Cães, a fúria da pintura de Egas Francisco | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
89046 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Hospital Geral do Grajaú recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
>>> Tendal da Lapa recebe show de lançamento de 'Tanto', de Laylah Arruda
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A crise dos 28
>>> Animismo
>>> Expectativas e apostas na Copa de 2010
>>> Paixão e sucata
>>> A pulsão Oblómov
>>> O papel aceita tudo
>>> Figurinhas
>>> O que é a memética?
>>> Marcus Aurelius
>>> Diariamente
Mais Recentes
>>> Dibs em Busca de Si Mesmo - coleção família 23 - 6ª edição. de Virgínia M Axline pela Agir (1980)
>>> Édipo Rei/Antígona de Sófocles pela Martin Claret (2002)
>>> Álgebra I - Sequências - Progressões - Logarítmos de Gelson Iezzi e outros pela Moderna
>>> Controle Estatístico de Qualidade de Ruy de C. B. Lourenço Filho pela Ltc (1976)
>>> Acidentes do Trabalho de José Luiz Dias Campos; Adelina Bitelli Dias Campos pela Ltr (1991)
>>> O Maior Comprador do Mundo Vol. V: Terceirização das Compras de Ailton H. M. Campos pela Elimar (2005)
>>> Fundamentos de Projetos de Fernando Baracho Martinelli pela Iesde (2009)
>>> Técnicas de Negociação de Fabiano Larentis pela Iesde (2009)
>>> O Blues do Consumidor de Georges Chetochine pela Prentice Hall (2006)
>>> O Comportamento do Consumidor de Ernesto Michelangelo Giglio pela Thomson Pioneira (2005)
>>> Administração Hoteleira - Parte II - Alimentos e Bebidas de Francisco de La Torre pela Roca (2002)
>>> A Meta da Empresa: Seu Alcance sem Mistérios de Reinaldo Guerreiro pela Atlas (1996)
>>> Seara dos Médiuns de Francisco Cândido Xavier pela Feb (1993)
>>> Organização e Administração Industriais de Lawrence Bethel; Franklin Atwater pela Pioneira (1977)
>>> Administração da Produção e Operações de Daniel Augusto Moreira pela Thomson Pioneira (1993)
>>> Administraçao da Produçao e Operações de Larry P. Ritzman; Lee J. Krajewski pela Pearson Prentice Hall (2008)
>>> Competência Emocional de Suzy Fleury pela Gente (1998)
>>> Administraçao da Produçao e Operações de Larry P. Ritzman; Lee J. Krajewski pela Pearson Prentice Hall (2008)
>>> Como Elaborar um Plano de Negócios Em uma Semana de Iain Maitland pela Planeta (2005)
>>> Administraçao da Produçao e Operações de Larry P. Ritzman; Lee J. Krajewski pela Pearson Prentice Hall (2008)
>>> Como Pesquisar Moda na Europa e nos Eua de Aissa Heu Basile; Ellen Massucci Leite pela Senac (1996)
>>> Administraçao da Produçao e Operações de Larry P. Ritzman; Lee J. Krajewski pela Pearson Prentice Hall (2008)
>>> Os Prazeres do Vinho de Luciano Percussi pela Gama II (1986)
>>> Administraçao da Produçao e Operações de Larry P. Ritzman; Lee J. Krajewski pela Pearson Prentice Hall (2008)
>>> 20 e Poucos Anos: o Guia para as Mulheres da Nova Geração de Linda Papadopoulos pela Gente (2015)
COLUNAS

Terça-feira, 15/5/2018
Cães, a fúria da pintura de Egas Francisco
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 6200 Acessos



Na sua obra denominada Cães (2105), Egas decidiu dar forma à fúria animal. Para isso, colocou no centro da tela dois grupos de cães que parecem prontos para se enfrentarem numa luta enraivecida.

Com pinceladas indomesticáveis, o artista cria o grupo dos animais com suas bocas arregaladas, exibindo dentes poderosos, olhos insanos e línguas expostas como se babassem a sua ira. São cães que de forma alguma lembram dóceis animais domesticados. Ao contrário, movimentam-se dentro de uma tensão que está pronta para explodir na ira de uns contra os outros ou de quem se aproximar.

Diante de tanta energia concentrada nas pinceladas livres e nas cores quentes, o quadro acaba servindo como uma metáfora da própria pintura de Egas: um gestual poderoso que se arremessa sobre o espectador como as luvas de Mohamed Ali quando acertam seu oponente levando-o a nocaute.

Em Cães, uma tela sem descanso para o movimento, nossa consciência vacila diante da pulsão livre das formas amplas criadas por pinceladas que não sofrem o constrangimento das linhas. As massas pictóricas se ampliam por todos os animais do quadro, ressaltando, sob o efeito subjetivo das cores e da tensão da força muscular dos animais, seu poder de destruição – sentimo-nos como se estivéssemos numa sala de concerto, tomados pela impositiva música de um grande compositor.

A deformação dos cães, sempre levada ao extremo, amplia ainda mais o efeito de sua ira. Mais do que isso, leva a grandeza dos elementos como a cor e as pinceladas à sua máxima amplitude. Alquebrados por sua ira, os cães precisam também ser alquebrados na forma de sua representação. E Egas é um mestre nesse sentido, pois sabe levar o estado interior dos seres para a própria carnalidade dos corpos que representa. E corpos para o artista não são nada mais do que a vibração de massas pictóricas descontroladas, cores poderosamente subjetivas e composições arrojadas onde a realidade se submete sempre aos ditames da imaginação do pintor.

Para que o estado de apreensão diante da cena nos comova, Egas não precisou colocar os cães se devorando. Bastou agitar as formas que criam seus gestos e o grotesco de suas afeições para que pudéssemos intuir o tom do rugido que a cena pressupõe. O medo que o confronto eminente dos cães sugere paira no quadro justamente dentro das deformações onde as pinceladas parecem se bater umas contra as outras como se cães raivosos fossem.

Violetas, amarelos, vermelhos, brancos e alaranjados que formam os cães através de um uso bastante pastoso das tintas se destacam sobre o chão verde e vermelho e o fundo escuro do alto da tela, onde as pinceladas são mais contidas.

Egas sempre trabalhou com essa contraposição de massas pictóricas, buscando acentuar o drama que se desenrola nos personagens que habitam o centro de suas telas. Essa guerra que se anuncia em bocas arregaladas, dentes afiados e musculaturas tensionadas de cães raivosos tem, assim, seu cenário perfeito.

Tintas espessas geradas por pinceladas bruscas, espátulas agitadas, cabos de pincéis descontrolados e, por vezes, até a própria mão do artista, definem a sua poética: a cor é dominante, mas precisa ser eletrocutada pela energia que surge a partir da movimentação das massas de tinta que só o olho e as mãos de um grande artista conseguem produzir.

NOTA SOBRE O ARTISTA:

Egas Francisco é pintor, desenhista, aquarelista e cenógrafo. Nasceu em São Paulo em 1939 e reside atualmente em Campinas, onde mantém seu atelier.

Na juventude frequentou os cursos do MASP, MAM e Pinacoteca, em São Paulo. Participou, dentre outras mostras: Grupo Hoje, MAC/Campinas; Coletiva Bosch/MASP, Bienal de Udine, Itália. Sobre sua obra escreveram os seguintes críticos: Alberto Beuttenmüller, Mário Schenberg, J. Toledo, Paulina Kaz, José Geraldo Vieira, Régis de Moraes, dentre outros.

Fez exposições individuais em Salvador, Campinas, Rio de Janeiro, Gênova, Bergamo, Milão, Stuttgart, Buenos Aires, Amsterdam, Frankfurt, Brasília, etc.

Tem obras em acervos da Europa e América: Museu de Arte de Murcia (Espanha), Laboratório degli Artisti (Udine), Pinacoteca Garcia Lorca (Granada, Espanha), Amigos del Arco (Madri), Museu de Unicamp (Campinas), MACC (Campinas), Monastério dos dominicanos (RJ), dentre outras pinacotecas e museus.


Jardel Dias Cavalcanti
Londrina, 15/5/2018

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Minha história com o Starbucks Brasil de Julio Daio Borges
02. Seis vezes Caetano Veloso, por Tom Cardoso de Jardel Dias Cavalcanti
03. O pai tá on: um ano de paternidade de Luís Fernando Amâncio
04. Minimundos, exposição de Ronald Polito de Jardel Dias Cavalcanti
05. Um pouco de conservadorismo de Eduardo Mineo


Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti em 2018
01. Entrevista com a tradutora Denise Bottmann - 26/6/2018
02. A Fera na Selva, filme de Paulo Betti - 22/5/2018
03. Goeldi, o Brasil sombrio - 20/11/2018
04. Hilda Hilst delirante, de Ana Lucia Vasconcelos - 16/10/2018
05. O pai da menina morta, romance de Tiago Ferro - 3/4/2018


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Menino e seu Amigo
Ziraldo
Melhoramentos
(2007)



curso elemental de economia
H. M. Scott
Fundo de Cultura



Gestão estratégica da qualidade
Edson Pacheco Paladini
Atlas
(2008)



História concisa das matemáticas
Dirk J.Struik
Gradiva
(1987)



A Linguagem Musical
Andre Boucourechliev
Edições 70
(2003)



Mônica uma mulher forte
Hylton M. Rocha
Paulinas
(1981)



Vamos Fazer Arte
Ciranda Cultural
Ciranda Cultural
(2011)



Léo Marinho
Cristina Porto; Walter Ono
Ftd Didáticos
(1997)



A Empresa como Organizar e Dirigir
Antonio Carlos
Ouro
(1980)



Marketing Internacional uma Abordagem Estratégica
Alex Pipkin
Aduaneiras
(2009)





busca | avançada
89046 visitas/dia
1,9 milhão/mês