultâneas. Nem novela brasileira tem showrunner, pois quem escreve não produz, e quem produz não escreve e os diretores comandam os sets. Nos EUA são os escritores que comandam os diretores. Seja para uma comédia de meia-hora ou um drama de uma hora, o sistema de produção é o mesmo. A diferença entre produzir 13 ou 22 episódios se nota na qualidade do produto final. Com menos episódios tem-se mais tempo para os detalhes e são os detalhes que fazem a diferença. Pense em Mad Men ou Game of Thrones.

Mas a produção de seriados está mudando com o avanço da tecnologia. Netflix por exemplo produz a temporada toda antes de levar ao ar, já que a mesma é oferecida de uma vez só, o que formou um novo hábito de consumo chamado "binge watching" (assistir compulsivamente). Seriados como House of Cards ou Orange is the New Black vêm de uma só vez, completo. Eu, por exemplo, assisti House of Cards em uma tacada. Só não conta para ninguém, pois eu disse que estava trabalhando. E de uma certa maneira até estava.

A televisão como nós a conhecemos mudou e continuará a mudar com os avanços da tecnologia e os novos hábitos de consumo das novas gerações. Daqui a pouco não haverá mais separação entre TV e Internet e não haverá mais horário imposto para assistir ao seu programa favorito. Mas voltando a falar sobre a produção, exibindo um episódio por semana ou todos ao mesmo tempo, tanto faz. De qualquer modo, eles dependem de um Writers' Room para criar a temporada. E as vantagens de escrever coletivamente são enormes.

Durante as nossas seis semanas, nós criamos um seriado novo para o mercado europeu com o modelo americano de produção. A eficiência e qualidade do que se produz com dez cabeças capazes em vez de uma ou duas, são imbatíveis. Claro que sempre existem exceções, como o escritor de Vikings, Michael Hirst, que escreveu a temporada solo. Toda regra tem sua exceção.

Como o provérbio nigeriano que diz que "it takes a whole village to raise a child" (é preciso uma aldeia para criar uma criança), eu digo "it takes a whole village to create a series" (é preciso uma aldeia para criar um seriado). E esta aldeia começa no Writers' Room e termina na sua tela de TV.



Juliana Lima Dehne
Munique, 5/8/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Palavras/Imagens: A Arte de Walter Sebastião de Ronald Polito
02. O caso Luis Suárez de Humberto Pereira da Silva
03. Eu + Você = ? de Ana Elisa Ribeiro
04. Quem é o autor de um filme? de Luiz Rebinski Junior
05. Ditadura e um urso gostoso de Marcelo Miranda


Mais Juliana Lima Dehne
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Projeto Ápis Geografia 2º Ano
Maria Elena Simielli
Atica
(2017)



Família e Sexualidade
Maria Luiza Heilborn
Fgv
(2004)



Competição on Competition
Michael e Porter
Campus
(1999)



Inteligencia Emocional No Trabalho
Hendrie Weisinger
Objetiva
(1997)



Rotina Com Purpurina-adm Sua Casa sem Estresse e Com Estilo
Maria Eugenia Sahagoff
Marco Zero
(2006)



Do Luto à Luta
Gláucia Rezende Tavares
Forum
(2014)



Idade Verdadeira
Michael F. Roizen
Campus
(1999)



Dentro Do Escuro Mora Um Segredo
Alessandra Roscoe
Gaivota
(2019)



Manual da Constituição de 1988
José Afonso da Silva
Malheiros
(2002)



Historias Para Pais Filhos E Paulo Coelho Ed. 2001
Paulo Coelho
Globo
(2001)





busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês