José Tonezzi: Arte e Pesquisa Sem Fronteiras | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
>>> CEU Carrão recebe o Festival Ubuntu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro.
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Samba da benção
>>> O novo GPT-4o
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> Entrevista com Guilherme Fiuza
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> A Associated Press contra a internet
>>> The Newspaper of the Future
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> 3 Grandes Escritores Maus
Mais Recentes
>>> Livro A Formiga Aurélia E Outros Jeitos De Ver O Mundo de Regina Machado pela Companhia Das Letrinhas (1998)
>>> Livro O Caapora de Herberto Sales pela Civilização Brasileira (1995)
>>> Livro História Em ão e Inha Coleção Hora da Fantasia de Ivan Angelo pela Moderna (1997)
>>> Livro O Gato de Botas e o Mistério da Floresta Coleção Marcha Criança Linguagem Volume 2 de Julian Guilherme Término Guimarães; Naira Gomes dos Santos pela Scipione
>>> Livro Quem É Quem Na Bíblia de Peter Calvocoressi pela José Olympio (1998)
>>> Livro Wolverine Um Demônio Contra Os X-Men Volume 85 de Varios Autores pela Panini Comics (2011)
>>> Livro Memorias Do Livro de Geraldine Brooks pela Nova Fronteira (2010)
>>> Jovem Urgente de Dr. Paulo Gaudêncio pela Paulinas (1974)
>>> Livro Viagem ao Céu de Monteiro Lobato pela Globo (2011)
>>> Livro Noticias Do Planalto A Imprensa E Fernando Collor de Mario Sergio Conti pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Livro Wolverine Volume 82 de Varios Autores pela Panini Comics (2011)
>>> Livro As Mil e uma Noites Contos Selecionados de Paulo Sérgio de Vasconcellos pela Objetivo
>>> Livro Wolverine Vingança Pelas Mãos Do Justiceiro de Varios Autores pela Panini Comics (2011)
>>> Livro Bombas Válvulas E Acessórios de Raúl Peragallo Torreira pela Libris (1996)
>>> Livro Ranheta Ruge Rosna de Bell Hooks pela Boitatá (2022)
>>> Livro Buscando o Otimismo de Alzira Fiori pela Oficina do Livro (2008)
>>> Livro Miraculous Cat Noir Esportista de Ciranda Cultural pela Gloob (2017)
>>> Livro Sombras Na Claridade de Cristina Porto pela Ftd (2003)
>>> Livro Noites Antigas de Norman Mailer pela Nova Fronteira (1983)
>>> Processo de Execução e Cautelar (Coleção Sinopses Jurídicas, vol. 12) de Marcus Vinicius Rios Gonçalves pela Saraiva (2011)
>>> Livro Viver e Morrer no Brasil Colônia Coleção Desafios de Sheila de Castro Faria pela Moderna (1999)
>>> Livro Bíblia Infantil Novo Testamento Volume 2 de Am pela Am (1988)
>>> Livro Histórias Dos Jawi Um Povo Da Tailândia de Claire Merleau-ponty; Pierre Le Roux pela Comboio de Corda (2007)
>>> Livro Nuala Level 5 de Sorrel Pitts pela Standfor (2016)
>>> Livro História Geral de Florival Cáceres pela Moderna (1988)
COLUNAS

Quarta-feira, 12/2/2003
José Tonezzi: Arte e Pesquisa Sem Fronteiras
Rennata Airoldi
+ de 5200 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Mais uma vez vou tocar a mesma música! Acredito ser mais que necessário falar sobre a descentralização e regionalização da Arte com quem realmente se propõe a pesquisar e a produzir Teatro, fora dos grandes centros. Portanto, trago nesta semana uma entrevista muito especial. Uma conversa informal e, ao mesmo tempo, extremamente lúcida e informativa com o ator, diretor e pesquisador José Tonezzi. Formado pela Faculdade de Artes Cênicas da UNICAMP, Tonezzi desenvolve uma importante pesquisa na área da linguagem teatral e do trabalho do ator, na cidade de Campinas. Lugar também onde fundou e mantém em funcionamento o Laboratório do Ator: um centro de iniciação teatral, pesquisa e produção. Ali, todos os anos, candidatos a ator têm a oportunidade de conhecer não só a arte teatral, superficialmente, mas também conhecer o ofício do ator e o árduo mas surpreendente caminho da investigação. Hoje, José Tonezzi está prestes a defender sua tese de mestrado e, além da Escola, também produz a "Revista Cênica", que está em seu segundo número.

Como surgiu o Teatro na sua vida?
Bom, no início, como acho que foi com muita gente, a minha referência era a TV. Meu primeiro contato com teatro, foi através de um grupo amador, onde ensaiei, de cara, "Mulher Sem Pecado", de Nelson Rodrigues e, em seguida, "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque. Belo começo, né?

Quando sentiu a necessidade de buscar sua própria linha de pesquisa?
Na verdade, a coisa foi acontecendo. Algumas coincidências, o contato com pessoas de grande importância para mim, como o Reinaldo Santiago e o Márcio Aurélio, ainda na faculdade, e, mais tarde, com Maurício Paroni de Castro, quando fui pra Itália. Eu atuava em "Diário de Um Louco", de Gogol, e, entre 1990 e 91, Campinas já oferecia boas condições para esse tipo de teatro, mais investigativo.

Como é manter-se fora dos grandes centros? Você vê o seu trabalho como um ponto de resistência ao grande mercado de São Paulo?
Não, não vejo dessa forma. Acho que são opções, caminhos possíveis. A vida é um "por enquanto" o tempo todo. Até agora, não só optei mas também os acontecimentos me levaram a ficar por aqui. Primeiro, o Laboratório do Ator, depois o Mestrado, os projetos, as pessoas...

Quais foram os primeiros passos para a fundação da escola?
A escola decorreu da união de algumas pessoas que tinham em comum o pensamento de oferecer aos iniciantes novas perspectivas, que fossem além de uma montagem para apresentar no final do curso e agradar aos amigos e familiares, o que era muito comum (e continua sendo). A gente queria algo que realmente trouxesse o aluno para o entendimento de que o teatro pode ser muito mais na vida dele.

Como é sua manutenção e qual o objetivo? Por que desenvolver este trabalho: Produção Teatral, Formação de atores e Pesquisa simultaneamente?
Uma coisa leva à outra. Acho que há uma coerência entre formar ou iniciar a formação de atores e buscar produções em que esta formação tenha uma continuidade. Penso que a arte do teatro é para toda a vida e, quando você desenvolve o gosto pela investigação, então percebe a importância de apurar determinado recurso ou técnica, de aprofundar por algum tempo determinado trabalho. A gente tem tentado seguir por aí e oferecer essas possibilidades àqueles que se mostrem com disposição e capacidade.

Como você busca se reciclar? Quais suas as fontes?
Primeiramente, a leitura. Não apenas de teatro, mas também de áreas correlatas. Em segundo lugar, o contato constante com gente que me estimule, que me inspire. É preciso ainda perceber que a nossa arte assenta-se fundamentalmente sobre a nossa percepção do mundo. Daí, eu procurar estar sempre atento ao que me dizem e como me dizem. As coisas, as pessoas, os acontecimentos. Espelhar-se em grandes artistas, em grandes trabalhos, é legal, mas acho importante também estar atento para a nossa própria verdade a respeito do mundo. É isso que pode tornar nosso trabalho autêntico.

Onde você se realiza mais enquanto artista: como ator, pesquisador, diretor, educador? Como é conciliar todas essas atividades?
Acho que o maior desejo é sempre conseguir pôr em marcha as idéias, os projetos. Alcançar sucesso em cada um deles. Tenho muitos no momento. Uma vez mais, diria que as coisas vão se compondo: como ator, tenho imensa necessidade de investigar sobre o corpo, sobre o espaço, sobre a relação com o outro. Como orientador, surge a necessidade de dirigir, de indicar caminhos, e assim por diante. A conciliação é natural, apenas as prioridades se alternam.

Você acredita na regionalização e descentralização da arte? É uma saída para o inchaço do mercado?
Acredito, sim, que muita coisa boa pode decorrer disso. É importante não apenas para a questão do mercado que, como o fenômeno da migração, chegou a um ponto insuportável. Vejo na regionalização a única possibilidade de pluralização. Não há como evitar a globalização que já se instalou na casa da gente, reduto maior de nossa individualidade. Porém, diferente do que se propagava, ela não foi capaz de destruir as manifestações regionais, ao contrário, acendeu uma resistência e uma consciência ainda maior de sua importância.

Qual conselho que você daria a um jovem que está iniciando a carreira de ator?
Nossa capacidade, nossa arte e o nosso papel na sociedade podem ser muito maiores do que nos fazem acreditar. Ah! E nunca é demais lembrar: arte e fama quase nunca andam de mãos dadas.

Quais os atuais projetos e para o decorrer dos próximos anos?
Continuar com "As Criadas", de Jean Genet, com a publicação da revista Cênica (há um site para quem quiser conhecer), e aprofundar alguns tópicos que surgiram no meu trabalho de teatro com pessoas afásicas (pessoas que têm lesões no cérebro, as quais resultam em alterações no manejo da linguagem).

Para ir além
Laboratório do ator de Campinas
Revista Cênica


Rennata Airoldi
São Paulo, 12/2/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Lana Lane surpreende com clássicos do rock de Debora Batello
02. Ainda vale a pena de Adriana Baggio


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2003
01. Zastrozzi - 2/7/2003
02. Temporada de Gripe - 17/11/2003
03. As Nuvens e/ou um deus chamado dinheiro - 4/6/2003
04. O Belo Indiferente - 24/9/2003
05. Ânsia - 26/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
12/2/2003
03h10min
Que bela entrevista e que lição de vida para nós. A paixão pelo que faz está presente nitidamente em sua fala o tempo todo. Aliás, é só com muita paixão e bastante investimento que alcançamos um bom resultado tanto na vida profissional, como na vida pessoal. Parabéns!
[Leia outros Comentários de Marli]
14/2/2003
16h18min
muito honesta a entrevista do amigo tonezzi, mas as máximas sobre "descentralização da arte" e "fama não acompanha a arte" me parecem ingênuas.a mim me preocupa a arte-educação como alienação da arte e o umbigo de quem quer regionalizar-se em detrimento ao ego de quem quer mitificar-se: ambas são aspirações viáveis dentro da arte que é de livre arbítrio e em nada precisa das políticas corretas, sendo antes de tudo "libélula" das contradições humanas. milena.
[Leia outros Comentários de milena]
16/2/2003
01h44min
Pertinente a discussão. Parece-me, porém, que regionalização e globalização andam juntas. São faces da mesma moeda. Uma torna possível a existência e o enriquecimento da outra. O que ocorre são oscilações, mais uma do que a outra se sobressai em determinados momentos. Parabéns pelo nível da entrevista!
[Leia outros Comentários de Antônio Sérgio]
9/3/2003
04h15min
Querida Rennata, como vai? Curti muito este texto e a entrevista que você fez. Acho legal que você tenha o dom de deixar a gente de alto astral, que é o que sinto sempre que falo com você e agora, lendo seus artigos. Valeu, gatinha!
[Leia outros Comentários de Rynaldo Papoy]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Gramática do Poder
Isaac Epstein
Atica
(1993)



Atuação Parlamentar Principais Discursos 1999 a 2006
Eduardo Suplicy
Senado
(2006)



Pense Nisso - Reflexões Libertadoras Sobre Temas do Cotidiano
Jiddu Krishnamurti
Nova Era
(2009)



Fora Da Lei - Outlaw
Angus Donald
Record
(2010)



ética
Organização Adauto Novaes
Companhia das Letras
(1992)



Princípios Matemáticos 1 534
Sir Isaac Newton
Abril Cultural
(1979)



Marketing para Executivos 6ª edição
J. M. Campos Manzo e Walter Cunto
Zahar
(1975)



Conferencias Brasileiras: Corpo físico corpo psiquico corpo sexuado
Joyce McDougall
Xenon
(1987)



Divided
Annabel Sowemimo
Wellcome Collection
(2023)



Livro Auto Ajuda O Poder do Acaso Como as Pessoas que Você Não Conhece Podem Transformar a sua Vida Edição de Bolso
Kio Stark
Alaúde
(2019)





busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês