Falar de coisas e do mundo, até que muitas vezes não é tão difícil; mas resumir minha própria existência é bem complicado. Quem dirá, exercer um comentário descritivo sobre a minha vida! Conclusão: não é fácil se apresentar. Mais fácil é se esconder por trás de uma máquina, dizendo coisas e juntando palavras (as mesmas que, muitas vezes, nem dizem respeito a sua própria existência...).
De qualquer forma, vou tentar. Meu nome artístico é Rennata Airoldi. (Na verdade é quase o mesmo nome que consta na minha certidão de nascimento.) Digo nome artístico porque sou atriz. E não é qualquer atriz não, mas uma atriz de formação! (Oh!) Por mais incrível que possa parecer (a muitas pessoas, inclusive), existe uma faculdade para se tornar ator; assim como existe faculdade para quem quer ser médico, por exemplo. (Para os menos informados - e não culpo ninguém por isso - a faculdade se chama "Faculdade de Artes Cênicas"; já a universidade que eu fiz foi a UNICAMP.)
Digo que foram quatro anos maravilhosos de formação; que se tornam ainda mais maravilhosos depois que você sai. Outro dia, conversando com um amigo, eu disse: "Estava na Ilha da Fantasia e não sabia". A realidade do pós-formado é muito cruel neste País. É como, de repente, ficar órfão. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. (Desculpem o meu tom irônico, mas nesse caso é inevitável rir da própria desgraça...)
Bem, com a mochila nas costas e um mundo para conquistar (pura paródia, já que não é tudo assim tão romântico), me deparei com algumas perguntas interessantes, desde o momento que me tornei atriz e transmiti isso às pessoas:
- Atriz? Nossa, mas você faz o quê?
- Atriz? Mas assim... de TV e tudo?
- Atriz? O que você já fez na televisão?
- Atriz? Você já fez novela?
- Atriz? Quando você vai pra Globo?
- Atriz? Você não quer fazer TV?
- Atriz? Mas você fez que faculdade?
- Atriz? Que gracinha!
- Atriz? Será que você pode me dar um autógrafo? Vai que um dia fica famosa...!
E por aí vão os comentários. É duro, mas é a realidade. Bem, continuando com a minha breve apresentação: nunca escrevi assim, para algum site, jornal, revista. Posso dizer que sou "uma curiosa que gosta de exercer comentários sobre o mundo e a vida". Não sou de forma alguma uma "expert" no assunto escrita, portanto, perdoem meus limites... Devo dizer, porém, que sou bastante esforçada naquilo que me proponho fazer.
Sendo assim, claro que gosto de elogios (quem não gosta?), mas críticas são muito bem-vindas também. Críticas sem censura, é claro! (Prometo!) Aqui, vou aproveitar para escrever sobre meu universo que envolve o Teatro, os atores, a televisão, os diretores, os grupos, etc. O que não me impedirá de emitir opiniões sobre outras "viagens"! (Devo confessar que acima de tudo sou um pouco "cara-de-pau". Dentro de um limite tolerável.)
Bem, acho que o mais importante é que esta Coluna será um veículo de troca. Convido todos para se comungarem comigo e (re)pensarem aspectos e pontos de vista, sobre o assunto em questão. Para tanto, torço por uma participação maciça dos Leitores. (Pretensiosa, não? Sou "do tipo" humilde! Brincadeira...)
Enfim (tenho uma mania enorme de usar esta palavra no meu dia-a-dia), devo dizer que coisas como idade, altura, peso, cor de cabelo, pele, olhos, não vêem ao caso - já que não faz a mínima diferença quando você está escondido atras de um teclado e de um universo de palavras.
O mais importante foi dito; agora, mãos a obra! Sejam todos bem-vindos! Estejam todos à vontade para emitir seus comentários.