K 466 | Renato Alessandro dos Santos | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Princípio ativo
>>> PFP
>>> Machado de Assis: assassinado ou esquecido?
>>> Led Zeppelin Vídeos
>>> Francis Ford Coppola
>>> Retrato em branco e preto
>>> Marcha Sobre a Cidade
>>> Canto Infantil Nº 2: A Hora do Amor
>>> Osesp, 01/06 - Bruckner
>>> Eu quero é rosetar
Mais Recentes
>>> El Desafío de la Tecnología: Más allá de Ícaro y Dédalo de Germán Doig K pela Vida y Espiritualidad (2000)
>>> A Dictionary of Drugs (the medicines you use) de Richard B Fisher; George A Christie pela Paladin (1975)
>>> Marx: Critique du Marxisme - essais (collection critique de la politique de Maximilien Rubel pela Payot (1974)
>>> Heroinas Negras Brasileiras - Em 15 Cordeis de Jarid Arraes pela Seguinte (2020)
>>> Diário De Um Zumbi Do Minecraft - Parceiros E Rivais de Ana Ban pela Sextante (2015)
>>> Comunicação Entre Pais E Filhos de Maria Tereza Maldonado pela Integrare (2008)
>>> Memorias De Um Sargento De Milicias de Manuel Antônio De Almeida pela Ateliê Editorial (2006)
>>> Mercado de Opções - Conceitos e Estratégias de Luiz Mauricio da Silva pela Halip (2008)
>>> O Príncipe Medroso E Outros Contos Africanos de Anna Soler-pont pela Companhia Das Letras (2009)
>>> French Liberalism From Montesquieu To The Present Day (hardcover) de Raf Geenens - Helena Rosenblatt pela Cambridge University Press (2012)
>>> Naruto Gold - Vol.8 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> Naruto Gold - Vol 7 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> Naruto Gold - Vol.9 de Masashi Kishimoto pela Panini (2016)
>>> O Apanhador No Campo De Centeio de J. D. Salinger pela Editora Do Autor (2012)
>>> Os Ratos de Dyonelio Machado pela Planeta (2010)
>>> Venha Ver o por do Sol e Outros Contos (edição escolar - suplemento de leitura) de Lygia Fagundes Telles pela Atica (2018)
>>> Claro Enigma de Carlos Drummond De Andrade pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Tudo Depende De Como Você Vê As Coisas de Norton Juster pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Adeus, China: O Ultimo Bailarino De Mao de Li Cunxin pela Fundamento (2010)
>>> Escravidão de Laurentino Gomes pela Globo Livros (2019)
>>> Gerenciamento De Ativos E De Passivos de Jean Dermine e Yousset F. Bissada pela Atlas (2005)
>>> Enquanto O Dia Não Chega de Ana María Machado pela Alfaguara (2013)
>>> Vivendo Perigosamente de Osho pela Alaúde (2015)
>>> Raízes: Os Princípios Da Fé de Marcos Paulo Ferreira e Igor Storck Da Silva pela A. D. Santos (2009)
>>> Onde Foi Que Eu Acertei de Francisco Daudt Da Veiga pela Casa Da Palavra (2009)
COLUNAS

Terça-feira, 26/3/2019
K 466
Renato Alessandro dos Santos
+ de 5400 Acessos


Vai mesmo ler este texto? Então, antes de tudo, vai lá no meio dele e aperte o play do Youtube; assim, enquanto ficamos por aqui, você vai lendo e ouvindo Mozart, “Concerto para piano e orquestra, em ré menor, K 466, número 20”.

Quando eu tinha 16 anos, comprei um disco da Abril Cultural com essa peça musical e ouvia-o, adolescendo, adolescendo, caraminholas pra cá, caraminholas pra lá. Fico pensando o que é conviver com uma música que faz parte de você desde os 16. Um menos três, dois pra lá, dois pra cá, e já são 30 anos com esse Mozart a servir de trilha sonora a momentos de minha vida.

Vou ouvindo essas notas que parecem me pegar no colo e me balançar, ninando, e, nos braços dela, cada minuto parece significar mais do que um minuto qualquer, como se houvesse horas em que o espírito não pode mais ficar sem tomar banho, e então vem uma lua enorme, mesmo quando ainda é meio-dia, e me diz o-lá! -- e eu sorrio, enquanto meu pé esquerdo fica a tamborilar o chão, como se assobiasse. Surgem violinos, o maestro com as mãos a espirrar e um pianista arfando, quase se deitando sobre as teclas de tanto que suas mãos foram para lá e para cá e seus braços doem, seu corpo parece sucumbir e prestes a desistir, a explodir, mas não: Mozart está ali em alma viva, como se dissesse, não desista! E não é assim, a vida? Cheia dessas horas em que nem mesmo um segundo vale a pena e, em outras, a música parece expandir-se dentro de você, como um acorde em que a leveza das mãos faz soar todo o universo. Não é assim?





As notas não param. Não fosse uma tristeza que parece percorrer todas elas, todas-as-notas, não saberia que nem mesmo há um dia germinando lá fora, enquanto aqui dentro, pra lá e pra cá, minhalminha não tem descanso, sobejando espírito. Vêm instrumentos que sopram. Flautas, oboés, trombas que parecem dizer, olha, está um dia terrível lá fora, e o piano, ouvindo isso, vem trazer notas e mais notas que esparrama diante de mim, e eu, sem nada que possa fazer, só me rendo, de olhos abertos, lamentando, lamentando, uma tempestade em um copo d’água, se me lembro que a não muitos passos daqui pessoas passam fome e não têm onde morar, e eu poderia, ou deveria, dar um canto de minha casa pra elas, mas não é bem assim, e não faz sentido esperar que o mundo possa ser um lugar melhor, sem essas notas que Mozart tirou de uma gaveta lá dos fundilhos da alma dele, uma alma imensa, do tamanho do mundo, do tamanho do esforço do pianista prestes a desmaiar de tanto que suas mãos vão pra lá e pra cá, e seus dedos, como se tocassem o fogo, parecem não desistir jamais, mesmo agora, quando sangram. Porque a vida é sangue. Nos ouvidos; ouvidos que me deixam ter (quase) certeza de que Mozart não existiu realmente.

E chegamos até aqui. Nada de histórico, crítico, informativo, decerto, você aprendeu sobre o “Concerto para piano e orquestra, em ré menor, K 466, número 20”, de Wolf, mas se o vídeo e o áudio continuam a rolar é porque, de alguma forma, Mozart está a chamar você e, agora, serão dias, meses e anos a esse chamado você ouvir, cujo nome pode até esquecer, bem como informações históricas e musicais que vier a arranjar, mas essas notas, esse conhaque, ficarão em você por toda a glória de sua existência, enquanto pra lá e pra cá, aonde quer que vá, vai ouvindo essas notas que mais de 300 anos atrás Mozart deixou para nós, le pigs. As coisas são assim mesmo.



Renato Alessandro dos Santos, 47, é autor de Todos os livros do mundo estão esperando quem os leia e de O espaço que sobra, seu primeiro livro de poesia (ambos publicados pela Engenho e arte).


Renato Alessandro dos Santos
Batatais, 26/3/2019

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A futebolização da política de Luís Fernando Amâncio


Mais Renato Alessandro dos Santos
Mais Acessadas de Renato Alessandro dos Santos em 2019
01. A forca de cascavel — Angústia (Fuvest) - 24/9/2019
02. Meu Telefunken - 16/7/2019
03. Eu não entendo nada de alta gastronomia - Parte 1 - 20/8/2019
04. De pé no chão (1978): sambando com Beth Carvalho - 21/5/2019
05. Cidadão Samba: Sílvio Pereira da Silva - 19/2/2019


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




La Propuesta del Judaismo - Autografado
Compilador Bernardo Kliksberg
Union Israelita de Caracas
(1997)



With no One as Witness: An Inspector Lynley Novel
Elizabeth George
Hodder & Stoughton



Misérias do amor
Ronaldo de Medeiros e Albuquerque
7 Letras
(2010)



Química Geral e reações químicas 2
John C. Kotz
Thomson
(2005)



Madame Bovary
Gustave Flaubert
Ediouro
(1998)



Cuidado e Afetividade
Tania da Silva Pereira
Atlas
(2017)



Migracion y Marginalidad En La Sociedad Argentina
Mario Margulis
Paidos
(1968)



Assassins Creed - the Secret Crusade
Oliver Bowden
Ace Books



O Livro Completo da Natureza para Crianças
Kathiann M. Kowalski
Madras
(2002)



O macaquinho sapeca
Oesp Maltese
Maltese





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês