|
COLUNAS
Quinta-feira,
9/7/2015
Depois do chover
Elisa Andrade Buzzo
+ de 2800 Acessos
"E de repente, com mal-estar, pareceu-lhe ter caído numa emboscada. Fazia-se no Jardim um trabalho secreto do qual ela começava a se aperceber."
Amor, Clarice Lispector
E o parque entardeceu molhado, salpicado de manchas aladas - rubras, verde-escuras, douradas a coleção de folhas macetadas - do delicado caminhar dos galinhos. Aquele ambiente, pesando no corpo, úmido, avisava de antemão que ali a entrada seria gratuita, mas num mundo resguardado.
Árvores de sábios e altos caules mantinham silenciosas o motivo da vida, misericórdia tinham da pequenez ao seu redor e assim se mantinham eretas e pacíficas. Sugavam e aspiravam o invisível. Estatuto em estatura, iniciava uma mudança de dimensão em tais bosques.
E então apareceu na semiescuridão um lago com uma fonte em jato borbulhante. Uns peixes circulavam em anonimato e sabe-se lá com qual humor naquele caldo circulante. E dali passa-se, como em direção a um núcleo espesso.
Insinuou-se uma silhueta masculina adiante. E aquele habitat parecia que iria desmoronar. No adentrar àquela gema de vida, puramente animal e vegetal em doce inconsciência, essa sombra humana conspurcava a substância mole do parque.
Os dedos de uma moda de viola começaram a se delinear. Adiante, na casa do caboclo mulheres se debruçavam nas janelas baixas. Uma galinha pardacenta postou-se pequena em pé, mostrando sua estrutura tridimensional, como um exemplo vivo numa aula de volume. Na molidão dos arredores de suas asas apareceram uns pintos, que mais pareciam ainda ovos, saltitantes, sorrindo em sua inocência.
Avistou-se um caminho ainda todo bordado de folhas decompostas, atemporais, iniciando seu processo de tornar à terra e nela mesclar-se. Um grupo de jovens exemplares de pau-brasis divisou mais uma vez aquele entorno. E o parque fechou-se nos muros, tendo como único pássaro avistado um sabiá nas construções inacabadas.
Elisa Andrade Buzzo
São Paulo,
9/7/2015
Mais Acessadas de Elisa Andrade Buzzo
em 2015
01.
Rugas e rusgas - 15/1/2015
02.
O gosto da cidade em minha boca - 21/5/2015
03.
Quero ser Marina Abramović - 7/5/2015
04.
Viagem aos baixos do Viaduto do Chá - 5/2/2015
05.
50 tons de Anastasia, Ida e outras protagonistas - 26/2/2015
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|