COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Segunda-feira,
19/9/2005
Comentários
67.161.2.145
|
|
|
|
A realidade é o mal dos jovens
Viver na realidade antes dos 80 e' a receita certa para ter que usar Hena antes dos 30. :) Ótimo texto. Sempre que vou a São Paulo, e quero ir a algum lugar me sinto meio assim mesmo...
[Sobre "Outro mundo"]
por
Ram
19/9/2005 às
14h12
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Um livro pode ser ordinario...
Nao sei... Nem todo matematico precisa ser Gauss. Nem todo escritor precisa fazer um classico. Acho que as coisas se constroem e se complementam. Obviamente, certas coisas tem um valor maior, mas muitas vezes nao estamos preparados ainda para receber isto. Seria como aprender sobre curvatura gaussiana antes de ter brincado de Calculo num livro nada genial do Leithold. O livro de entretenimento, alem da funcao de entreter, serve sim como porta de entrada... Eu mesmo fui ler um monte de coisas legais, porque comecei jovem e lendo entretenimento. Talvez Schopenhauer tenha criticado nao a literatura de entretenimento, mas escrever por dinheiro. Ha' uma grande diferenca. Um Stephen King ou Agatha Christie podem amar o que escrevem. Pode nao ser fundamental, mas podem ter a paixao pelo oficio... Acho que muita gente imagina que escrever um livro seja sacrossanto so' porque se deixa um monte de volumes de papel para depois que nos morrermos. Nao ha' nada de mais nisso... Um livro e' plenamente ordinario. Talvez, se ele te tocar de alguma forma, ai' e' importante. Pode ser um Agatha Christie ou Fausto. Em engenharia muita gente pula pra cima e pra baixo sobre classicos. Mas como entender as ideias classicas de engenharia se voce nao tem a base? Ou se a pessoa escreve mal como Leibnitz? Sera que alguem quer aprender Calculo com o livro dele?
[Sobre "Schopenhauer sobre o ofício de escritor"]
por
Ram
9/9/2005 à
00h40
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Sucesso & comportamento
A musica sertaneja nao precisa ser sancionada por criticos para ser aceita no Brasil. Senao, porque nao sancionar o Axe', e todas as novidades baianas? Musica e' musica. Mas a musica sertaneja, com rarissimas excecoes, e' repetitiva, e pouco criativa melodicamente. Por isso, vai sempre ser esquecida. Quando o sertanejo encontrar um jeito de fluir criativamente, sem ser a mera copia das musicas country ou um xitaozinho, ai' vamos ter algo de maior valor... Quanto ao filme, acho que e' um pouco maniqueista. Uma historia, por ser real, nao valida um filme. Nao traduz a qualidade de um filme ou mesmo o tipo de reflexao que um filme pode levar. Neste filme, basicamente voce sai da sala de cinema sentindo simpatia pela dupla. Mas nao era necessario sentar duas horas na sala para ser manipulado emocionalmente para isso... Uma historia dificil de sucesso e' candidato complicado para um bom filme, pois periga se tornar melodrama barato. Parabens 'a dupla pelo sucesso, e persistencia para chegar la'. Mas isso nao vinga nem a musica deles, nem o filme deles... Senao, poderia ficar aqui defendendo o Milken, o urubu do mercado financeiro internacional, que comecou do nada, e era bilhardario explorando o sistema internacional, e logo quebrou tudo devido 'a falta de qualidade de seu trabalho... Sucesso nao valida comportamento. Tomara que um dia aprendamos isso no Brasil, especialmente na critica cultural.
[Sobre "Um rancho e um violão"]
por
Ram
4/9/2005 às
13h04
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Lula vs. Bush
Lula fala meio idioma. Bush fala bem dois idiomas. Lula não foi à escola, e se recusa a aprender qualquer coisa, citando livros de auto-ajuda como guia para administrar um país do tamanho do Brasil. Bush tem um diploma de Yale, com CR melhor que Kerry, e um MBA da Harvard. Por pior aluno que ele tenha sido, ele aprendeu alguma coisa nestas aulas todas... Eu nem concordo com a política do Bush, mas ele está a anos luz do nosso querido Lula. Imagina só se o Bush fizesse (e falasse) 1/10 do que o Lulinha "Comando Para Matar Celso Daniel" fez, ele estaria na penitenciária... Não tem nada de errado ir a Yale e fazer MBA em Harvard. É infinitamente melhor que largar a escola na sexta série.
[Sobre "Se o Lula falasse inglês..."]
por
Ram
4/9/2005 às
12h50
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Sobre o Lula
Oi, alguns comentários: * Lula deve ser impedido sim, para acabar com essa onda no Brasil, da idoneadade do "homem pobre". Ainda mais do homem pobre de esquerda, que ganha 14 mil por mês, favorece filhos e amigos, e monta esquema de corrupção para atentar contra a democracia e se manter no poder. Mesmo que seja para sofrer com Cavalcanti, a lição é necessária. * É fácil falar mal do PT, nada. Logo depois da eleição era partido santo. Quem previa que seria o partido mais corrupto da história do Brasil, era escorraçado. Um amigo falando piadinhas sobre o Lula no ônibus foi interpelado violentamente. Na era FHC não havia condescendência. Quem bateu no Lula, acertou na mosca. * A classe média sempre sofreu com a corrupção. Foi ela quem mais perdeu com tudo que aconteceu no Brasil. * E finalmente, não é que o PT não aprendeu. É um partido de ideologia falida, arcaica, voltada para uma era que já não existe mais. Crie idéias novas, apresente propostas concretas, monte uma administração de verdade, com um administrador minimamente competente, ao invés de um analfabeto funcional, e pronto teremos de novo uma democracia que ao menos funciona de 3 em cada 8 anos.
[Sobre "O lado bom do mensalão"]
por
Ram
31/8/2005 às
07h43
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Formacao ou Informacao?
A saturacao que voce descreveu, pessoas saturadas de informacao sem consistencia e afligidas por falta de inspiracao, e' bem parecido com os problemas que se enfrentam nas areas de pesquisa de engenharia, onde qualquer ideiazinha ja deu origem a 100 publicacoes... Ate' hoje nao sabem como combater isso. Eu tambem acho que talvez o que falte no Brasil e' um espectro de escritores. Pessoas que nao escrevam ja' para serem "o proximo Drummond", "filho de Chaucer" ou coisas assim. As grandes obras nem sempre se basearam na criacao de um estilo ou escola. Talvez, quando publicarmos bons livros de entretenimento, com os Grishams e Cooks nacionais, aparecam tambem os grandes escritores... E ah, um fator que voce nao tocou, mas que me afetou muito quando estava na escola, foi a falta de uma boa biblioteca. E olha que eu era membro de tres (incluindo a da escola). Bibliotecas agradaveis e bem estocadas sao o melhor convite para descobrir novos autores e livros, e se educar.
[Sobre "Autores novos"]
por
Ram
30/3/2005 à
00h50
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Onde vai a Gisele Bündchen
Texto otimo! Quanto 'a sua pergunta se a criatividade e' inesgotavel, e o que acontecera quando esgotar, a resposta se encontra no que as casas de moda em Nova Iorque andam fazendo: trazendo de volta a moda retro... Ou seja, daqui a um tempo, talvez a moda va' ser corpetes apertados, anaguas, etc, etc.
Mas certas coisas da moda, como os lindos desfiles de biquini com a Gisele continuam valendo a pena.
[Sobre "Moda e modismos prêt-à-porter"]
por
Ram
30/3/2005 à
00h24
67.161.2.145
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|