COLUNAS
>>> Especial
Festas 2002
Quarta-feira,
25/12/2002
Vale Emprego
Rennata Airoldi
+ de 3400 Acessos
Querido Papai Noel,
As coisas por aqui, abaixo da linha do Equador, andam muito mal... Tentam a todo custo nos convencer de que nada de podre acontece no reino do Futebol e do Carnaval. Aliás, por causa destes dois orgulhos de nossa pátria, comemos mosca o ano inteiro. Devo dizer que, como todos os anos, começamos 2002 com as férias prolongadas até que chegasse a tão esperada Quarta-feira de Cinzas. Quando ligam-se efetivamente os motores do país.
Cerca de três ou quatro meses depois, chegou a segunda grande "roubada" do ano... A Copa do Mundo! Enquanto tudo ia lentamente se degradando em nossa economia, sociedade, cultura, educação, segurança... O Povo tinha o Circo montado para esquecer que a vida corria paralelamente à euforia das vitórias consecutivas. Bom, pelo menos, caro Velhinho, desta vez ninguém amarelou e fomos campeões!!! Mais do que isso: Pentacampeões!!!
Porém, acabada a festa, veio a ressaca. Uma dor de cabeça tremenda acompanhada com as intragáveis e indigestas campanhas eleitorais. E haja promessas, haja paciência. Escolher entre o Ruim e o Pior. Ficamos entre a cruz e a espada para decidir com quem sofrer ou não nos próximos quatro anos. Estou parecendo muito pessimista? No final da história, venceu o futuro Salvador da Pátria! O povo, mais uma vez se enche de esperança enquanto não consegue encher o estômago de comida e a mente de sabedoria.
Mas como esta carta é apenas um pedido para este Natal, não quero me prolongar muito na introdução, só queria que o Senhor, vindo das terras do Pólo Norte, que pouco deve saber da real- realidade de nosso país, ficasse à par de tudo que está acontecendo por aqui. Logo vai entender, pois acredito que o meu pedido de Natal seja igual ao de milhares de brasileiros.
Papai Noel, como temos por aqui "vale" refeição, combustível, presente, CD, brinde, pensei em negociar com o Senhor um Vale Emprego para 2003. É, não é uma excelente idéia? Veja bem, podemos receber os vales por correio, fax, e-mail. Ele teria um prazo de retirada até depois do carnaval... afinal de contas, tudo só começa após a Quarta-feira de Cinzas... Entretanto, há de ter validade infinita, eterna, vitalícia!
Agora, este vale tem que ter registro. O emprego só é retirado mediante a apresentação do RG, CIC e comprovante de "dureza". Pois, do jeito que está, há sempre um espertinho na praça; vai que alguém resolve acumular empregos, ou pior: já pensou se os vales vão parar nas mãos dos cambistas? Nossa, todos nós íamos acabar tendo que pagar mais e mais propinas.
É triste não ter emprego. É triste ver um pai de família perder a dignidade. É triste viver num país onde se estuda e não se consegue viver a partir do conhecimento adquirido. Já pensou a revolução que seria todos esses vales-emprego na praça? Fim da miséria, fim da indignação, fim da vergonha, fim do sentimento de impotência, diminuição da violência, diminuição do alcoolismo. E tantas outras coisas...
Uma nova era se iniciaria. Todos empregados! Felicidade, Paz, Alegria, Saúde, Educação, Cultura, Sonho, Dignidade! Claro que há muitas outras coisas boas que um bom emprego causa a um ser humano que realmente deseja trabalhar. Desculpe, sei que há milhares de cartas a serem lidas e eu não desejo tomar mais o seu tempo.
Bom Velhinho, sei que infelizmente, você não é nenhum Santo milagreiro mas, se Natal é época de sonhar, desejar, buscar a esperança e exercer a solidariedade, eu quero crer e pedir, sim, que, neste ano, todos os brasileiros recebam seus vales-emprego nas noites de Natal. Que no próximo ano, escrevam novamente apenas para agradecer a alegria de se sentir útil, vivo e de ter o direito de sonhar e ser feliz!
Aguardo Resposta Breve,
Atenciosamente,
Rennata Airoldi
São Paulo,
25/12/2002
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Um livro canibal de Carla Ceres
02.
Feira do Estudante de Daniel Bushatsky
03.
Quem acredita em Sobrenatural? de Carla Ceres
04.
Your mother should know de Pilar Fazito
05.
Bienal 2006: fracasso da anti-arte engajada de Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Rennata Airoldi
em 2002
01.
Saudosismo - 10/7/2002
02.
Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03.
Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04.
A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05.
Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|