| Mais Recentes >>> Arte E Sociedade No Brasil de 1957 a 1975, Volume 2 de Aracy Amaral; André Toral pela Callis (2010) >>> Aquele Estranho Colega, o Meu Pai de Moacyr Scliar pela Atual Didáticos (2009) >>> Incentivando O Amor Pela Leitura de Org. Eugene H. Cramer e Marrietta Castle pela Artmed (2001) >>> As Dores e as Superações do Dia-a-Dia Reveladas nas Mídias Sociais (Autografado) de Katie Borteze pela Chiado (2017) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> Drogas Opção de Perdedor de Flavio Gikovate pela Moderna >>> A Traição De Bourne de Eric Van Lutsbader pela Rocco (2010) >>> Estudo Sobre Constitucionalismo Contemporâneo de Professor Francisco Pedro Juca pela Lumen Juris >>> Calunga Tudo pelo Melhor de Luiz Antonio Gasparetto pela Vida e Consciencia (1997) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> O Feijão e o Sonho de Origenes Lessa pela Aticas >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Livro O Sermão Da Montanha de Georges Chevrot pela Georges Chevrot (1988) >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector pela Rocco (1998) >>> Japonês Em Quadrinhos de Marc Bernabe pela Conrad >>> Tratado das Locações, Ações de Despejo e Outras de Jose da Silva Pacheco pela Revista dos Tribunais (1998) >>> Poliedro Livros Geografia Livros 1 , 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018) >>> Araribá Mais História 9 de Maira Rosa Carnevalle pela Moderna (2018) >>> Livro Geração De Valor Futuro de Daniel Egger pela Campus (2015) >>> Introdução a Admistração Financeira de Clovis Luizs Padoveze pela Cengage >>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry pela Harper Collins Br (2006) >>> Poliedro Física Livros 1 , 2, 3 e 4 Ensino Medio de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2014) >>> Livro Todo Mundo Tem de Edith Derdyk pela Dsp (2012) >>> Presente para Você de Fernando Vilela pela Leiturinha (2021)
|
|
COLUNAS
Quarta-feira,
13/5/2020
As luzes se apagam
Cassionei Niches Petry
+ de 3400 Acessos
Quando fiquei sabendo da morte do compositor Aldir Blanc, vítima da Covid-19, me veio à mente que uma das bússolas que me guiam se quebrou. Os artistas (músicos, cineastas, escritores) e filósofos que ouço, vejo ou leio são meus guias. Aldir Blanc foi guia de várias gerações, principalmente durante a ditadura no Brasil. Basta lembrar a canção “O bêbado e o equilibrista”, de uma rica parceria com João Bosco.
A bússola é um objeto que nos situa quando estamos perdidos, indicando com uma agulha onde fica o Norte. Por isso dizemos que algo nos norteia ou, ao contrário, quando não encontramos um rumo, estamos desnorteados.
Também para nos guiar podemos olhar para onde nasce o sol, que é no leste, também chamado de oriente. Por isso as palavras orientação e desorientação. Desorientados estamos, em meio à pandemia. Mas buscamos uma luz, como a planta que no escuro busca um facho de luminosidade, o inseto que busca uma lâmpada acesa ou mesmo a chama de uma vela, onde acaba morrendo (nem sempre luz é vida). Podemos lembrar também o clichê da luz no fim do túnel, que todos estamos buscando. Há ainda o farol, que orienta os navios. Quem seria o farol para guiar a nau perdida que é o nosso país? “O Brazil não merece o Brasil / O Brazil tá matando o Brasil”, escreveu Aldir em “Querelas do Brasil”.
Símbolos e metáforas à parte, vivenciamos uma proliferação de um vírus, um inimigo invisível, e não sabemos se vamos nos livrar dele. Não há perspectivas próximas, apenas uma leve esperança do otimista. O pessimista, por seu turno, não vê boas notícias para os próximos anos. O cético, num meio termo, duvida de soluções fáceis, mas não descarta que há possibilidade de estarem nesse exato momento descobrindo a vacina.
Em “Resposta ao tempo”, cujo parceiro na melodia foi Cristovão Bastos, Aldir Blanc escreveu que o tempo “sabe passar e eu não sei”. O tempo passa e não sabemos lidar com isso. Não vemos a solução desse enorme problema num curto espaço de tempo. A angústia aumenta, a incerteza nos assola e apenas a arte nos dá um alento, já que os líderes não assumem o papel de nos conduzir, importando-se apenas em manter o poder.
Quando mais precisamos de líderes, o eleito é um farol queimado e seus opositores sãos as pedras que apenas querem destruí-lo. Como na letra de Blanc, “Incompatibilidade de gênios”, os opostos não se bicam: “Um cisco no olho, ela em vez de assoprar / Sem dó / Falou que por ela eu podia cegar”.
Morreu Aldir Blanc, cronista e poeta de um país em que as mortes são só números (“Tá lá o corpo estendido no chão”). E daí?
Cassionei Niches Petry
Santa Cruz do Sul,
13/5/2020
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Lançamento de Viktor Frankl de Celso A. Uequed Pitol
02.
Crônica de um jantar em São Paulo de Elisa Andrade Buzzo
03.
Deus & Filhos Cia. Ltda. de Adriana Baggio
04.
Escrevendo no Digestivo de Jardel Dias Cavalcanti
05.
Giuseppe Ungaretti e a alegria do náufrago de Martim Vasques da Cunha
Mais Acessadas de Cassionei Niches Petry
em 2020
01.
Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - I - 26/8/2020
02.
Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - II - 7/10/2020
03.
Jogando com Cortázar - 23/12/2020
04.
As luzes se apagam - 13/5/2020
05.
Notas confessionais de um angustiado (Final) - 15/1/2020
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|