COMENTÁRIOS
Sexta-feira,
27/1/2012
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Bem, sou contista, com três...
Bem, sou contista, com três livros de contos publicados, e fui naturalmente me interessando por novelas e romances, até por decorrência de uma necessidade de um mergulho mais extenso em meus personagens. Mas reconheço que o conto perdeu a sua "aura de prestígio" realmente, e lamento. O mercado editorial é insano. Nas Letras, gênero não importa, o que importa é talento, criação. Mas o comercialismo só consegue pensar de um jeito, infelizmente...e este jeito é anti-artístico, quase sempre.
[Sobre "Os contistas puros-sangues estão em extinção"]
por
francisco lopes
http://verdes trigos
27/1/2012 às
13h48
189.13.55.245
(+) francisco lopes no Digestivo...
|
|
Eugenia.
Que lindas pala...
Eugenia.
Que lindas palavras. Eu sei exatamente o que você sentiu acompanhando a trajetória do Daniel Piza desde a época em que eles era editor do caderno Fim de Semana da Gazeta Mercantil. Fiquei extremamente emocionado com suas palavras, ele ajudou a formar meu gosto por literatura e posso dizer que isso mudou minha vida. Fico contente em saber que outras pessoas tinham a mesma conexão emocional que eu tinha com seus escritos. Sei que hoje o mundo se mostra menos encantador com a partida dele e de alguma forma muito estranha, percebo que ele deixou a sua presença marcante em escritos de uma beleza ímpar. Sei que vou levar comigo, pro resto de minha vida, sua influência e forma de ver o mundo. Isso ele soube deixar como ninguém. Um grande abraço. Marcelo.
[Sobre "Para o Daniel Piza. De uma leitora"]
por
Marcelo Fernandes
23/1/2012 à
00h16
189.33.45.122
(+) Marcelo Fernandes no Digestivo...
|
|
Ótimo artigo!!! E me atrevo...
Ótimo artigo!!! E me atrevo a responder a uma de suas perguntas: "Será que editoras, livrarias e formadores de opinião estão se engajando suficientemente nesse esforço?" Tenho certeza que não. E creio que ainda levará algum tempo para que isso aconteça. Infelizmente.
[Sobre "Considerações sobre a leitura"]
por
Janethe Fontes
http://@janethefontes
20/1/2012 às
18h19
189.20.47.146
(+) Janethe Fontes no Digestivo...
|
|
Puts, hilário!!! Acho que t...
Puts, hilário!!! Acho que todo escritor passa por esse tipo de situação. Mas pior que isso é quando um amigo ou amiga te pede para "mostrar" o livro, e, quando você mostra, a pessoa faz aquela cara de paisagem e pergunta: "Posso levar para ler?? Depois eu devolvo". E nunca mais devolve". É duro!!!
[Sobre "O amigo do escritor"]
por
Janethe Fontes
20/1/2012 às
12h53
189.20.47.130
(+) Janethe Fontes no Digestivo...
|
|
O livro é péssimo. Já li co...
O livro é péssimo. Já li coisas ruim, mas esse é de longe o pior. Li motivado pelas sugestões de listas que o colocam entre os 100 melhores livros de todos os tempos, mas depois dessa leitura comecei a desconfiar dessas listas. Enquanto lia, fiquei na expectativa da existência de uma passagem ou um acontecimento da história que daria sentido a tudo e que culminaria em um episódio extraordinário e surpreendente. Que decepção! A sensação foi a de como assistir a um filme que termina quando menos se espera e você fica se perguntado qual a moral da história. Trata-se da historia de um idiota completo, um moleque riquinho, irresponsável e revoltado com tudo e com todos que faz e sai dizendo um monte de besteira. Não mim venha com esse papo de olhos de um ser humano, egoísmo, perceber os tormentos dos outros, conhecimento sobre psicologia! Visto que Não há virtude naqueles que não enfrentam a vida com coragem, que se acovardam diante dos desafios e não enfrenta as batalhas da
[Sobre "O apanhador no campo de centeio"]
por
Roberto
20/1/2012 às
03h26
189.3.176.36
(+) Roberto no Digestivo...
|
|
Pois é, Mauro, ainda bem qu...
Pois é, Mauro, ainda bem que, mesmo tendo publicado muito pouco, já senti isso. Imagine se tivesse de esperar mais dez livros para perceber que, para os amigos, e tal como lembrava Henry Miller, seremos sempre aquela pessoinha esquisita com quem estão acostumados? Poxa, pelo menos já economizei, de antemão, mais dinheiro do que você. (Ah, mas eu, sim, vou dar uma checada no seu trabalho. Sorte sua que não sou seu amigo...) :^)
[Sobre "O amigo do escritor"]
por
Yuri Vieira
http://yurivieira.com
19/1/2012 à
01h42
189.123.143.105
(+) Yuri Vieira no Digestivo...
|
|
Ah, ah, ah! Meu, é assim me...
Ah, ah, ah! Meu, é assim mesmo! Perfeito. E não pense que a coisa muda depois de o escritor publicar dez livros. Só tem um jeito. O escritor tem que se tornar um best seller, ou seja, vender milhões de livros (cem mil livros, como eu já vendi, não resolve). Assim, quando os amigos do escritor ouvirem os amigos deles censurando "você ainda não leu o livro de seu amigo?????" certamente irão comprar o livro por conta própria e LERÃO!!! (pois não pense que eles leram os livros ganhos). Ou lerão quando sentirem o prestígio de ser amigo de alguém, muito, famoso. Não tem jeito. E olhe que, até meu quinto livro, eu dei para meus amigos. Do sexto ao décimo, não dei. E ninguém comprou. Você tem que amar seus amigos e compreender que eles são muito mais que meros admiradores de seu trabalho. No meu caso, meus amigos são mesmo.
[Sobre "O amigo do escritor"]
por
mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
18/1/2012 às
19h37
200.100.72.186
(+) mauro judice no Digestivo...
|
|
Eugenia, cada vez que leio ...
Eugenia, cada vez que leio um texto sobre o querido Daniel,sinto uma revolta grande, muito grande pela perda prematura. Não consigo aceitar. Se a falta para mim tem sido imensa, imagino o desespero do pai, da mulher vendo morrer sem que pudesse fazer alguma coisa. Parece que para mim, como médica, seria explicar o inexplicável.
[Sobre "Para o Daniel Piza. De uma leitora"]
por
Liliane de Paula Mar
http://www.paulamar.blogspot.com
18/1/2012 às
10h25
186.215.0.49
(+) Liliane de Paula Mar no Digestivo...
|
|
Chato é ver gente falando c...
Chato é ver gente falando como se a ótica pequeno burguesa fosse á única existente e a visão puramente midiática.
De fato o Brasil de Rede Globo e seus supedâneos é incrivelmente chato.
Mas existe um outro Brasil, riquíssimo em Cultura, que vive mergulhado no ostracismo, que come a globalização pelas bordas, que medra na periferias.
Talvez quinhentos anos de sua descoberta precise ser novamente descoberto.
[Sobre "A Cultura do Consenso"]
por
Edson B de Camargo
http://[email protected]
16/1/2012 às
17h04
177.80.49.102
(+) Edson B de Camargo no Digestivo...
|
|
Quando eu trabalhava no Min...
Quando eu trabalhava no Ministério da Defesa (1999 a 2002), eu tinha por hábito ler o caderno Fim de Semana, do jornal Gazeta Mercantil. Tenho, até hoje, cópia de muitos textos valiosos, inclusive do Daniel Pizza, que sempre achei um escritor formidável. Para mim, era um dos melhores cadernos culturais publicados nos jornais. Aliás, é de Daniel Pizza a tirada de que o Brasil é conhecido no exterior por três bês: Brasil de bola (futebol), Brasil de bunda (mulata) e Brasil da batucada (samba). Passando pelo aeiou, eu diria que o Brasil é o país da batucada, da bebida, do bico, da bola e da bunda...
Lamentável perda. Que a terra lhe seja leve, Daniel!
[Sobre "Para o Daniel Piza. De uma leitora"]
por
Félix Maier
http://Piracema - Nadando contra a corrente
16/1/2012 às
15h08
200.140.140.197
(+) Félix Maier no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|