COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
23/5/2002 | | |
14h19min | |
| Mensagem apropriada para o momento.Linguagem fácil, exemplos muito bem feitos e pleno conhecimento da matéria.
Parabéns, continue, estamos presisando.
| | |
|
24/5/2002 | | |
23h31min | |
| Este é sem sombra de dúvida um dos melhores e mais elucidativos textos sobre arte contemporânea que já li. Pena que a maioria dos críticos de arte não seja capaz de analisar a situação de um ponto de vista tão alto. Gostei do que está escrito e do que você optou por não escrever.
| | |
|
24/5/2002 | | |
23h35min | |
| Muito interessante o seu artigo. Abordei esse tema em minha tese de mestrado. Vejo que algumas pessoas, como você e Affonso Romano de Santana estão procurando dar um basta ao grande número de mistificações que se abrigam à sombra da verdadeira arte moderna. Parabéns.
| | |
|
30/5/2002 | | |
20h26min | |
| É, meu caro Maurício, às vezes a verdade dói pra muitos. Sempre achei que essa arte contemporânea é, em parte, embromação, coisa de quem não foi ou é capaz de absorver aqueles conhecimentos e a técnica necessários a uma boa e sincera produção artística. Mas, nem todos embromam, é preciso que se faça justiça. Quem, em sã consciência poderia nivelar toda essa produção por baixo, sem pesar isso ou aquilo, levando em conta as características de cada um?
Por certo que algo necessita ser feito em prol da arte do passado, a figurativa, face à campanha insidiosa de alguns marchands abomináveis, de mãos dadas com alguns críticos horrendos, experts em produzir gênios da arte a partir de cabeças ocas e, o que é pior, lançando a confusão e a dúvida no público pouco esclarecido a respeito do que seja Arte, com "A" maiúsculo. Como você bem o disse, levaremos tempo para consertar toda essa bagunça produzida por eles.Críticos de arte? Marchands? Muitos deveriam enfrentar a barra do tribunal, por serem criminosos, em sua prática persuassiva de que lixo é (também) Arte! Cadeia com eles!
| | |
|
21/7/2002 | | |
02h57min | |
| Obrigada por suas palavras !
| | |
|
30/5/2003 | | |
22h58min | |
| Maurício,
gostei do seu texto, de sua crítica ao "grand monde" das artes plásticas -mas creio que deve-se tomar cuidado com uma defesa radical do passadismo em detrimento d enovas buscas estéticas - que, como sabemos, muitos artistas fazem de forma séria, não comercial. Há também um univeros de obras ocntemporâneas que não só criticam a arte enquanto comércio quanto também se dissolvem para não se tornarem mercadoria. de qualquer forma, devemos também tomar cuidado para não esperar encontrar um mundo de "rembrandts de feira hippie" que andam por aí, ocm seus desenhinhos muito bem feitos mas, no entanto, carentes de uma riqueza artística que vai além do simples empenho técnico. como sabemos, van Gogh desenhava mal. delacrois dizia que aos olhos de Ingres ele era apenas um borrador de tela. portanto, as coisas se complicam - e a arte está aí justamente para isso, para que nosso pensamento não seja unilateral. abraço,jardel
| | [Leia outros Comentários de jardel] |
|
30/10/2003 | | |
01h57min | |
| Ultimamente tenho lido muitas críticas ao que se diz contemporâneo, e tenho que concordar: a arte atual na mídia deixa muito a desejar. Assim como no mundo fonográfico, se quiser qualidade terá que ir além das vitrines das lojas e nem pensar em procurar na TV.
É uma pena que no mundo artístico em geral o dinheiro tem tido muito mais valor e a verdadeira arte tem se perdido atrás dessa bagunça comercial. O que me alegra é que mesmo "atrás dessa bagunça comercial", ela está lá.
Enfim, adorei o texto.
| | |
|
14/2/2004 | | |
14h43min | |
| Gostaria de tecer um breve comentário sobre o que o prezado Jardel escreveu. Primeiro, não sei o que vc. entende com bom desenho, provavelmente todo aquele possua uma forte aderência com o real, estou errado? O desenho possui suas questões sendo uma delas a representação. Mas em momento algum a representação é um fundamento da arte. Van Gogh era um ótimo desenhista e o motivo pelo qual Delacroix afirma que para Ingres ele era apenas um borrador é simples: Ingres trabalha na instância da linha e da poética visual, enquanto Delacroix tende mais para o que podemos chamar como o mundo enquanto película visual. O que falta hoje em dia é uma retomada das questões da produção da imagem, questões estas que perpassam toda a história da arte, entenda-se do paleolítico até a primeira metade do século XX.
| | [Leia outros Comentários de Renato] |
|
11/11/2004 | | |
17h16min | |
| A história se repete. Hoje todos enchem a boca pra elogiar as obras dos impressionistas, entre eles Monet, enquanto que na época em que essas obras foram produzidas eram consideradas "lixo". Não digo com isso que devemos aceitar qualquer coisa, mas devemos abrir a mente para uma arte mais conceitual. E o desafio é grande, saber separar o joio do trigo. E dentro da arte contemporânea existe muita coisa inovadora e que merece reconhecimento e respeito.
| | |
|
31/8/2006 | | |
20h25min | |
| Uma aula completa, que todo aspirante a artista deveria ler.
| | |
|
9/9/2006 | | |
03h01min | |
| E aí Maurício, tudo bem? Não te encontrei por acaso, não, cara. Curso o último período de artes plásticas da UFU, acabo de voltar da casa do meu orientador, estou defendendo meu projeto 1(final de curso). Trabalho com o figurativo e tivemos uma discussão (acadêmica) sobre exatamente seu artigo. Defendo a arte figurativa sem desmerecer a abstração, mas não concordo com a hierarquia atual "conquistada" pela abstração, graças ao radical Sr. Greenberg e seus modernosos seguidores, que agem como estilistas da São Paulo Fashion Week, ditadores de modas sazonais e suas modelos esquálidas, que com seus conceitos e exemplos insanos, contribuem muito para a saúde de milhares de adolescentes... ô, dó! Tenho medo desse pessoal. Me sinto como o cocô do mosquito. Se você puder me ajudar, me retorne este e-mail. Um abraço, Luciano. P.S.: Vou brigar na banca, defendendo meu ponto de vista (o nosso ;-)...)
| | |
|
19/2/2007 | | |
17h19min | |
| Parabéns! Nada mais a acrescentar!!!
| | |
|
23/3/2007 | | |
14h52min | |
| Como atual estudante de 1º ano de artes visuais, posso dizer que concordo plenamente com a crítica. Em nossas salas de aula temos, hoje, professores que nos desestimulam a aprender a técnica e estimulam a produzir desenhos cada vez menos detalhados, séries gigantescas de uma mesma representação até chegarmos numa síntese daquilo que inicialmente representamos, ou seja: quase nada. Os alunos que já possuem um grande domínio da técnica são obrigados a tentar "desaprendê-la" para que seus trabalhos estejam dentro daquilo que o professor espera.
Não acho que tudo da arte contemporânea é descartável, como você mesmo mencionou, mas acho que hoje a atenção dada a trabalhos pouquíssimo convincentes quanto à condição de obra de arte (tomando como exemplo uma boa parte da última Bienal de São Paulo), é deveras exagerada, e como você mencionou também, falta espaço para os artistas que acreditam que a arte é mais do que rabiscos ou pinceladas aleatórias. Eu, e muitos outros, estamos limitados.
| | |
|
14/7/2008 | | |
15h52min | |
| Colegas: me entristece saber que estou na contramão da arte e que muitos, como eu, estão sofrendo. Sou a favor do estudo da técnica, da pesquisa, do enriquecimento cultural, do pensar sobre o fazer... não interessa se isso vai levar minha produção a um rótulo de arte figurativa, abstracionista ou contemporânea. Como artista, estou em busca da minha verdade. Tenho minhas ressalvas sobre algumas produções contemporâneas, e sobre a ação da mídia, mas também já vi muita coisa boa nesse meio e por isso gostaria de não generalizar. Queria que o artista de hoje fosse mais trabalhador e menos voltado para as facilidades de não ter que produzir de fato, para estar na arte contemporânea. Vejo com clareza que isso acontece dentro e fora das universidades, pouco se trabalha nas obras e em grande parte (com exceções) se delega ao discurso o sucesso da obra. Então estaríamos falando de arte literária e não de artes visuais.
| | |
|
11/9/2009 | | |
10h48min | |
| Realmente este debate é bem extenso e este texto é ótimo! Existe arte contemporânea de extremo bom gosto e, como no passado, também aconteceram repúdio a grandes mestres consagrados hoje. O que assusta é a ditadura dos críticos, curadores e a mídia em geral.... Pois sufocam, retalham, destróem para na semana seguinte construir outro mito, e o vazio se instala, nada quer dizer nada e as pessoas continuam sem sentido. Pode se fazer arte contemporânea e exprimir o sentido pictórico, como muitos o fazem de maneira bem original, o que não pode é associar "Arte" com a futilidade inconstante da "moda".
| | |
|
11/11/2010 | | |
09h48min | |
| Parabéns e obrigado pelo ótimo artigo, sei que é um pouco tarde para comentá-lo, mas só agora o vi. Por apenas me aventurar pelo caminho das artes ainda não me considero um catedrático ou artista plástico, posso apenas dizer que sou um humilde buscador de conhecimento da arte. Com certeza este artigo me fez aprender um pouco mais. Confesso que admiro muito mais a arte descritiva do que a abstrata e gosto muito do óleo e dos retratos, mas também flerto com a arte abstrata. Sei que ainda estou buscando meu caminho. Concordo com os pontos que dizem que o artista de hoje sobrevive mais com o "lobby" do que com o valor de sua obra em termos artísticos, mas infelizmente isso que se tornou o mercado, a sociedade. Volto a parabenizá-lo e espero poder aprender mais com seus artigos.
| | |
|
22/11/2010 | | |
16h30min | |
| Muito bom! Adorei ler, só parei no final. Bom ponto de vista, bons argumentos.
| | [Leia outros Comentários de iata] |
|
7/4/2013 | | |
19h42min | |
| "Beijo na boca é coisa do passado. A moda agora é namorar pelado." 2000, Furacão.
| | [Leia outros Comentários de Cau. ] |