COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Quarta-feira,
13/3/2002
Comentários
200.176.124.165
|
|
|
|
before night falls
Assisti no ano passado a "before night falls", filme que, ao relatar trechos da vida de um famoso escritor cubano, não deixa de retratar, também, parte da tragédia que se abateu sobre Cuba, a ilha-presídio, com a instauração da ditadura de f. castro. Geograficamente os cubanos ainda têm sorte. Para nós, do patropi, Miami, infelizmente, é ainda mais longe... Um abraço.
[Sobre "poesia, roseana, cuba e outras palhaçadas"]
por
Toni
13/3/2002 às
11h52
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
mais duas indicações
Bem lembrada a influência oriental no musicar nordetino. Também no repertório do Quinteto Armorial e nas composições de Alceu Valença (não por acaso, ambos de Pernambuco), entre outros, encontramos claras indicações dessa influência. Um abraço.
[Sobre "Nordeste Oriental"]
por
Toni
10/3/2002 às
10h53
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
elogios
Fábio, vou só assinalar que concordo com os comentários do Mark (que você escreve bem, que "Quase famosos" merece mais do que três estrelas e que se fica curioso em assistir a "O fabuloso destino de Amélie Poulain unicamente por conta de sua opinião favorável). Acho que você e Cameron Crowe, respectivamente como cronista e cineasta, numa escala de um a cinco, merecem, ambos, cinco estrelas! Um abraço.
[Sobre "adoravelmente imbecil"]
por
Toni
9/3/2002 às
16h10
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
os críticos não "funcionam"
Alexandre, acho que os críticos estão perdendo a importância relativa de que desfrutavam na era A.A.I. (antes do advento da internet). Agora, quem deseja, pode colher impressões e informações de inúmeras fontes, reduzindo o monopólio opinativo dos antigos especialistas. Só que os críticos ainda não perceberam essa redução de status (problema deles) e continuam com a arrogância de sempre, decretando o que "funciona" ou não. Aqui no Rio, quando leio a opinião deles sobre os filmes em cartaz, no mais das vezes (acredite, não estou sendo irônico) a opinião deles me influencia com sinal trocado, ou seja, quando elogiam muito, fico desconfiado (geralmente não é um bom filme, é apenas politicamente correto) e quando procuram denegrir a película, já é um indício positivo de que o espetáculo é desprovido de lixo ideológico. Um abraço.
[Sobre "Meu problema com os críticos"]
por
Toni
2/3/2002 às
17h55
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
conservando o que eh bom
Alexandre, achei otima a ideia de poder ter a opcao de usar o futuro simples. Com isso a lingua guarda sua riqueza, oferecendo variedade de nuances, etc. Por outro lado, acho que voce continuarah a se surpreender com o mau uso do portugues e que esse quadro soh tende a se deteriorar. Eh que estah se alargando a base dos falantes em funcao de alteracoes economico-sociais que ocorrem no Brasil (e no mundo). Pessoas cujos pais, se muito, se limitavam a varrer o chao da classe media, hoje sao as que pilotam, por exemplo, postos de atendimento de telemarketing, falando em nome dos grandes conglomerados, ou participam com desenvoltura em programas de radio-televisao ou perguntam se voce quer algo mais nos balcoes e lojas espalhadas por esta nossa america lusofona. Acho que teremos aqui, e cada vez mais, convivendo lado a lado, mais de um tipo de portugues, desde o culto, universal, elaborado, ao simples, embrionario, brasileiro mesmo.
[Sobre "Pelo Fim da Palavra VIP"]
por
Toni
17/2/2002 às
17h57
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Vanilla Sky
Prezado Paulo,
costumo consultar resenhas da imprensa americana (atraves do www.imdb.com) antes de me decidir sobre a ida ao cinema. Segundo boa parte dos criticos, Vanilla Sky decepcionaria, alem do que teria um defeito absolutamente imperdoavel, ou seja, seria confuso.
Que bom que existe DigestivoCultural e, nele, o seu artigo sobre a pelicula de Crowe. De outro modo eu teria deixado de ver um filme que me pareceu criativo, original, inspirado. Concordo que Cameron Diaz eh show e que eh inteiramente insane troca-la por P. Cruz. Ja Mr. Cruise me comoveu com seus 50% de filme usando mascara e 30% aparecendo com o rosto desfigurado. Da forma que vejo, eh como se Tom, que se consagrou atraves da boa aparencia, quisesse proclamar que possui densidade pessoal, alem de sua conhecida pretty face. Na linguagem dos americanos, Tom Cruise aqui, nao sem tempo, came of age (amadureceu). Nesse sentido, o filme teria um paralelo com a vida real do ator. Para ficar na metafora da pelicula, o homem Tom Cruise (alem da boa atuacao) acordou.
[Sobre "Ilusões queridas"]
por
Toni
9/2/2002 às
18h49
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Tolkien e o Bom Senso
Gostei muito de "O Senhor dos Anéis", tanto que o vi duas vezes. A estética do filme é um de seus pontos fortes. Por outro lado, mesmo que estejamos numa era em que prevalece um certo desencanto e até mesmo muito de cinismo, nâo tenho dúvidas quanto à capacidade de a fábula de Tolkien poder interessar a toda e qualquer faixa etária. Quanto a Roberto Campos, bom este foi o próprio "Senhor do Bom Senso" ...
[Sobre "Costume Bárbaro"]
por
Toni
2/2/2002 às
18h45
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Bandits
Prezado Editor, muitos comentaristas tiveram dificuldade em classificar este filme como um policial, em face de outros fortes ingredientes que se sobressaem em sua composição, em especial o da comédia. Fui vê-lo, entre intrigado e curioso. Achei o filme muito bem feito, cheio de humor refinado, além de conter pinceladas de crítica política e social. Exemplo disso foi a fala de Bruce Willis chamando de roubo o que é subtraído da sociedade pelo Governo sob a rubrica de impostos. Coisas de cinema não-subvencionado...
[Sobre "Digestivo nº 62"]
por
Toni
21/12/2001 às
14h05
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|