COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Sexta-feira,
16/8/2002
Comentários
200.154.144.165
|
|
|
|
Observando o Digestivo
Parabéns pela atenção. O "sem Máscara" acaba de surgir e os leitores do Digestivo, com a coluna de hoje, já estão sendo informados daquele lançamento. Fiquei curioso, no entanto, em conhecer a reação da novíssima geração internética a seu respeito. Essa reação já existe? Tão rapidamente assim? Onde podemos encontrá-la? Não concordo, entretanto, em considerar o Mídia sem máscara como fora de moda; ao contrário, acho que eles representam uma "atualização", um tanto tardia, vá lá, da internet escrita em terra Brasilis. O que este novo site reproduz é uma tendência cada vez mais forte que se desenvolve nos Estados Unidos. Tanto lá, quanto aqui, a mídia tradicional é abertamente esquerdista (quando foi a última vez que se noticiou por aqui alguma coisa por menor que seja desabonadora ao exótico regime cubano? ou se anunciou o "estouro" de uma clínica clandestina de aborto?) e muitos sites de internet procuram, às vezes até acanhadamente, no mais das vezes com parcos recursos, compensar esse estado de coisas. Estão tendo crescente audiência...
[Sobre "Digestivo nº 95"]
por
Toni
16/8/2002 às
12h51
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Parabéns para você também
O estrondoso e perene sucesso de Paulo Coelho no Brasil e mundo afora me despertou a curiosidade de conhecer ao menos um livro de sua autoria e foi assim que há uns poucos anos me vi lendo "O alquimista". O livro prende a atenção e, a tirar por ele, julgo que P. Coelho decididamente domina bem seu ofício. Mas não imagino que ele pretenda, ou tenha pretendido, ser um gênio, um magistral autor, um marco da literatura, ou qualquer outro designativo do tipo que enche os olhos dos intelectuais de plantâo. O que ele faz, e muito bem, é cumprir o implícito contrato que existe entre o autor e seus leitores, com uma honestidade exemplar. Portanto a interpretação que faço das críticas a P. Coelho é na base do "invejômetro": quanto mais indignada e feroz, maior o "olho grande". Desta maneira, tendo a concordar com as palavras acima do escritor Haroldo Amaral, a quem dedico o título desta minha mensagem. Um abraço.
[Sobre "Paulo Coelho na Loucademia"]
por
Toni
3/8/2002 às
16h49
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Lendo E. F.
Evandro,
fui "apresentado" aos seus artigos ao ler o "da arte opiniática", de maio último. O de hoje, se me permite, é mais "didático" do que "opiniático". Se o opiniático inovou e divertiu, o didático pacientemente instruiu, esclareceu. Também gostei dos comentários que se seguiram, em especial a oportunidade que se deu de comentar o engodo do multiculturalismo. Abraço e parabéns.
[Sobre "O pensamento biônico"]
por
Toni
28/7/2002 às
13h44
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
novos tempos benvindos
Prezado Gian, quando se achava que o jornalismo estava perdendo foco, se tornando cada vez mais "oficialista" (o exemplo de B. Casói foi muito feliz) e destituído de inspiração, em meio a manifestações fúteis de auto-congratulação, vem o seu texto nos demonstrar que ainda há vida inteligente sim, ainda há movimento, inquietação, e que os novos talentos não se contentam em apenas repetirem fórmulas aprendidas nas faculdades. Causou-me especial interesse a parte referente ao jornalismo-gonzo, mais próximo temporal e geograficamente de minha realidade. Por outro lado, torço para que você nos brinde um dia com comentários em torno do impacto da internet sobre a atividade jornalística, assunto que, tenho certeza, não deve ter deixado de lhe chamar atenção. Para concluir, obrigado pelas indicações contidas no "para ir além". Um abraço.
[Sobre "Propostas discordantes no jornalismo"]
por
Toni
3/6/2002 às
19h13
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
luz dos Açores
Pedroservio, achei curiosa a afirmação de que o Brasil ("tupinambaquistão" como talvez você prefira) foi invadido pelos colonizadores manés, da mesma forma que a Palestina o foi por colonos vindos da Europa. Tanto quanto o meu escasso gauchês me permite depreender, o termo "mané" se refere aos imigrantes açorianos que nos séculos dezoito e dezenove, com coragem e desprendimento, aportaram nos então insalubres e despovoados vales do que são hoje Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Se algum índio havia por lá na ocasião (e em que quantidade, o que até hoje é discutido), creio que foi é beneficiado com o alargamento de consciência trazido pelos históricos manés. Comparar o povoamento daquelas terras com o contexto político da Palestina do pós-guerra decididamente não se afigura razoável. Na verdade não desejo lhe convencer de nada, pois algum tipo de ideologia hegemônica parece que foi mais rápida... Acho apenas que um pouco de informação... ah, a informação, sempre ajuda. Um abraço.
[Sobre "Nas garras do Iluminismo fácil "]
por
Toni
1/6/2002 às
18h31
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
verdades numa paródia
Prezado Evandro,
por questão de personalidade (os da "terrinha" dirão que é meu destino, meu fado) sempre fui mais solitário do que gregário. E gente com esse meu perfil costuma olhar com fascínio (e também com alguma inveja) para os "enturmados" da vida. Foi sob essa perspectiva e com esse sentimento que li inicialmente sua crônica, mesmerizado com as "regras de interação social em boteco". É claro que o seu texto é antes de tudo uma paródia, bem humorada por sinal, dos tempos que correm, concentrando a artilharia no assim chamado "corpo docente". Por todos os motivos, parabéns pelo trabalho, boa sorte e tomara que pelo menos desta vez aquele primo chato não apareça!!
[Sobre "Da arte opiniática"]
por
Toni
31/5/2002 às
17h24
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
quem tem fama faz cama...
Prezado Sérgio Augusto,
é inegável que no mundo de comunicação de massa em que vivemos ser conhecido, famoso, abre muitas portas, até em momentos inoportunos, como o relatado por você com relação ao evento literário do Parque Lage. Só que, vamos ser um pouco realistas, você mesmo, voluntária ou involuntariamente, também se beneficia desta conjuntura que estamos criticando. Quer um exemplo? Acompanho o Digestivo Cultural há pelo menos um ano e lhe asseguro que o DC conta com pelo menos três (se não quatro) colunistas (sem demérito para os demais) que exibem superior maestria no ofício de escrever e no entanto é a sua coluna que tende a ser recebida com relativo maior interesse aqui, pelo simples fato da sua associação com a "popular" revista Bravo!! Para concluir num tom otimista, diria que a internet veio até suavizar a necessidade de se ser conhecido para se ser ouvido embora não consiga, evidentemente, alterar a inclinação humana de "abrir alas" para os chiques, para os famosos...
Um abraço.
[Sobre "Assim rasteja a humanidade"]
por
Toni
28/5/2002 às
17h44
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
vamos ignorar o boicote!
Fui assistir a Onze homens, apesar de não me identificar com o trabalho de George Clooney, mesmo não me entusiasmando com os desempenhos de Brad Pitt, e ainda que decididamente não seja fã de Julia Roberts. E querem saber do melhor? O filme é excelente, bem dirigido, bom roteiro, belas cenas e muitas emoções. Vou certamente anotar o nome do diretor. Se me fosse possível diria a ele que da próxima vez não precisa contratar um elenco tão estelar. Do jeito que ele entende do ofício de fazer filmes imagino que até com iniciantes essa película sairia bem.
[Sobre "Digestivo nº 76"]
por
Toni
14/4/2002 às
10h53
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
artigo tendencioso
O Senhor Heitor de Paola (se for esse seu verdadeiro nome, o que muito me surpreenderia) enxerga o mundo sob a ótica sionista (não diria nem judaica, pois há muitos judeus de bom senso, contrários ao absurdo que é o sionismo). Chamar seu artigo de tendencioso, senhor de Paola, é até uma gentileza que lhe faço. O que você escreveu, salta aos olhos, é pura e rasteira propaganda, que constrasta negativamente com o bom nível deste normalmente equilibrado Digestivo Cultural.
[Sobre "O Conflito do Oriente Médio"]
por
Toni
13/4/2002 às
17h16
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|