busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Terça-feira, 27/8/2002
Arranjos e Trilhas
Nanda Rovere

fonte: site de Fernando Muzzi

Um dos mais talentosos representantes da música mineira, o cantor, compositor, arranjador e diretor musical Fernando Muzzi lançou no ano passado o CD duplo "Arranjos e Trilhas".

O CD é uma produção independente que merece a atenção de quem gosta de boa música e tem interesse em curtir o trabalho de um artista, que mesmo não estando na mídia, ilumina a música brasileira com a sua bela voz e composições de muita inspiração.

Apaixonado pelo seu trabalho, Fernando compõe canções de MPB e dedica grande parte de seu tempo ao teatro, criando trilhas e arranjando músicas para espetáculos.

Fernando Muzzi compõe desde os 11 anos de idade e se profissionalizou em 1986, após o sucesso de seu projeto "Músicos da Zona Oeste", onde cantores de Belo Horizonte como Tadeu Franco e Titane, se apresentavam em bairros da cidade.

Além de vários shows solo nesses anos de profissão, Ferrnando dividiu o palco com artistas como Selmma Carvalho, Babaya e a Banda Último Trem. Também assinou a direção musical e os arranjos de muitos shows.

Seus trabalhos em teatro começaram também em 1986, na Babaya Escola de Canto, quando dividiu com a Babaya a direção musical do show "Na Onda do Rádio" (direção cênica de Eid Ribeiro). Depois veio o espetáculo teatral "Romeu e Julieta" com o Grupo Galpão e, desde então, participou como compositor, arranjador e/ou diretor musical em vários espetáculos de sucesso, merecendo destaque a sua participação nos três espetáculos de Chico Buarque dirigidos por Gabriel Villela ("Ópera do Malandro", "Os Saltimbancos" e "Gota D'Água"), que lhe rendeu indicação a vários prêmios como o Shell de Melhor Trilha Sonora por "Gota D'Água" em 2002.

Em 1993 Fernando lançou o disco "Corpos", onde interpreta canções de sua autoria e que tem arranjos e direção de Juarez Moreira. No CD "Arranjos e Trilhas", no entanto, Fernando optou por interpretar somente algumas canções e convidou artistas com os quais já dividiu o palco ou arranjou as músicas de seus shows, para cantar o restante do repertório.

O CD documenta não só a carreira do músico, como traça também um panorama do teatro e da música na atualidade, pois reúne os seus trabalhos como arranjador e diretor musical ("Arranjos") e composições para teatro ("Trilhas").

Participam do CD artistas que fazem parte da História da Música e do Teatro no Brasil (sobretudo, em Minas), entre eles, as cantoras Patrícia Ahmaral, Babaya, Eda Costa, Andréa Amendoeira, Leny Andrade, Rossana Decelso, os cantores Sérgio Moreira e Ernani Malettta, o tecladista Clóvis Aguiar, o percussionista Serginho Silva e o Grupo de Teatro Galpão.

Ao convidar amigos para dividir com ele o prazer de interpretar faixas do CD , Fernando Muzzi demonstra não só todo o seu talento e criatividade, mas também uma grande generosidade como músico.

O CD "Arranjos" reúne diversos estilos musicais, como samba, bossa nova, rock e baladas românticas. Um dos destaques é a participação da cantora Leny Andrade interpretando "Influência do Jazz" de Carlos Lyra.

Quem gosta de teatro certamente terá um grande prazer em ouvir as criativas e belas trilhas musicais do CD "Trilhas", compostas para vários espetáculos de sucesso em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro como "Um Moliére Imaginário" (do Grupo Galpão), "O Mambembe", "Morte e Vida Severina" (dirigidas por Gabriel Villela),"O Fuso" (com o Grupo Ponto de Partida), "O Teatro de Sombras de Ofélia" (com o Grupo Real Fantasia) e do filme "Macarrão com Cachaça".

Dá um brilho especial a este CD, a música "A Fome do Trovador" composta para o espetáculo "Hobin Hood" que tem a participação do seu filho Gabriel, na época com 5 anos de idade.

O CD possui faixa interativa de CD-ROM que disponibiliza músicas, fotos e o currículo do músico.

Podemos curtir o trabalho de Fernando Muzzi também nos CDs "Um Moliére Imaginário/ Um Trem Chamado Desejo" do Grupo Galpão, "São Thomé das Letras e das Músicas" (faixa São Thomé das Letras), "E La Vou Eu nessa Estrada" da Babaya Escola de Canto onde participa como violonista e diretor musical, "A Ponte" de Ana Cristina (a cantora mineira interpreta "Depois do Prazer", parceria de Fernando com Murilo Antunes) e "Outras Esquinas", também de Ana Cristina (faixa "Canto do Apaixonando").

Para ir além
O CD foi realizado com a Lei de Incentivo de Belo Horizonte e patrocinado pelo Ouro Minas Palace Hotel. Para adquiri-lo os interessados podem ligar para (31) 3411-5307 ou visitar o site do músico no endereço www.cadeseucd.com.br/fernandomuzzi onde encontrarão mais informações sobre o seu trabalho e poderão ouvir trechos de suas músicas.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado no site EntreCantos.

Nanda Rovere
São Paulo, 27/8/2002

 

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês