|
COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Quinta-feira,
21/2/2002
Comentários
143.106.37.196
|
|
|
|
Você tem razão
Edney, você tem razão. É que eu li muito o Pasquim quando era adolescente.
José Maria
[Sobre "Digestivo nº 69"]
por
Jose Maria Silveira
21/2/2002 às
09h06
143.106.37.196
(+) Jose Maria Silveira no Digestivo...
|
|
Crentes, há muitos por aí
O problema do Pasquim é e sempre foi a
onipotência. Quem convive diariamente com a esquerda conhece o povo.O desprezo pela atualização, o culto acrítico aos chamados "clássicos" e a crença ingênua de que o todo cabe no indivíduo, basta que ele tenha a ideologia certa, são características que explicam os maus resultados de Caros Amigos, Bundas e da Carta Capital no formato antigo. O fato é que o pessoal do Pasquim é composto por grandes ilustradores e cartunistas com um cérebro de minhoca. Ponto.
[Sobre "Digestivo nº 69"]
por
José Maria
20/2/2002 às
10h57
143.106.37.196
(+) José Maria no Digestivo...
|
|
Antas de Tenis!!!
Chomsky nem sequer é meu debatedor. O fato dele falar de economia revela a profunda doença do boné virado para trás de quem acha que Cassia Eler cantou, Frida Kalo pintou algo e que Paulo Coelho escreve. Economia é para ser chato!!!!
[Sobre "Economistas"]
por
Jose Maria
31/1/2002 às
17h08
143.106.37.196
(+) Jose Maria no Digestivo...
|
|
O Juiz são as interpretações
Não mesmo. Ao mesmo tempo que existe divergência legítima sobre as visões para o desenvolvimento futuro, há um razoável consenso sobre as questões fundamentais de economia, pelo menos o reconhecimento da interdependência, complexidade e fragilidades sistêmicas.
Ninguém tem direito a críticas primárias. Isso não é Chitãozinho e Chororó versus Axé.
Aqueles meninos do mercado financeiro que dizem : "A Argentina cresceu bem no começo, depois veio o governo e gastou, ...isso explica a crise" são tão estúpidos quanto o Chomsky, dizendo que patentes impedem o desenvolvimento econômico e que multinacionais formam um poder paralelo incontestável (ou constestável apenas por outsiders).
A imagem do tênis é ruim: jogar tênis bem é muito difícil, é quase um dom. Divergir em economia depende de análises com base em uma sólida fundamentação de como o sistema funciona. É muito pouco uma questão de vontade política ou ideológica.
[Sobre "Economistas"]
por
Jose Maria
31/1/2002 às
10h00
143.106.37.196
(+) Jose Maria no Digestivo...
|
|
Se nem Chomsky, por que eu?
Alexandre, que tal largar o latim um pouco e estudar economia? A discussão ficará certamente muito menos pernóstica.
Veja a importância de saber economia: Noam Chomsky em sua entrevista ao Milênio cometeu vários erros crassos que evidenciam sua total incapacidade de entender rudimentos de economia. Sendo ele um gênio da linguística, resta uma dúvida: ou economia é mesmo difícil ou ele não quer apreender, para não perder a postura radicalóide chic. Apreender economia é transpor uma porta do realismo lúgubre.
Um abraço
[Sobre "Economistas"]
por
José Maria
30/1/2002 às
12h55
143.106.37.196
(+) José Maria no Digestivo...
|
|
Cérebro e trabalho
Caro Alexandre, você não entende como alguém possa se interessar por economia como não entende como alguém possa ser astrônomo ou interessar-se por nanotecnologia. Economia é fascinante para quem ultrpassou um certo limiar de percepção de sua natureza sistêmica. Você por exemplo não gostaria de entender o porquê das pessoas na Argentina acharem que têm direito aos dólares que ela julga serem delas?
Não é fascinante?
[Sobre "Economistas"]
por
José Maria Silveira
30/1/2002 às
12h46
143.106.37.196
(+) José Maria Silveira no Digestivo...
|
|
Não é para qualquer um
Alexandre, você é engraçado!! Ah! Ah!.
O problema da economia definitivamente não é o da variação dos preços e sim explicar como e porque o cara que pega seu filho de manhã, às 7:00 horas, faz isso regularmente, dia após dia. E em que situações ele deixa de fazê-lo e por que.
Economia é o estudo de um sistema complexo em que motivações individuais e pressões coletivas se combinam. Ninguém decide ser economista quando criança. Aliás, a maioria das pessoas faz economia mas não vira economista.
Um abraço.
[Sobre "Economistas"]
por
Jose Maria Silveira
18/1/2002 às
11h06
143.106.37.196
(+) Jose Maria Silveira no Digestivo...
|
|
De piedade em piedade...
Fábio, esse papo de fazer bem em um moundo horrível...argumento fraco...
maconha é simplesmente porcaria. O argumento de que não se pode proibir pois existem consumidores pode até ser válido, mas não me peça para defendê-lo. Se usamos um espaço público como a TV Cultura, cabe defender atitudes em que a maconha é descartada por não contribuir em nada para coisa alguma: um passatempo aparentemente idiota (e fedido), mas que move uma máquina criminosa.
A questão não está apenas nos efeitos negativos da maconha para a saúde. Carro faz mal à saúde de variadas formas (desastres, obesidade, poluição do ar, gasto público mal alocado com viadutos, estímulo aos consumismo idiota, etc). O problema é um conjunto de atitudes entendidas como características da "juventude" que contribuem para criar uma identificação com o crime e suas manifestações debilóides: o hip hop, axé, pagode, usar camisa larga, ser fã da feitiçeira, ver no limite ou casa de artistas, cortar cabelo à la ronaldinho e falar de forma desarticulada. Qualquer Damon Wayans sabe disso. Soninha tontinha parece que não.
Alías, a notícia de que a popularidade da Marta Suplício aumentou com o desempenho de seu filho grotesco é um sintoma de que a coisa não é mesmo aceitar passivamente a porcaria do mundo como ele é.
[Sobre "por que as drogas devem ser legalizadas"]
por
jose maria silveira
3/12/2001 às
09h32
143.106.37.196
(+) jose maria silveira no Digestivo...
|
|
Calma Celso
Calma Celso Pinheiro!!!
Dar uma de Diogo Mainardi não resolve. Ver comunistas de baixo da cama como o Olavo de Carvalho também não. É óbvio ululante que os formados nas universidades públicas são muito melhores. Não sei em que área você "recruta", mas em áreas como física, biologia, engenharia, economia isso é muito claro. Há provas objetivas disto. O exame da ANPEC por exemplo: dos 100 primeiros lugares, 80 são da USP, Unicamp, UFRJ e PUc-Rio (que de faculdade privada só tem as penas, perdigão). O melhor MBA é do ITA.
Agora, jornalismo, publicidade, relações públicas, adminsitração... essas coisas, bem ,
vamos falar sério!!. Estamos falando de ciência. Além disso, há públicas e públicas. Depois, presidentes de empresas hoje estudaram no tempo do zébolinha. Não são referência, principalmente no capitalismo "
filho de" brasileiro.
Celso, mostre seus dados....
Só concordo com uma coisa: de greve em greve, você vai acabar tendo razão.
[Sobre "os universiotários"]
por
jose maria silveira
3/12/2001 às
09h20
143.106.37.196
(+) jose maria silveira no Digestivo...
|
|
Duo Assad e Outros Duos
O Duo Assad é bem anterior a Rafael Rabelo, daí ser difícil acreditar na influência. O fato é que o Odair tem realmente uma pegada pela direita (a mão mais inclinada e carpada do que os músicos clássicos) que lembra a técnica dos chorões. Quanto aos disco, há também o magnifício Saga dos Migrantes, mais sonoro e agitado que este que vocÊ analisa.
Talvez por não serem compositores tão brilhantes quanto instrumentistas, todos os discos do Duo são áridos. Sugiro os 3 discos do Duo Barbieri-Schimidt, o disco do Mahogani e todos os discos de Paulo Belinatti, o melhor compositor para violão vivo na atualidade. Quanto ao grande público, bem!!! Belle e Sebastian.
[Sobre "Digestivo nº 49"]
por
José Maria Silveira
29/10/2001 às
16h37
143.106.37.196
(+) José Maria Silveira no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|
|
|
|